Botânica no Enem: como esse tema é cobrado?

A Botânica no Enem foi por muito tempo esquecida, entretanto, nos últimos anos, houve um aumento do número de questões desse ramo da Biologia. A Botânica é a parte da Biologia que estuda os vegetais, sua morfologia, anatomia, fisiologia, ecologia e evolução. Conhecer essa área é importante não só para responder às questões específicas sobre ela, mas também para compreender questões de outras áreas da Biologia que abordam o tema.

Para estudar Botânica, bem como outras áreas da Biologia, você pode adotar técnicas como:

  • fazer resumos;
  • montar mapas mentais;
  • assistir a videoaulas;
  • responder a alguns exercícios.

Esse último ponto é fundamental, pois, ao resolver questões, você passa a entender como o assunto é abordado e se familiariza com a forma como o conteúdo é cobrado, além de identificar os pontos em que se está com mais dificuldade. É importante também trabalhar a interpretação de textos, gráficos e tabelas, uma vez que muitas questões do Enem apresentam esses recursos.

Leia também: Fisiologia humana no Enem

Principais pontos de Botânica que você não pode deixar de saber

Ao estudar Botânica, lembre-se de rever os conceitos básicos.

Quando falamos em Botânica, alguns pontos são essenciais para fazer uma boa prova. Dentre os temas essenciais, podemos destacar:

Não se esqueça também de relacionar os conhecimentos básicos com questões atuais. Como as queimadas foram um tema muito abordado durante o ano, uma dica é estudar as adaptações das plantas ao fogo.

Algumas questões do Enem sobre Botânica

Vamos ver a seguir algumas das questões já cobradas em provas do Enem sobre Botânica.

Questão 1 (Enem 2019- PPL) O mangue é composto por três tipos de árvores (Rhizophora mangle — mangue-bravo ou vermelho, Avicennia schaueriana — mangue-seriba, e Laguncularia racemosa — mangue-branco). Uma característica morfológica comum aos três tipos de árvores encontradas no mangue está relacionada à pouca disponibilidade de oxigênio encontrado em seu solo.

ALVES, J. R. P. (Org.). Manguezais: educar para proteger. Rio de Janeiro: Femar; Semads, 2001 (adaptado).

A característica morfológica de valor adaptativo referenciada no texto é a:

a) ausência de frutos.

b) ausência de estômatos.

c) presença de folhas largas.

d) presença de raízes-escoras.

e) presença de pneumatóforos.

Resolução

Nessa questão é fundamental que o candidato tenha conhecimento a respeito dos tipos de raízes e suas respectivas funções. Os pneumatóforos, também conhecidos como raízes respiratórias, estão presentes em plantas que vivem em solos pobres em oxigênio e atuam garantindo o suprimento desse gás aos tecidos da raiz. Muitas pessoas poderiam relacionar o mangue com a necessidade de raízes do tipo escora para a sustentação do vegetal, porém o candidato deve estar atento ao enunciado, que é claro ao falar da disponibilidade de oxigênio. Resposta correta: letra e.

Leia também: Genética nas provas do Enem

Questão 2 (Enem 2019) Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes. Na imagem, cinco dessas características estão indicadas por números.

A aquisição evolutiva que permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas está indicada pelo número

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5

Resolução

Nessa questão o candidato deve compreender um pouco a respeito da evolução dos grupos vegetais e sobre o que representa cada novidade evolutiva.  Das características apresentadas, a que se refere à conquista do ambiente terrestre é a formação do tubo polínico. Antes do surgimento do grão de pólen, as plantas necessitavam do ambiente aquático para que a germinação acontecesse. Com a germinação do pólen e o desenvolvimento do tubo polínico, os gametas masculinos são transportados até o feminino sem a dependência de água. Resposta correta: letra c.

Questão 3 (Enem 2018)  A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água.

A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a):

a) diminuição do cálice.

b) alongamento do ovário.

c) disponibilização do néctar.

d) intensificação da cor das pétalas.

e) aumento do número de estames.

Resolução

Para responder a essa questão, o aluno deve conhecer a estrutura de uma flor e também compreender o mecanismo de atração de polinizadores. Quando falamos em polinização pelo vento, mecanismos de atração não são necessários, como intensificação da cor das pétalas e disponibilização do néctar. Entretanto, a planta deve garantir uma grande produção de pólen, para compensar a perda durante o transporte. A grande produção de pólen está relacionada, portanto, com o aumento do número de estames, que são as estruturas que contêm a antera, onde o pólen é produzido. Resposta correta: letra e.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Equação geral, reduzida e segmentária da reta
I Guerra Mundial: antecedentes e estopim
Hereditariedade
Distribuição eletrônica
Todas as vídeo aulas

Versão completa