Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês) é um feriado dos Estados Unidos em que as pessoas se reúnem para compartilhar comida, como agradecimento pelas bençãos.

O banquete servido no Dia de Ação de Graças simboliza o agradecimento, o ponto principal da comemoração.

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês) é um feriado nacional dos Estados Unidos comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. A data é marcada pela reunião de familiares e pessoas conhecidas para agradecer pelas bençãos recebidas. Na ocasião, as pessoas compartilham um jantar.

A origem da data está associada à celebração pela colheita nos tempos da colonização inglesa no território americano. O dia não tem relação de maneira direta com uma religião, por isso é comemorado pelas pessoas em geral, independentemente de sua crença.

Leia também: 9 de agosto – Dia Internacional dos Povos Indígenas

Origem do Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças foi comemorado pela primeira vez em 1621 em Plymouth, colônia de Massachusetts.

Colonizadores ingleses saíram das terras britânicas em 1620, a bordo do navio Mayflower e desembarcaram na região que se tornaria a Colônia de Plymouth.

Esses peregrinos ingleses conseguiram se estabelecer em terras americanas com sucesso pela primeira vez. Os colonizadores obtiveram uma colheita produtiva e convidaram os indígenas para celebrarem a conquista.

 O primeiro Dia de Ação de Graças representado em pintura a óleo de Jean Louis Gerome Ferris (1932).

A festa teve a duração de três dias e contou com a participação de 53 ingleses e 90 indígenas do povo Wampanoag, de acordo com relato de Edward Winslow na obra Mourt’s Relation.

As comidas presentes nessa comemoração demonstravam os aspectos culturais dos colonizadores e dos nativos: o trigo tinha sido trazido da Europa, e os três alimentos conhecidos como “as três irmãs” (abóbora, milho e feijão), eram cultivados pelos indígenas e considerados sagrados para eles. Esses ingredientes se tornaram tradicionais nas mesas durante as comemorações

Entretanto, há críticas quanto à história mais disseminada sobre o Dia de Ação de Graças. A narrativa mais conhecida para alguns “ameniza” as tensões entre colonizadores e indígenas, de maneira que os conflitos violentos contra os povos nativos americanos não são evidenciados na versão “oficial”.

A data se tornou feriado nos Estados Unidos em 1863, no contexto da guerra civil americana. O presidente Abraham Lincoln pediu em público para que os estadunidenses reservassem a última quinta-feira do mês de novembro como dia de agradecimento a Deus.

A definição do feriado para a quarta quinta-feira do mês de novembro, que nem sempre é a última, ocorreu em 1942 a partir da determinação do presidente Franklin D. Roosevelt.

Saiba mais: Colonização inglesa na América do Norte

Pratos típicos do Dia de Ação de Graças

Veja a seguir quais são os principais pratos típicos servidos no jantar do Dia de Ação de Graças.

Peru

O peru é um dos pratos mais presentes no banquete do Dia de Ação de Graças.

Purê de batata

O purê de batata é outra receita comumente servida no Dia de Ação de Graças.

Torta de abóbora

A abóbora é um alimento sagrado para os povos nativos americanos, por isso é um alimento muito presente no Dia de Ação de Graças.

Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos

O Dia de Ação de Graças é o feriado mais popular dos Estados Unidos. A data é comparada ao Natal, devido à importância simbólica de reunir familiares para um momento de agradecimento e união.

A data impulsiona a economia do país por conta do intenso deslocamento de pessoas, seja nas rodovias ou no tráfego aéreo.

O Dia de Ação de Graças é conhecido pela reunião das pessoas à mesa.

Na sexta-feira seguinte à quinta-feira do Dia de Ação de Graças, acontece a Black Friday. Conhecida como uma das ocasiões de maior movimentação no comércio, graças aos descontos em diversos setores.

Nas refeições do Dia de Ação de Graças, o consumo de peru aumenta consideravelmente, fato que levou o dia a também ser o Dia do Peru, ou Turkey Day, como é conhecido nos Estados Unidos. De acordo com o livro Holiday Simbols and Customs, os americanos comem mais de 310 milhões de quilos de peru nessa data.

Veja também: 12 de Outubro – Dia das Crianças

Dia de Ação de Graças no Brasil

O Dia de Ação de Graças não é tão popular no Brasil quanto é nos Estados Unidos. A data ficou mais conhecida por ser a véspera da Black Friday.

O fato de não ser muito conhecida aqui está relacionado à origem da comemoração. A colonização do Brasil foi feita por Portugal e não pela Inglaterra, portanto, a tradição nasceu do processo de colonização inglesa nas terras americanas.

Por aqui é mais comum a ocasião ser comemorada por famílias de origens americana e canadense, bem como por algumas igrejas protestantes.

A Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949, instituiu o Dia Nacional da Ação de Graças no Brasil na quarta quinta-feira de novembro. Há também o Decreto nº 57.298, de 1965, que regulamenta as comemorações da data por aqui.

Por: Lucas Afonso

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Mapa-múndi
Quem foi Lampião?
Capacitores em série
5 dicas para entender o pensamento de Aristóteles
Todas as vídeo aulas

Versão completa