Óptica no Enem

Óptica é a área da Física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Ela é dividida em áreas menores, sendo as mais importantes para o Enem a óptica geométrica e a óptica ondulatória (ou óptica física). Se você está estudando para o Enem, este texto vai te mostrar quais assuntos da óptica são mais cobrados na prova.

Veja também: Temas de Física que mais caem no Enem

Óptica no Enem – o que estudar?

A óptica é a área da Física que se dedica ao estudo da luz e seus fenômenos. Dentro da óptica, temos a óptica geométrica, que estuda os fenômenos luminosos usando raios de luz. Nem todos os fenômenos da óptica podem ser explicados pela óptica geométrica, por isso existe a óptica ondulatória. Essa área da óptica interpreta a luz como uma onda e, portanto, sujeita aos fenômenos ondulatórios, como interferência e polarização.

A decomposição da luz ao passar através de um prisma já foi assunto de questões do Enem.

No Enem, as questões de óptica costumam envolver tanto os assuntos da óptica geométrica quanto os da óptica ondulatória. Os principais conteúdos cobrados na prova são:

Como estudar óptica para o Enem?

Vamos dar algumas dicas que podem ser úteis quando você for se preparar para estudar óptica para o Enem.

  1. Conheça a teoria: ter uma base teórica forte sobre a natureza da luz, suas características, formas de propagação e os fenômenos ondulatórios pode te ajudar bastante na hora da prova, por isso leia com atenção e procure entender como aquele conteúdo é relevante em seu cotidiano.

  2. Relacione o conteúdo com o cotidiano: o Enem costuma trazer os fenômenos ópticos de forma contextualizada, geralmente relacionados com situações ou instrumentos comuns do dia a dia.

  3. Estude a óptica da visão: muitas questões de óptica relacionam-se com a forma como enxergamos as coisas, por isso estudar a percepção das cores, as doenças da visão e o funcionamento das lentes pode ser útil.

  4. Conheça as principais fórmulas da óptica: saiba o significado dessas fórmulas e aprenda a usá-las. Para isso, resolva muitos exercícios sobre reflexão, refração, espelhos, lentes esféricas etc.

Agora que você já tem uma ideia sobre como começar a estudar óptica, que tal conferir algumas das questões mais recentes sobre o assunto que caíram na prova?

Veja também: Fenômenos ondulatórios para o Enem

Questões de Óptica do Enem

Questão 1 — (Enem) A figura representa um prisma óptico, constituído de um material transparente, cujo índice de refração é crescente com a frequência da luz que sobre ele incide. Um feixe luminoso, composto por luzes vermelha, azul e verde, incide na face A, emerge na face B e, após ser refletido por um espelho, incide num filme para fotografia colorida, revelando três pontos.

Observando os pontos luminosos revelados no filme, de baixo para cima, constatam-se as seguintes cores:

a) vermelha, verde, azul.

b) verde, vermelha, azul.

c) azul, verde, vermelha.

d) verde, azul, vermelha.

e) azul, vermelha, verde.

Resolução:

O índice de refração de um meio não é igual para todas as cores, na verdade, quanto maior é a frequência da luz, maior é o índice de refração do meio. Sendo assim, as cores de maior frequência, como violeta e azul, são mais defletidas que o vermelho, por exemplo. Além disso, após a reflexão, as cores que sofrem maior refração são refletidas para os pontos mais altos do anteparo, por esse motivo, de cima para baixo, observaremos as cores: vermelha, verde e azul. Desse modo, a alternativa correta é a letra A.

Questão 2 — (Enem 2011) Para que uma substância seja colorida ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores: o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.

Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1?

a) Azul

b) Verde

c) Violeta

d) Laranja

e) Vermelho

Resolução:

Se observamos a primeira imagem, veremos que a maior absorção dessa substância ocorre para a cor verde. Segundo o texto, a cor da substância é determinada pelo comprimento de onda oposto à cor em que ocorre a maior absorção, portanto a cor dessa substância é vermelha e a resposta correta é a letra D.

Questão 3 — (Enem 2012) Alguns povos indígenas ainda preservam suas tradições realizando a pesca com lanças, demonstrando uma notável habilidade. Para fisgar um peixe em um lago com águas tranquilas o índio deve mirar abaixo da posição em que enxerga o peixe.

Ele deve proceder dessa forma porque os raios de luz:

a) refletidos pelo peixe não descrevem uma trajetória retilínea no interior da água.

b) emitidos pelos olhos do índio desviam sua trajetória quando passam do ar para a água.

c) espalhados pelo peixe são refletidos pela superfície da água.

d) emitidos pelos olhos do índio são espalhados pela superfície da água.

e) refletidos pelo peixe desviam sua trajetória quando passam da água para o ar.

Resolução:

Quando os raios de luz saem da água para o ar, sua velocidade de propagação muda, bem como sua direção. Por esse motivo, o peixe parece estar em uma posição diferente da real. Logo, a alternativa correta é a letra E.

Por: Rafael Helerbrock

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Argumento por causa e consequência
Roma Antiga: República (triunviratos e o nascimento do Império)
Botânica no Enem: Fisiologia Vegetal
O que é criticismo?
Todas as vídeo aulas

Versão completa