A caricatura é um desenho criado com o objetivo de enfatizar as características de pessoas, animais ou objetos, (re)criando retratos bem-humorados.
A caricatura é um desenho criado com o objetivo de enfatizar as características de pessoas, animais ou objetos, (re)criando retratos bem-humorados, cômicos e/ou irônicos, sobretudo com relação aos aspectos físicos e/ou comportamentais do objeto, como nariz avantajado, topete, gestos, vícios, hábitos particulares etc.
Caricatura é uma palavra de origem italiana (“caricare”) que significa “exagerar, aumentar as proporções de alguma coisa”. Enquanto gênero discursivo, surgiu com a publicação das obras do artista italiano Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com Caricaturas dos tipos populares da sua cidade no século XVII. Artistas como Domenichino, Guercino e de Pier Leone Ghezzi (1674 – 1755) são considerados os primeiros artistas a dedicar-se à arte da caricatura.
De maneira geral, os caricaturistas observam as características físicas e/ou comportamentais do objeto e traçam um contorno das formas, distorcem traços reais e destacam os detalhes para dar acabamento ao desenho.
Assim como as charges, as histórias em quadrinhos e as tirinhas, a caricatura é um gênero discursivo desenvolvido a partir das contribuições da linguagem não verbal e circula em suportes de comunicação de massa, como jornais, revistas, blogs, convites de casamento, festas de aniversário, entre outros.
Veja que interessante a forma como foi criada esta caricatura de Albert Einstein**:
Leia também a respeito das Charges e dos Cartuns clicando aqui. Bons estudos!
Créditos da imagem: