Dominar a língua portuguesa pode fazer muita diferença para quem vai fazer a prova do Enem.
Se você está se preparando para o Enem, saiba que a língua portuguesa está presente em cerca de 60% da prova. Parece muito, não é? Entenda o motivo e a importância de estar em dia com essa matéria extremamente relevante para tirar uma boa nota e aprovar para o curso e a universidade tão sonhada.
Ao estar presente em um percentual tão alto, é uma das disciplinas que mais preocupa os candidatos e exige dedicação nos estudos. Um dos temas mais importante é a interpretação de texto, seguida da temida gramática. Você quer se dar bem na redação? Então, não pode negligenciar o domínio do português.
Se seu objetivo é conseguir uma boa nota no Enem e conquistar a vaga no seu curso de graduação deve estar atento a uma série de fatores que envolvem a língua portuguesa.
Muito mais do que a interpretação de um pacote de textos, a prova de Português do Enem possui enunciados complexos e longos, e que podem aparecer em diversos formatos.
A prova de Português do Enem geralmente está repleta de textos, alguns bem longos, e que exige muita interpretação e análise relacionadas aos acontecimentos da atualidade.
Para ajudar você a superar com sucesso essa etapa tão importante, preparamos um conteúdo com dicas importantes.
Além de muito esforço e dedicação, contar com a ajuda do melhor tutor de português ao se preparar para o exame, é fundamental para se dar bem na prova. Na italki você encontra professores de português que ajudam você a alcançar seus objetivos.
A importância da arte e literatura
Conteúdo sobre arte e literatura aparecem bastante na prova de linguagens e exigem que o candidato tenha alguma bagagem cultural e conhecimento específico de escolas artísticas.
O foco da prova costuma ser as escolas artísticas do modernismo e seu entorno, responsáveis pela ruptura estética na virada do século XIX para o século XX.
Nas questões com obras artísticas e poesia, também é muito importante ler as informações sobre o texto, como o autor, a data e o título.
Outro aspecto importante são as variantes da linguagem. É indispensável conhecer e compreender as normas cultas do idioma. Mas no que se refere à compreensão e interpretação de textos, o exame pede do candidato o entendimento sobre outras variantes da linguagem que estão vinculadas à cultura, posição social e geografia.
Na interpretação textual sempre surgem peças publicitárias, institucionais ou não, para serem analisadas.
Em função da natureza desse gênero, a persuasão do texto pode acabar escondendo a estrutura e a forma como a mensagem está sendo passada.
É necessário prestar atenção no que o enunciado pede. Se a peça diz: “faça isso, faça aquilo”, a prova pode pedir o processo usado para comunicar a mensagem.
Atenção é a chave para responder bem a esse tipo de questão.
Estude interpretação de texto
A interpretação de textos é uma fundamental não apenas para ter um bom desempenho em português no Enem, mas também para melhorar sua pontuação em todas as áreas do conhecimento que são exigidas no exame.
Estudar e praticar a interpretação devem ser os primeiros itens da sua lista de tarefas para garantir uma boa pontuação geral.
Além de facilitar o entendimento dos enunciados das questões, a habilidade de interpretar é uma grande aliada para encontrar informações relevantes nos textos, compreender a proposta de redação e também pode ser útil quando você estiver em dúvida entre alternativas e precisa eliminar uma delas.
O candidato deve estar atento ao que é pedido na questão.
Em muitas ocasiões, a pergunta contextualiza o tema, mas pede um direcionamento específico, alguma relação particular que a resposta deve contemplar.
O Enem espera do candidato que a interpretação dos diversos gêneros textuais seja crítica.
A prova de linguagens apresenta gêneros textuais que vão além do escrito.
Charges, tirinhas, obras de arte e poesia fazem parte do esforço de interpretação exigido do candidato, que deve ficar atento às relações mobilizadas por cada gênero.
Uma charge pode criar uma relação de oposição entre o que está desenhado e o que está escrito, justamente o que gera seu efeito humorístico.
Dicas para se dar bem na prova de português no Enem
Se você vai fazer o Enem, certamente já preparou uma lista de assuntos que precisa estudar. Mesmo que você se considere uma pessoa com melhores habilidades no mundo das “exatas”, com algumas dicas é possível se sair bem no exame de português do Enem.
Além disso, invista no melhor tutor de português e boa prova!
Revise provas anteriores
Dedique um momento da sua rotina de estudos para resolver questões que foram cobradas anteriormente.
Essa é uma excelente maneira de conhecer a abordagem das perguntas e identificar quais são os assuntos de português mais cobrados no Enem. Além de ser uma boa forma de testar seus conhecimentos.
Crie o hábito de leitura
A leitura precisa entrar na sua rotina o quanto antes!
Esse hábito irá ajudar você a aumentar seu vocabulário. Assim, é possível aprender o significado de termos que não fazem parte do seu cotidiano, mas que podem fazer parte do enunciado de uma questão do Enem, além de ser fundamental para garantir pontos extras na redação.
Não se esqueça da gramática
A gramática está presente em muitas questões do exame e é essencial que você esteja preparado. Uma forma interessante de memorizar as regras gramaticais é aplicando cada uma delas em um contexto, já que a prova normalmente não exige apenas os conceitos e as normas
Peça que corrijam suas redações
Pratique escrever várias redações e peça a alguém para corrigi-las. Dessa maneira, você pode medir seu nível de aprendizagem, conhecer seus principais erros de português e os aspectos nos quais ainda precisa evoluir.