Semântica no Enem

A semântica no Enem é voltada para a compreensão dos significados de palavras, de expressões e de frases, sendo importante para a interpretação de texto.

A semântica é um tópico importante no Enem.

 A semântica no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é cobrada principalmente nas questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que abrangem temas relacionados à língua portuguesa, literatura, interpretação de textos, entre outros.

Leia também: Como as figuras de linguagem são cobradas no Enem?

Como a semântica é cobrada no Enem?

A semântica refere-se ao estudo do significado das palavras, frases, expressões e textos em uma língua. No contexto do Enem, a semântica pode ser abordada de várias maneiras, incluindo, principalmente, a interpretação de textos e a identificação de linguagem denotativa e conotativa.

As questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias são caracterizadas por seus textos de apoio, que podem ser escritos ou ser imagens e tirinhas que associam a linguagem verbal e a não verbal para gerar sentido. Dessa forma, as perguntas analisam a capacidade de interpretação do significado das palavras, das expressões e da mensagem no texto.

O que é semântica?

Semântica é o ramo da linguística que estuda o significado de palavras, frases, expressões e textos em determinada língua. Seu foco principal está no estudo do significado das palavras e expressões dentro de uma língua específica, analisando questões como denotação, conotação e polissemia. Para saber mais sobre semântica, clique aqui.

Conceitos importantes da semântica para o Enem

Alguns conceitos são fundamentais para entender melhor a semântica no Enem.

Sinônimo e antônimo

Sinônimo e antônimo são as características de duas palavras terem um significado semelhante (sinônimo) ou contrário (antônimo). Por exemplo, as palavras “frio” e “gelado” são sinônimas, enquanto “frio” e “quente” são antônimas.

Parônimo e homônimo

  • Parônimo: as palavras parônimas têm formas muito parecidas, mas significados diferentes, como as palavras “comprimento” e “cumprimento”.

  • Homônimo: as palavras homônimas têm a mesma forma, mas significados diferentes. Por exemplo, a “manga” que é uma parte da camisa e a “manga” que é uma fruta.

Hiponímia e hiperonímia

  • Hiponímia: ocorre quando duas palavras têm significados relacionados, mas uma tem um sentido mais restrito do que a outra. Por exemplo, “futebol” é um hipônimo em relação a “esporte”.

  • Hiperonímia: ocorre quando duas palavras têm significados relacionados, mas uma tem um sentido mais abrangente do que a outra. Por exemplo, “esporte” é um hiperônimo em relação a “futebol”.

Para saber mais sobre hiponímia e hiperonímia, clique aqui.

Polissemia

Polissemia é a característica de uma palavra poder ter vários significados diferentes, a depender do contexto. Por exemplo, a palavra “cabeça” assume sentidos diferentes nos três enunciados a seguir:

A cabeça do paciente será analisada. (parte do corpo)
Eu sou o cabeça do grupo. (líder)
Minha irmã é muito cabeça. (inteligente)

Para saber mais sobre polissemia, clique aqui.

Denotação e conotação

  • Denotação: é a linguagem de sentido literal, ou seja, que significa exatamente aquilo que se quer dizer. Exemplo de linguagem denotativa: Ele morreu de câncer.

  • Conotação: é a linguagem de sentido figurado, ou seja, não é para ser entendida literalmente, e sim de modo representativo. Exemplo de linguagem conotativa: Ele morreu de rir.

No primeiro exemplo, entende-se que a pessoa, de fato, faleceu por conta de uma doença, sendo um exemplo de linguagem denotativa. Já no segundo exemplo, a pessoa não faleceu de verdade. Foi usada uma expressão para enfatizar o quanto a pessoa ria, sendo um exemplo de linguagem conotativa.

Para saber mais sobre denotação e conotação, clique aqui.

Ambiguidade

Ambiguidade é a possibilidade de se interpretar duplo sentido no enunciado. Quando isso é feito de modo proposital, é uma figura de linguagem. Quando é feito sem querer, é considerado um desvio linguístico que deve ser evitado. Muitas questões podem explorar as diversas interpretações possíveis em um enunciado ambíguo. Veja o exemplo:

Minha irmã e a vizinha conversam por horas, pois ela sabe de tudo o que se passa na vizinhança.

Nesse enunciado, há ambiguidade a partir da palavra “pois”, já que não fica claro se o pronome “ela” se refere à “minha irmã” ou à “vizinha”.

Para saber mais sobre ambiguidade, clique aqui.

Questões sobre semântica no Enem

Questão 1

(Enem 2020)

DECRETO N. 28 314, DE 28 DE SETEMBRO DE 2007

Demite o Gerúndio do Distrito Federal e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, incisos VII e XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA:

Art. 1° Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.

Art. 2° Fica proibido, a partir desta data, o uso do gerúndio para desculpa de INEFICIÊNCIA.

Art. 3° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 28 de setembro de 2007.

119º da República e 48º de Brasília

Disponível em: www.dodf.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017.

Esse decreto pauta-se na ideia de que o uso do gerúndio, como “desculpa de ineficiência”, indica

A) conclusão de uma ação.

B) realização de um evento.

C) repetição de uma prática.

D) continuidade de um processo.

E) transferência de responsabilidade.

Resolução:

Alternativa D

Essa questão envolve semântica, interpretação de texto e conhecimento sobre modos verbais, pois é necessário saber o significado do modo gerúndio. Esse modo verbal é usado para indicar uma ação contínua, dando aos verbos a terminação -ndo (como em “realizando”, “fazendo”, “deferindo”). No texto, o gerúndio torna-se sinônimo de uma ação contínua e, portanto, que não terminou de ser realizada. Assim, indica a continuidade de um processo não realizado, gerando ineficiência. A alternativa correta é, portanto, a D.

Questão 2

(Enem 2020) O conceito de saúde formulado na histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, no ano de 1986, ficou conhecido como um “conceito ampliado” de saúde, conforme ilustrado na figura. Esse conceito foi fruto de intensa mobilização em diversos países da América Latina nas décadas de 1970 e 1980, como resposta à crise dos sistemas públicos de saúde.

Com base no conceito apresentado no texto, a saúde é consequência direta do(a)

A) adoção de um estilo de vida ativo por parte dos indivíduos.

B) disponibilidade de emprego no mercado de trabalho.

C) condição habitacional presente nas cidades.

D) acesso ao sistema educacional.

E) forma de organização social.

Resolução:

Alternativa E

Com base na interpretação da imagem, que tenta ilustrar o conceito de saúde, é possível interpretar que uma expressão sinônima para as “condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais” seria “forma de organização social”. Portanto, a alternativa E é a correta.

Questão 3

(Enem 2019)

O projeto DataViva consiste na oferta de dados oficiais sobre exportações, atividades econômicas, localidades e ocupações profissionais de todo o Brasil. Num primeiro momento, o DataViva construiu uma ferramenta que permitia a análise da economia mineira embasada por essa perspectiva metodológica complexa e diversa. No entanto, diante das possibilidades oferecidas pelas bases de dados trabalhadas, a plataforma evoluiu para um sistema mais completo. De maneira interativa e didática, o usuário é guiado por meio das diversas formas de navegação dos aplicativos. Além de informações sobre os produtos exportados, bem como acerca do volume das exportações em cada um dos estados e municípios do País, em poucos cliques, o interessado pode conhecer melhor o perfil da população, o tipo de atividade desenvolvida, as ocupações formais e a média salarial por categoria.

MANTOVANI, C. A. Guardião de informações. Minas faz Ciência, n. 58, jun.-jul.-ago. 2014 (adaptado).

Entre as novas possibilidades promovidas pelo desenvolvimento de novas tecnologias, o texto destaca a

A) auditoria das ações de governo.

B) publicidade das entidades públicas.

C) obtenção de informações estratégicas.

D) disponibilidade de ambientes coletivos.

E) comunicação entre órgãos administrativos.

Resolução:

Alternativa C

O texto fala de como o projeto apresenta informações sobre exportações, atividades econômicas, produtos exportados, perfil da população, tipo de atividade desenvolvida, ocupações formais e média salarial. Entre as alternativas, o melhor hiperônimo que abrangeria todos esses dados seria “informações estratégicas”. Assim, a alternativa C é a correta.

Fontes

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016. 

Por: Guilherme Viana

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Tópico frasal: o que é e como fazer?
Como resolver questões de função exponencial no Enem?
Código de Hamurabi
Antonio Gramsci
Todas as vídeo aulas

Versão completa