Assim que você entra no Ensino Médio começam a surgir as primeiras dúvidas sobre a principal prova que, possivelmente, realizará ao fim desses três anos de estudo: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O que todo mundo sabe é que a prova é extensa, em razão de avaliar o que foi aprendido em todo o ensino médio, e que é a principal oportunidade para muitos jovens entrarem em uma universidade pública no país.
Mas será que você sabe o que estudar para o Enem? Não é uma pergunta fácil de ser respondida em razão do tamanho da prova, mas a Matriz de Referência do Enem pode servir como um guia de estudo. Ela é a mesma desde 2009 e só vai mudar em 2024.
Divisão da Prova
Primeiro, é importante saber que a prova do Enem é aplicada em dois dias, atualmente em dois domingos seguidos. Ao todo, são 180 questões objetivas e uma redação.
No primeiro dia de provas, são cinco horas e meia para responder 90 questões e produzir a redação. No segundo dia, os participantes têm cinco horas para responder mais 90 itens.
1º dia
- 45 questões de Linguagens Códigos e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Redação
2º dia
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
Temas que mais caem no Enem
Mesmo com o amplo conteúdo, alguns temas costumam aparecer com mais frequência nas provas. O Poliedro fez um estudo desses temas avaliando as provas do Enem de 2014 a 2019.
Linguagens Códigos e suas Tecnologias
Nesta área de conhecimento caem as 45 perguntas sobre Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês) e, em menor quantidade, podem ser cobradas questões de Educação Física e Artes.
A seguir, veja os assuntos que mais apareceram no Enem em cada disciplina:
- Língua Portuguesa e Literatura: Tendências contemporâneas; Estrutura e formação das palavras; Pontuação; Classe de palavras; Verbo.
- Interpretação de Texto: Textualidade; Tipos de texto; Análise da pessoa, do espaço e do tempo; Funções da linguagem; Narratividade.
- Educação Física: Esporte e espetáculo; Influência da mídia no corpo; Esportes Adaptados; Cuidados com a saúde.
- Artes: Arte Contemporânea; Arte nos séculos XV e XVI; Elementos básicos das Artes Plásticas; Elementos básicos de Música; Música no século XX.
- Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês): as cinco questões de língua estrangeira não exigem fluência no idioma, mas requer boa interpretação. As questões, geralmente, pedem aos participantes que interpretem quadrinhos, notícias e charges em inglês ou espanhol.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
As disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia serão cobradas nas 45 questões desta área. Veja os principais conteúdos:
- História: 2ª Guerra Mundial; 2º Reinado; Governos pós-regime militar; Era Vargas; República Velha.
- Geografia: Questões ambientais; Climatologia; Urbanização; Globalização; Cartografia.
- Filosofia: Aristóteles e escola helenística; Racionalismo moderno; Escola sofística, Sócrates e Platão; Filosofia Contemporânea; Escola de Frankfurt.
- Sociologia: Sociologia contemporânea; Cidadania; Cultura e educação; Capitalismo; Economia e sociedade.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Essa parte da prova, aplicada no segundo dia do exame, também conta com 45 questões. Dentro delas estão as disciplinas de Biologia, Química e Física. Veja os conteúdos que mais caem:
- Biologia: Sistema imunitário; Ecossistema; Fundamentos da Ecologia; DNA e RNA; Genética.
- Química: Ligações químicas, polaridade e forças; Reações orgânicas; Compostos orgânicos; Eletroquímica; Leis ponderais e estequiometria.
- Física: Acústica; Energia, trabalho e potência; Resistores; Calorimetria; Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional.
Matemática e suas Tecnologias
A prova de matemática é muito importante para um bom resultado no Enem. É a única disciplina com 45 questões, o que corresponde a 25% do Enem. Veja os assuntos que costumam ser mais exigidos na disciplina:
- Matemática: Problemas de 1º e 2º graus; Grandezas proporcionais e médias algébricas; Porcentagem e Matemática Financeira; Funções; Noções básicas de estatística; Probabilidade; Área de figuras planas e polígonos; Análise combinatória; Circunferência.
Redação
Uma das perguntas mais frequentes de quem vai fazer o Enem é sobre o possível tema da redação. Tentar acertar o tema é um exercício de adivinhação, porém, durante o período que você estiver treinando sua redação, busque escrever sobre temas ligados a questões sociais. A redação do Enem sempre cobra soluções para problemas sociais, culturais, de saúde e ambientais do Brasil.
A redação do Enem exige que o participante apresente uma proposta de intervenção, através de um texto dissertativo-argumentativo escrito em até 30 linhas. Na prova estão disponíveis textos de apoio ou informações para oferecer dados auxiliares sobre o tema.
Veja os últimos cinco temas da redação do Enem:
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
2020 impresso: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
2020 digital: O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Atenção na Interpretação de Texto
Listamos os temas que mais caíram nas provas do Enem desde 2014 para ajudar quem está se preparando para a prova, porém, é importante lembrar que outros conteúdos também são exigidos no exame, conhecido principalmente por trabalhar a interdisciplinaridade em suas questões.
Quem vai fazer o Enem deve estar preparado para enfrentar uma prova extensa, e um dos grandes diferenciais é a interpretação de texto. Independente da área que você estiver respondendo, seja humanas, exatas ou biológicas, a sua capacidade de interpretação textual e visual faz toda diferença para responder a prova do Enem.
Leia os textos com calma e muita atenção para entender o que a questão está exigindo e alcançar um excelente resultado na sua prova do Enem.
Bons estudos!