6 de janeiro — Dia de Reis

O Dia de Reis, também conhecido como Solenidade da Epifania do Senhor, é uma celebração católica que encerra o período natalino.

Os cortejos com canções religiosas são uma tradição importante da celebração do Dia de Reis. [1]

O Dia de Reis ou Solenidade da Epifania do Senhor, celebrado em 6 de janeiro, é uma comemoração presente no calendário religioso dos católicos. Essa data celebra a visita que os reis magos fizeram ao recém-nascido Jesus em Belém poucos dias após o seu nascimento. É entendida também como o momento de encerramento das celebrações natalinas.

As comemorações do Dia de Reis foram trazidas ao Brasil pelos portugueses e se estabeleceram como uma prática cultural de nosso país, se manifestando de diversas maneiras em cada região. A Folia de Reis ou o Reisado é uma festividade tradicional do Dia de Reis, e em partes do país as tradições desse dia são patrimônio cultural imaterial.

Leia também: O que se comemora na Páscoa cristã?

Resumo sobre o Dia de Reis

  • O Dia de Reis é celebrado no dia 6 de janeiro.

  • A celebração encerra o período natalino, sendo o momento do desmonte dos enfeites de Natal.

  • A data relembra a visita dos reis magos a Jesus, que marca a primeira aparição do messias.

  • A celebração foi trazida ao Brasil pelos portugueses, sendo tradicional na cultura popular de nosso país.

  • A Folia de Reis ou Reisado é como são chamadas as festas tradicionais do Dia de Reis.

Dia de Reis na tradição cristã

O Dia de Reis é uma celebração do cristianismo, em especial do catolicismo, sendo celebrada em 6 de janeiro. A data relembra a visita que os reis magos fizeram a Jesus Cristo, poucos dias após seu nascimento. Os magos foram guiados por uma estrela que os levou a Belém. Ao encontrar o recém-nascido Jesus, ofertaram-lhe mirra, ouro e incenso.

Os cristãos entendem esse acontecimento como a primeira manifestação de Jesus Cristo e é conhecido na liturgia católica como Solenidade da Epifania do Senhor. A comemoração é considerada o encerramento da Epifania, período do calendário litúrgico dos católicos que trata do nascimento do messias.

Além disso, o Dia de Reis é marcado pelo desmonte das decorações natalinas, sendo o momento em que os presépios, árvores e luzes de Natal são retirados oficialmente. Essa data comemorativa acontece 12 dias depois do Natal e tem como base a passagem bíblica que menciona os reis magos.

O texto bíblico aborda a visita dos reis magos a Jesus no Evangelho de Mateus. A celebração do Dia de Reis é tradicional no Brasil e foi trazida para cá por influência portuguesa, muito provavelmente durante o período da colonização. Atualmente, é marcada por manifestações folclóricas bastante tradicionais na cultura brasileira.

Acesse também: Quando surgiu a celebração do Corpus Christi?

Costumes do Dia de Reis

Aqui no Brasil, as tradições do Dia de Reis são realizadas na Folia de Reis, festa que também é conhecida como Reisado. Um dos costumes mais tradicionais do Reisado são os desfiles formados por grupos musicais que são chamados Terno de Reis. Esses grupos costumam parar na porta das casas cantando canções religiosas e recebendo doações de alimentos.

Junto do Terno de Reis estão dançarinos e instrumentistas, que puxam as canções do cortejo. Todos os que compõem esses grupos — cantores, dançarinos e instrumentistas — utilizam trajes tradicionais. É importante lembrar que os costumes do Dia de Reis podem sofrer alterações dependendo da região do Brasil.

Os alimentos arrecadados pelos cortejos do Terno de Reis são usados em ações de caridade. Uma outra tradição de Reisado é o Boi de Reis, um folguedo que costuma ser realizado durante todo o período natalino e realizado em 6 de janeiro como forma de finalizar a celebração. Em certas partes do Brasil, os costumes da Folia de Reis são considerados patrimônio cultural imaterial e são alvo de preservação.

Quem são os reis magos?

Como citado, os reis magos são figuras apresentadas no texto bíblico como enviados que saíram de longe para presentear e prestar culto a Jesus, poucos dias após ter nascido. Eles foram guiados por uma estrela e foram do Oriente a encontro de Jesus Cristo. A Bíblia menciona que a visita teria sido feita por magos.

O termo “magos” pode ser uma referência ao fato de que eles eram homens sábios, mas alguns especulam que pode ter relação com o fato de que eles seriam persas e adeptos do zoroastrismo (a origem deles, no entanto, é incerta). O texto bíblico, por sua vez, não menciona em nenhum momento que esses magos eram reis, sendo que essa associação provavelmente foi construída ao longo da Idade Média.

O relato bíblico também não menciona o nome dos reis magos, mas a tradição convencionou chamá-los de Melchior (ou Belchior), Baltasar e Gaspar. Por fim, não sabemos quantos magos eram, e acredita-se que eram três pela quantidade de presentes que foram entregues a Jesus.

Créditos da imagem:

[1] Renan Martelli da Rosa e Shutterstock

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Regra de Chió
Grécia Antiga: Guerra de Troia
Verminoses: doenças causadas por vermes
Contratualismo: Hobbes, Locke e Rousseau
Todas as vídeo aulas

Versão completa