É comum ouvir de quem fez ou pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a seguinte pergunta: quanto preciso tirar para passar no Enem? O que muitos não sabem é que o exame não aprova ou reprova ninguém, já que não se trata de um vestibular.
A confusão sobre "passar no Enem" é comum porque a pontuação do exame é utilizada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui vestibulares em todo o país e é a principal forma de ingresso no ensino superior gratuito.
Nota mínima no SiSU
Diferente do Enem, o SiSU é uma forma de seleção e, por isso, é possível ser aprovado ou reprovado. A nota mínima exigida para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada é maior que zero na redação do Enem. No entanto, conforme os candidatos vão se inscrevendo, a chamada "nota de corte" aumenta, ou seja, a menor pontuação dentro do número de vagas disponíveis.
A nota de corte muda diariamente no período de inscrições do SiSU e pode ser maior ou menor conforme o ano, já que depende do tanto de vagas oferecidas em cada, quantidade de inscritos e modalidade de concorrência.
Abaixo é possível conferir quais foram as pontuações mínimas no SiSU 2019 na modalidade ampla concorrência:
- Medicina: 769,45 na UFERSA, em Mossoró (RN)
- Odontologia: 720 na UFRGS (noturno), em Porto Alegre (RS)
- Arquitetura e Urbanismo: 685,92 na UNEMAT, em Barra do Bugres (MT)
- Relações Internacionais: 673,24 na UFRR em Boa Vista (RR)
- Direito: 670,98 na UESPI, em Corrente (PI)
- Medicina Veterinária: 664,79 na UFPI, em Bom Jesus (PI)
- Nutrição: 650,53 na UFPI, em Picos (PI)
- Engenharia Civil: 642,24 na UNEMAT, em Nova Xavantina (MT)
- Enfermagem: 636,48 na UNEMAT, em Diamantino (MT)
- Publicidade e Propaganda: 627,72 na Unipampa em São Borja (RS)
- Jornalismo: 610,01 na UESPI, em Picos (PI)
- Agronomia: 554,38 na UNEMAT, em Nova Mutum (MT)
- Administração: 545,19 na UNEMAT, em Juara (MT)
- Ciência da Computação: 508,43 na UNEMAT, em Alto Araguaia (MT)
- Pedagogia: 505,92 na UNEMAT, em Juara (MT)
Nota mínima no ProUni e Fies
Você também pode usar o Enem para bolsas de estudos e financiamento de cursos superiores. Por serem de seleções de candidatos, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também exigem nota mínima para aprovação de seus candidatos.
É necessário ter média mínima de 450 pontos nas provas do Enem e nota superior a zero para participar do ProUni ou do Fies. A média é calculada somando todas as áreas do Enem (Linguagens e Códigos, Redação, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e dividindo tudo por 5.
O ProUni só aceita as notas do último Enem realizado, já no Fies é possível se inscrever com a pontuação de qualquer edição do exame a partir de 2010.
Como calcular a minha nota do Enem?
Não é possível calcular a nota do Enem somente pelo número de acertos nas provas. O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza uma fórmula chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI) para definir a pontuação final de cada participante.
A TRI leva em consideração o número de acertos do estudante, o nível de dificuldade de cada questão, a quantidade de pessoas que acertaram determinada pergunta e outros fatores. Por isso, duas pessoas podem acertar o mesmo número de questões e as notas serem diferentes.