Segunda Guerra Mundial no Enem

A Segunda Guerra Mundial é um conflito que se estendeu de 1939 a 1945 e foi responsável pela morte de 60 milhões de pessoas, das quais se incluem as vítimas de eventos como o Holocausto e o lançamento das bombas atômicas. Por ser um dos acontecimentos mais relevantes do século XX, esse grande embate tem alguma recorrência no Enem.

Acesse também: Como se deu a Segunda Guerra Mundial na Iugoslávia?

Entendendo a Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história mundial e estendeu-se de 1939 a 1945, causando a morte de cerca de 60 milhões de pessoas. A causa imediata que levou ao início formal desse embate foi o expansionismo alemão sobre a Europa, sendo a invasão da Polônia, em 1º de setembro de 1939, o grande estopim.

Cidade de Varsóvia em chamas ao fundo depois de ataques dos alemães. A invasão da Polônia foi o estopim da Segunda Guerra Mundial.[1]

Ainda assim, a Segunda Guerra Mundial pode ser entendida como um período bélico que englobou três grandes conflitos, que explicam a guerra para além do expansionismo germânico. Esses três grandes conflitos que aconteceram no interior da Segunda Guerra Mundial são explicados pelo historiador Denisson de Oliveira|1|.

O primeiro deles foi o choque entre as potências imperialistas europeias: Alemanha, Reino Unido e França. A rivalidade dos alemães com franceses e ingleses era de longa data e vinha desde o período da corrida imperialista no final do século XIX. O segundo grande conflito foi a guerra anticomunista realizada pelos alemães contra os soviéticos. Nessa guerra incluiu-se a disputa étnica e racial proposta pela ideologia nazista na luta dos germânicos contra os eslavos.

Por fim, o terceiro grande conflito que envolveu a Segunda Guerra foi a guerra de libertação nacional chinesa, entre China e Japão. Esse conflito iniciou-se, em 1931, com a invasão da China pelos japoneses, mas intensificou-se a partir de 1937, quando foi iniciada a Segunda Guerra Sino-Japonesa.

O entendimento da Segunda Guerra Mundial passa obrigatoriamente pelo avanço do nazifascismo pela Europa ao longo das décadas de 1920 e 1930. A crise aguda que a Europa enfrentou nessas décadas — causada pelo desfecho da Primeira Guerra, pelo Tratado de Versalhes, pela Crise de 1929, e pela ascensão do bolchevismo e decadência da democracia liberal — permitiu que o fascismo e o nazismo estabelecessem-se como alternativas políticas na Itália e Alemanha, respectivamente.

Os interesses da Alemanha nazista, sobretudo na questão da expansão territorial, entraram em choque com os interesses de britânicos e franceses. Na década de 1930, a Alemanha passou a desrespeitar os termos do Tratado de Versalhes e expandiu seu território sobre Áustria e Checoslováquia. O interesse na Polônia levou ingleses e franceses a darem um ultimato sobre os alemães, mas Hitler não deu ouvidos a isso e autorizou a invasão do território polonês em setembro de 1939.

A partir daí, a Segunda Guerra Mundial pôde ser dividida nas seguintes fases:

  • Vitórias do Eixo (1939-1941): momento de avanço da Alemanha e aliados sobre a Europa;
  • Equilíbrio de forças (1942-1943): momento em que a luta estava equilibrada e havia grande indefinição;
  • Vitórias dos Aliados (1944-45): esgotamento dos recursos do Eixo, avanço dos Aliados na Europa, e Eixo derrotado.

Ao final desse conflito, o saldo foi de cerca de 60 milhões de mortos, e acontecimentos terríveis,  como o genocídio dos judeus e o lançamento das bombas atômicas sobre duas cidades japonesas, marcaram a história da humanidade. Ao final da guerra, a reconfiguração geopolítica do mundo deu início ao período da Guerra Fria.

Acesse também: A Segunda Guerra Mundial na sua frente oriental

Como a Segunda Guerra Mundial é cobrada no Enem?

A Segunda Guerra Mundial é um dos assuntos mais importantes do século XX e, devido a sua grande importância para a história mundial, é um dos assuntos de História mais abordados no Enem. Sendo assim, é importante estar atento ao período de construção da guerra, isto é, ao período entreguerras, pois um bom entendimento da Segunda Guerra Mundial depende disso.

É importante também estar atento aos principais acontecimentos desse conflito, como o lançamento das bombas atômicas, o Dia D, a Batalha de Stalingrado, os acordos realizados nas conferências feitas pelos Aliados etc. A repercussão da Segunda Guerra na cultura popular também é uma abordagem que já ocorreu no Enem.

Por fim, é importante não se esquecer da participação brasileira nesse conflito, que foi muito relevante para o nosso país e mudou os rumos da ditadura de Getúlio Vargas.

Acesse também: Atuação dos cientistas na Segunda Guerra Mundial

Questões sobre Segunda Guerra no Enem

Questão 01

(Enem) Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: “Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”

Internet: <www.johndclare.net> (com adaptações).

Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que

a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.

b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.

c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.

d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.

e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem à destruição da Tchecoslováquia.

Resposta: Letra A

Com base na questão e na análise do contexto histórico mencionado, podemos dizer que Adolf Hitler assinou os termos da Conferência de Munique, em 1938, sabendo que ele iria em algum momento descumpri-los. Portanto, Hitler blefou, uma vez que tinha ambições sobre mais territórios além dos Sudetos.

Questão 02

(Enem) Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas, tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos - o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1997 (adaptado).

Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque

a) teve-se ciência de lugares outrora ignorados.

b) foram modificadas fronteiras e relações interestatais.

c) utilizaram mapas estratégicos os exércitos nela envolvidos.

d) tratou-se de um acontecimento que afetou a economia global.

e) tornou o continente europeu o centro das relações internacionais.

Resposta: Letra A

Por meio do enunciado, podemos interpretar que a Segunda Guerra Mundial foi uma aula de Geografia porque popularizou lugares até então desconhecidos para boa parte do mundo. No caso dessa questão, podemos inferir que tais lugares eram desconhecidos para um público ocidental, uma vez que enunciado traz uma frase de um historiador britânico.

Nota

|1| HISTÓRIA FM. Episódio 029 – Segunda Guerra Mundial: uma síntese da maior de todas as guerras.

Créditos da imagem

[1] Everett Collection e Shutterstock

Por: Daniel Neves Silva

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Frações Algébricas
América Central
Primavera dos Povos
Nomenclatura de hidrocarbonetos
Todas as vídeo aulas

Versão completa