Estudar literatura para o Enem parece difícil, mas com planejamento, conhecendo a estrutura da avaliação e o estilo das questões, esse trajeto pode ser de sucesso.
Muitos candidatos, por não se planejarem adequadamente, perdem muito tempo e quase sempre obtêm resultados insatisfatórios ao estudarem literatura para o Enem. Para evitar isso, nada melhor do que saber como estudar, como se estrutura a prova, qual o estilo geral das questões, que fontes utilizar para estudo, e como avaliar o aprendizado do que foi estudado.
Leia também: Dicas de literatura para o Enem
Em que parte da prova do Enem cobra-se literatura?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composto por 180 questões objetivas, sendo 45 delas da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. É nessa área que aparecem as questões de literatura, assim como os conteúdos de:
- Língua portuguesa (gramática e interpretação de texto)
- Língua estrangeira (inglês ou espanhol)
- Artes
- Educação física
- Tecnologias da informação
O que é cobrado em literatura no Enem?
As questões de literatura cobradas no Enem requerem dos candidatos as seguintes competências e habilidades:
- Estabelecer relações entre produção literária e processo social;
- Reconhecer as diferentes concepções artísticas bem como os procedimentos de construção e de recepção de textos literários de variados gêneros;
- Compreender os processos de formação literária e de formação nacional;
- Estabelecer relações entre o polo cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;
- Reconhecer elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira;
- Perceber as associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas;
- Saber sobre as peculiaridades da representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário;
- Estabelecer relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
Como se caracterizam as questões de literatura do Enem?
As questões do Enem são de múltipla escolha, sempre com cinco opções, de letra “a” à letra “e”. Em relação às questões de literatura, um traço marcante e recorrente é a presença de textos antes do enunciado. Assim, se a questão aborda, por exemplo, um conteúdo relacionado ao parnasianismo, esse será ilustrado por um poema ou outro texto. Portanto, a principal marca do Enem, não só em relação à literatura, mas a todas as áreas de conhecimento, é a presença do texto, de variados gêneros, como ponto de partida.
Eu foco em quais conteúdos de literatura?
- linguagem literária e linguagem não literária;
- gêneros literários, principalmente o gênero poético;
- movimentos literários, principalmente o romantismo e o modernismo;
- foco narrativo e tipos de narrador;
- intertextualidade, interdiscursividade e paródia.
Veja também: Temas de literatura que mais caem no Enem
Como eu estudo literatura para o Enem?
Além dos tradicionais livros didáticos de literatura ou de língua portuguesa, os quais constituem uma importante fonte de estudo, há outros meios para estudar e revisar os conteúdos de literatura para a prova do Enem. Conheça alguns:
- No Portal do Inep da internet, responsável pela elaboração da prova do Enem, há uma série de materiais disponíveis para os candidatos estudarem.
- No seção de vídeos do site Brasil Escola, há inúmeras excelentes videoaulas sobre literatura.
- Na seção podcasts do site Brasil Escola, há muitos áudios, muito didáticos, voltados à literatura.
Como avalio meus conhecimentos para saber se estou preparado?
Depois de pôr em prática nossas dicas de estudo, é importante você avaliar seus conhecimentos. Isso pode ser feito por meio da resolução de listas de exercícios, com questões objetivas, sobre o conteúdo estudado.