Proporção é um conceito básico da matemática que busca compreender a relação entre duas ou mais grandezas. No Enem, esse conteúdo pode ser cobrado de diversas maneiras.
Proporção é um tema presente no Enem por ser um conteúdo de grande importância na matemática, pois o trabalho com grandezas é recorrente no cotidiano. Assim, constantemente, deparamo-nos com situações que envolvem grandezas diretamente proporcionais — em que à medida que o valor de uma grandeza aumenta, o da outra também aumenta na mesma proporção — ou grandezas inversamente proporcionais — em que à medida que o valor de uma grandeza aumenta, o da outra diminui na mesma proporção.
No Enem, o conteúdo de proporção é recorrente em questões que abordam a identificação da proporcionalidade, o encontro de valores desconhecidos em situações envolvendo grandezas proporcionais, entre outras situações. Para fazer um bom Enem, é indispensável que se domine a ideia de proporção e seus métodos, como regra de três ou uso de razão.
Leia também: Temas de Matemática que mais caem no Enem
Resumo sobre proporção no Enem
-
Proporção é um conteúdo bastante recorrente no Enem.
-
Duas grandezas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.
-
Para responder as questões de proporção, é importante dominar, além do conceito, o conteúdo de regra de três e de razão.
O que é proporção?
Vivemos em um mundo cercado de grandezas e medidas, estamos o tempo todo contando, medindo e comparando grandezas. Diante da comparação dessas grandezas, surge a ideia de grandezas proporcionais. Dizemos que duas grandezas são proporcionais quando elas se relacionam de forma proporcional, o que significa que se em determinada situação envolvendo essas duas grandezas, uma delas aumentar o seu valor, a outra também aumentará ou diminuirá na mesma proporção.
Existem dois tipos de proporcionalidade entre as grandezas, elas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.
-
Grandezas diretamente proporcionais
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, em determinada situação, à medida que uma grandeza aumenta, a outra também aumentará na mesma proporção.
Exemplos:
-
A relação entre salário e impostos (quanto maior o seu salário, maior será o desconto líquido de imposto);
-
Peso e preço (em itens que compramos pelo peso, quanto maior o peso, maior será o valor pago pelo produto);
-
Distância percorrida e tempo (com uma velocidade pré-determinada, quanto maior o tempo, maior será a distância percorrida).
Para que duas grandezas sejam diretamente proporcionais, existe uma relação de proporcionalidade entre elas, isso significa que, por exemplo, se uma grandeza dobrar o seu valor, a outra também dobrará o seu.
-
Grandezas inversamente proporcionais
Duas grandezas são inversamente proporcionais se à medida que uma delas aumenta, a outra diminuirá na mesma proporção.
Exemplos:
-
Velocidade e tempo (quanto maior a velocidade, menor será o tempo para percorrer determinada distância);
-
Vazão e tempo (quanto mais torneiras para encher um tanque ou piscina, menor será o tempo necessário para completar a ação).
Veja também: 3 macetes de Matemática para o Enem
Como a proporção é cobrada no Enem?
Questões que envolvem gradezas são bastante comuns no Enem, e, em alguns casos, trata-se de problemas que envolvem grandezas proporcionais. Os problemas que envolvem proporção podem ser resolvidos, geralmente, utilizando a propriedade fundamental da proporção. Essa propriedade é enunciada também como: o produto dos meios é igual ao produto dos extremos. De forma algébrica, ela é representada assim:
b · c = a · b
As questões que envolvem proporções estão ligadas a problemas cotidianos e podem ser resolvidas com base na propriedade referida e, em alguns casos, na regra de três.
É importante lembrar que a noção de proporcionalidade pode ser cobrada em questões envolvendo razão, geometria plana, entre outras áreas. Vejamos, a seguir, alguns exemplos de questões que envolvem proporção.
Questões sobre proporção no Enem
Questão 1 - (Enem) Uma mãe recorreu à bula para verificar a dosagem de um remédio que precisava dar a seu filho. Na bula, recomendava-se a seguinte dosagem: 5 gotas para cada 2 kg de massa corporal a cada 8 horas.
Se a mãe ministrou corretamente 30 gotas do remédio a cada 8 horas, então a massa corporal do filho é de
A) 12 kg
B) 16 kg
C) 24 kg
D) 36 kg
E) 75 kg
Resolução
Alternativa A
Sabemos que peso e quantidade de remédio são grandezas proporcionais, já que a dosagem está condicionada ao peso. Montando a razão, temos que 5 gotas está para 2 kg, assim como 30 gotas está para um peso x:
Multiplicando cruzado, temos que:
5x = 60
x = 60 : 5
x = 12 kg
Questão 2 - (Enem) A relação da resistência elétrica com as dimensões do condutor foi estudada por um grupo de cientistas por meio de vários experimentos de eletricidade. Eles verificaram que existe proporcionalidade entre:
-
resistência (R) e comprimento (ℓ), dada a mesma secção transversal (A);
-
resistência (R) e área da secção transversal (A), dado o mesmo comprimento (ℓ); e
-
área da secção transversal (A), dada a mesma resistência (R).
Considerando os resistores como fios, pode-se exemplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica utilizando as figuras seguintes.
As figuras mostram que as proporcionalidades existentes entre resistência (R) e comprimento (ℓ), resistência (R) e área da secção transversal (A), e entre comprimento (ℓ) e área da secção transversal (A) são, respectivamente:
A) direta, direta e direta.
B) direta, direta e inversa.
C) direta, inversa, direta.
D) inversa, direta e direta.
E) inversa, direta e inversa.
Resolução
Alternativa C
É necessário analisar cada uma das situações:
Na primeira imagem, dobra-se a resistência, quando isso acontece, o comprimento também é dobrado, logo, são grandezas diretamente proporcionais.
Na segunda imagem, ao dobrar-se a área da secção transversal, a resistência se divide por dois, logo, trata-se de grandezas inversamente proporcionais.
Na terceira imagem, ao dobrar-se a área da secção transversal, o comprimento também será dobrado, logo, as grandezas são diretamente proporcionais.
Então a relação entre as grandezas são, respectivamente: direta, inversa, direta.
Crédito da imagem
[1] Gabriel_Ramos / Shutterstock