Não é de hoje que a estatística é um dos conteúdos mais recorrentes no Enem, a prova vem recheada de tabelas, gráficos, e dados estatísticos. Até mesmo na redação é comum ver dados estatísticos na coletânea para te auxiliar na competência 2, ou seja, no seu repertório cultural.
A importância dada para a estatística durante a avaliação das provas do Enem não é à toa, pois esse conteúdo é bastante presente no dia a dia, auxiliando na tomada de decisões, desde as mais simples até as mais complexas. No Enem vale a pena estudar:
-
gráficos e tabelas
-
medidas centrais
-
medidas de dispersão
Com a probabilidade, a estatística compõe a competência 6 do Enem, e as questões variam entre médias e fáceis, sendo bastante incomum, mas possível, uma questão considerada difícil de estatística no Enem.
Leia também: Como estudar Matemática para o Enem
Como a estatística é cobrada no Enem?
A estatística é um dos conteúdos mais cobrados no Enem, devido a sua grande relevância no cotidiano. Para se dar bem na prova, é essencial que se domine alguns conteúdos importantes da área.
Em todas as provas do Enem, aparecem gráficos e tabelas, e interpretá-los é essencial para resolver as questões. Em algumas pede-se apenas para fazer-se a análise do gráfico comparando seus dados, mas também é bastante comum que a questão peça para que você faça previsões baseadas nos dados encontrados.
As questões que envolvem dados em tabela não são diferentes, elas também possuem problemas a serem resolvidos com base na interpretação desses dados. Além de sempre ter questões com gráficos e tabelas, em todas as provas há uma questão envolvendo medidas centrais, cobrando-se as três ao mesmo tempo ou somente uma delas. Das médias, as que caem na prova são: média aritmética simples e média aritmética ponderada, não tendo registro de questões que envolvem média harmônica ou média geométrica.
Outro conteúdo que costuma aparecer na prova é o desvio padrão e a variância. Aparecendo menos do que os outros conteúdos, na prova nunca foi pedido para que se calculasse a variância ou o desvio padrão de um conjunto de dados, o que o Enem cobra é que o candidato saiba interpretar a variância, compreendendo que: quanto maior o valor da variância e do desvio padrão, menos regulares serão os dados, ou seja, ambos são medidas de dispersão.
Analisando-se a matriz de referências do Enem, o conteúdo de estatística aparece nas competências de área 6 e 7, cobrando as habilidades H24, H25, H26, H27, H28, H29 e H30. É o conteúdo que pode ser cobrado em mais habilidades possíveis no Enem.
Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
H24 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
H27 - Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.
H28 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
H29 - Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.
H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.
Além da prova de matemática, é bastante comum que se tenha, na coletânea da redação, dados estatísticos, que, quando usados da forma correta, podem garantir uma boa nota na competência 2 da redação, demonstrando um bom repertório sociocultural.
Leia também: Cinco conteúdos de Matemática para ter sucesso no Enem
O que é estatística?
A estatística é uma das áreas da matemática mais importantes para a nossa sociedade atualmente, pois é a área da matemática que estuda a coleta, organização e análise de dados, facilitando a sua representação e a realização de inferências. O conhecimento de estatística auxilia a humanidade na tomada de decisões. É com base nos dados estatísticos que decisões políticas importantes são tomadas, por exemplo, sobre a pandemia de COVID-19.
Entre os conhecimentos da estatística está o estudo das variáveis e dos conjuntos de dados, além das medidas de tendências centrais, que são as médias, a moda e a mediana. Lembrando que existem vários tipos de média, como a média aritmética simples, a média aritmética ponderada, a média harmônica e média geométrica. Além das medidas centrais, a estatística estuda também as medidas de dispersão, que são: a variância, a amplitude, o desvio padrão e o desvio médio.
Questões sobre estatística no Enem
Questão 1 – (Enem 2016) O cultivo de uma flor rara só é viável se, do mês do plantio para o mês subsequente, o clima da região possuir as seguintes peculiaridades:
• a variação do nível de chuvas (pluviosidade), nesses meses, não for superior a 50 mm;
• a temperatura mínima, nesses meses, for superior a 15 °C;
• ocorrer, nesse período, um leve aumento não superior a 5 °C na temperatura máxima.
Um floricultor, pretendendo investir no plantio dessa flor em sua região, fez uma consulta a um meteorologista que lhe apresentou o gráfico com as condições previstas para os 12 meses seguintes nessa região.
Com base nas informações do gráfico, o floricultor verificou que poderia plantar essa flor rara.
O mês escolhido para o plantio foi:
A) janeiro
B) fevereiro
C) agosto
D) novembro
E) dezembro
Resolução
Alternativa A.
Para inferir qual é o mês ideal para o plantio, devemos analisar cada um dos três requisitos levantados.
Analisando a pluviosidade (1º requisito) representada pela barra, do mês escolhido para o plantio até o próximo, a aviação do nível de chuva não pode ser superior a 50 mm, sendo assim, vamos eliminar os meses em que ocorre uma variação superior a esse valor. São eliminados, por esse motivo: agosto, setembro, outubro dezembro e março, restando então os meses de janeiro, fevereiro, abril, maio, junho, julho e novembro.
Analisando a temperatura mínima (2º requisito) representada pelo gráfico de linhas pontilhado, a temperatura no mês escolhido não pode ser menor ou inferior a 15 ºC. Elimina-se, entre os meses restantes, aqueles em que isso ocorre, que são: maio, junho e junho. Então os meses restantes são: janeiro, fevereiro, abril e novembro.
Analisando agora a temperatura máxima (3º requisito), representada pelo gráfico de linhas contínuo, ela deve ter um leve aumento, não superior a 5 ºC. Dos meses restantes, isso ocorre somente no mês de janeiro, logo, ele é único mês favorável para plantar-se essa flor rara.
Questão 2 – (Enem 2016) O procedimento de perda rápida de “peso” é comum entre os atletas dos esportes de combate. Para participar de um torneio, quatro atletas da categoria até 66 kg, Peso-Pena, foram submetidos a dietas balanceadas e atividades físicas. Realizaram três “pesagens” antes do início do torneio. Pelo regulamento do torneio, a primeira luta deverá ocorrer entre o atleta mais regular e o menos regular quanto aos “pesos”. As informações com base nas pesagens dos atletas estão no quadro:
Após as três “pesagens”, os organizadores do torneio informaram aos atletas quais deles se enfrentariam na primeira luta. A primeira luta foi entre os atletas:
A) I e III
B) I e IV
C) II e III
D) II e IV
E) III e IV
Resolução
Alternativa C. Para resolver essa questão, note que não é necessário calcular o desvio padrão, mas entender o que ele representa. O atleta mais regular é aquele que possui o desvio padrão menor, ou seja, o atleta III. O atleta menos regular é aquele que possui maior desvio padrão, ou seja, o atleta II. A primeira luta será entre os atletas II e III.