21 de março - Dia Internacional das Florestas

Em 21 de março, é comemorado o Dia Internacional das Florestas, uma data proclamada, em 2012, pelas Nações Unidas com a finalidade de conscientizar a população a respeito desse importante ecossistema. A data enfatiza ainda a necessidade de um desenvolvimento sustentável, essencial para que recursos estejam disponíveis para as gerações futuras.

Leia também: 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

O que são as florestas?

De uma maneira bastante simplificada, costumamos chamar de floresta toda vegetação que possui indivíduos lenhosos e árvores que apresentam copas que se tocam, formando o famoso dossel. Essa definição, entretanto, apresenta falhas e pode provocar diferentes interpretações, não sendo adequada, portanto, para a criação de leis e normas.

Diante da problemática das definições, alguns conceitos foram criados para padronizar o que é uma floresta. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), uma floresta é uma área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano.” Apesar de a definição ser amplamente aceita, ainda existem algumas vegetações consideradas florestas que não obedecem completamente ao conceito proposto pela FAO.

Qual é a importância das florestas?

As florestas são essenciais para a nossa sobrevivência, pois é dela que tiramos muitos recursos, tais como alimento, matéria-prima e até mesmo combustível. Além disso, as florestas funcionam como abrigo para uma grande biodiversidade, além de conservarem recursos hídricos e o solo, contribuírem para a manutenção da umidade do ar, armazenarem carbono e afetarem diretamente o ciclo da água.

Vale frisar ainda que as florestas são usadas por muitas comunidades tradicionais e indígenas. Para essas comunidades, a floresta fornece tudo de que precisam, desde alimento até abrigo. Diante disso, observa-se, na maioria dos casos, que a exploração desse ambiente por esses povos é feita de maneira sustentável, uma vez que eles possuem consciência de que aquele ambiente está diretamente ligado à vida deles. Para saber mais da relevância da preservação desse ecossistema, leia: a importância das florestas.

As florestas são essenciais para manutenção da vida no planeta.

O que a destruição das florestas pode causar?

As florestas apresentam grande importância para o planeta e sua destruição afeta nossa vida econômica e também ecologicamente. Por serem grandes fontes de biodiversidade, por exemplo, sua destruição causa a perda de várias espécies de seres vivos, tais como plantas e animais.

Além disso, pode contribuir para mudanças climáticas, em virtude da liberação de carbono, e afetar o regime de chuvas. Vale destacar ainda que, economicamente, as perdas são enormes, uma vez que a floresta é fonte de uma grande quantidade de matéria-prima.

"Para construir um futuro sustentável resistente às alterações climáticas para todos, devemos investir em florestas do nosso mundo.”

Ban Ki-moon - Secretário-geral da Organização das Nações Unidas

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Problemas ambientais urbanos
Polímeros
Calor específico (termologia/calorimetria)
Questões étnico-raciais: uma análise a partir de Pantera Negra
Todas as vídeo aulas

Versão completa