Massagem é uma técnica utilizada para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade, onde se aplica força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações. É conhecida também como massoterapia, podendo ser empregada para curar traumas físicos, aliviar estresse psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar a tensão.
Os tipos existentes de massagem são vários, porém os dois grandes grupos básicos são: as massagens com óleos e as massagens secas. Pode ser superficial ou profunda e feita manualmente ou com a ajuda de aparelhos. Em geral uma sessão de massagem tem duração de 1 hora, e deve ser aplicada por um massoterapeuta (massagista) treinado.
A massagem terapêutica Havaiana é a arte de curar através do toque de Havaí, esta faz parte da medicina tradicional Havaiana. Na tradição havaiana a massagem tem como intuito o restabelecimento do estado natural de harmonia de vida e de energia vital no corpo.
Ao longo da História a massagem tem sido utilizada como uma forma física de aliviar a dor e o desconforto. Estava arraigada na medicina folclórica na China desde 1800 a.C. Foi utilizada pelos egípcios antigos, budistas, persas e japoneses no tratamento de várias doenças e lesões, continuando a ser parte integrante do tratamento médico até depois do quinto século d.C.
A massagem é cada vez mais popular nos EUA, Europa e Brasil. Atualmente existem massagens para bebês, idosos, massagens cosméticas, etc. As massagens estão cada vez mais inseridas na cultura, chegou até mesmo às grandes organizações, fazendo parte do programa de incentivos.