Compreender como é cobrada a biologia celular no Enem é muito importante, uma vez que o tema está entre os mais recorrentes no exame. A biologia celular estuda a célula, sendo assim, para sair-se bem nessa área, é fundamental o conhecimento das estruturas celulares e dos diversos processos que nelas ocorrem
Leia também: Dicas de Biologia para o Enem
O que estudar em biologia celular para o Enem?
A biologia celular ou citologia é a parte da Biologia que se preocupa em estudar as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos: as células. Para sair-se bem no Enem, alguns pontos dessa área não podem ser esquecidos, tais como:
- Diferenças entre células procariontes e eucariontes e em que organismos elas são encontradas.
- Estruturas básicas da célula: membrana plasmática, citoplasma e núcleo
- Organelas celulares: delas a que merece destaque é a mitocôndria, responsável pela produção de energia para a célula e cobrada com frequência em provas.
- Diferença entre célula animal e vegetal
- Meiose e mitose
- DNA e RNA
Além do conteúdo básico dessa área da Biologia, é importante que o candidato foque seus estudos na interpretação de textos, tabelas e gráficos. Assim como outras áreas, as questões de biologia celular podem também apresentar esses recursos.
Como estudar biologia celular para o Enem?
Para estudar biologia celular, assim como outras áreas da Biologia, o candidato pode realizar diferentes técnicas, como:
- Criação de quadros comparativos (essa técnica pode ser utilizada, por exemplo, para estudar os diferentes tipos celulares e organelas);
- Criação de resumos;
- Criação de mapas mentais;
- Assistir a videoaulas;
- Responder exercícios das provas do Enem de anos anteriores.
Leia mais: Temas que mais caem em Biologia no Enem
Como a biologia celular é cobrada no Enem?
Para entender como a biologia celular é cobrada, é importante conhecer algumas das questões que já caíram nos exames anteriores. Por isso, separamos algumas questões atuais sobre essa área da Biologia. Veja a seguir:
Questão 1 (Enem 2019) Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, ela acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo do feijão. O sal foi absorvido pelas batatas por
a) osmose, por envolver apenas o transporte do solvente.
b) fagocitose, porque o sal transportado é uma substância sólida.
c) exocitose, uma vez que o sal foi transportado da água para a batata.
d) pinocitose, porque o sal estava diluído na água quando foi transportado.
e) difusão, porque o transporte ocorreu a favor do gradiente de concentração.
Resposta: Nessa questão, o tema abordado é o transporte através da membrana. A batata absorve o sal por ter sido colocada em um meio hipertônico. Assim, ocorre o transporte do soluto a favor do gradiente de concentração, partindo de um meio em que sua concentração era maior, para um meio em que sua concentração era menor. Esse é um tipo de transporte passivo, em que não há gasto de energia pela célula. Alternativa correta: Letra e.
Questão 2 (Enem 2018) O nível metabólico de uma célula pode ser determinado pela taxa de síntese de RNAs e proteínas, processos dependentes de energia. Essa diferença na taxa de síntese de biomoléculas é refletida na abundância e nas características morfológicas dos componentes celulares. Em uma empresa de produção de hormônios proteicos a partir do cultivo de células animais, um pesquisador deseja selecionar uma linhagem com o metabolismo de síntese mais elevado, dentre as cinco esquematizadas na figura.
Qual linhagem deve ser escolhida pelo pesquisador?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
Resposta: Nessa questão, o tema abordado são as organelas celulares. Como a empresa necessita de uma linhagem com metabolismo de síntese mais elevado, devemos observar o desenho que apresenta estruturas que garantem uma maior síntese de proteínas. A linhagem que apresenta essas características é a IV, pois há um nucléolo desenvolvido, que garante a formação das subunidades ribossomais; uma maior região de eucromatina, que é a porção ativa do genoma; e uma maior quantidade de retículo endoplasmático rugoso, que sintetiza proteínas. Além disso, há maior quantidade de mitocôndrias, essenciais para a produção de energia. Alternativa correta: Letra d.
Questão 3 (Enem 2017) Visando a explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana, formando uma célula híbrida. Em seguida, com o intuito de marcar as proteínas de membrana, dois anticorpos foram inseridos no experimento, um específico para as proteínas de membrana do camundongo e outro para as proteínas de membrana humana. Os anticorpos foram visualizados no microscópio por meio de fluorescência de cores diferentes.
A mudança observada da etapa 3 para a etapa 4 do experimento ocorre porque as proteínas
a) movimentam-se livremente no plano da bicamada lipídica.
b) permanecem confinadas em determinadas regiões da bicamada.
c) auxiliam o deslocamento dos fosfolipídios da membrana plasmática.
d) são mobilizadas em razão da inserção de anticorpos.
e) são bloqueadas pelos anticorpos.
Resposta: Nessa questão podemos observar que o tema abordado é a membrana plasmática e suas características. O modelo que representa a estrutura da membrana plasmática é o do mosaico fluido, o qual afirma que as proteínas e lipídios não se encontram em uma posição fixa na membrana. É essa fluidez na membrana que explica a movimentação das proteínas na membrana plasmática da célula. Alternativa correta: Letra a.