Poucas pessoas têm ciência de que há um Dia Mundial da Religião, isto é, um dia para celebração de todas as religiões universais. Esse dia é 21 de janeiro. A criação dessa data partiu de uma iniciativa da comunidade bahá'i em uma de suas Assembleias Espirituais Nacionais, que ocorreu em 1949. Desde então, o Dia Mundial da Religião vem sendo comemorado. Mas qual é o propósito dessa data? E o que vem a ser a comunidade Bahá'i?
Leia também: Qual a diferença entre religião e seita?
Qual é o objetivo do Dia Mundial da Religião?
Os bahá'i têm em vista que o Dia Mundial da Religião coloca-se como uma oportunidade para se refletir sobre o preconceito e a intolerância religiosa, bem como traçar perspectivas para superá-los. A crença nos ensinamentos de Bahá'u'lláh dá aos membros da fé bahá'i uma dimensão ecumênica e global da religião, o que poderia, segundo eles, produzir uma união global de todas as tradições com vista à paz universal.
Essa pretensão de unidade universal das religiões, entretanto, pode ser encarada como algo que oferece risco às especificidades de cada religião. Toda religião implica dogmas próprios e está atrelada a uma tradição muito bem formatada. Qualquer perspectiva de uniformidade globalista pode ser complicada nesse sentido. Um exemplo de crítica a esses projetos de “Religião Mundial” pode ser constatado na obra do americano Lee Penn, intitulada False Dawn: the united religions initiative, globalismo, and the quest for a one-world religion|1|.
Contudo, o Dia Mundial da Religião pode suscitar grandes e valiosas discussões tanto sobre o papel das tradições religiosas no mundo globalizado quanto sobre o futuro de cada uma dessas tradições.
Veja também: Qual a diferença entre o candomblé e a umbanda?
O que é a comunidade bahá'i?
A fé bahá'i, ou comunidade bahá'i, é uma religião derivada das pregações de Bahá'u'lláh, um líder religioso persa que viveu de 1817 a 1892. Bahá'u'lláh julgava-se um profeta que veio para suceder diretamente os principais profetas das religiões universais, como Moisés, Abraão, Krishna, Zaratustra, Buda, Jesus Cristo e Maomé. Seus ensinamentos consistiam em levar a paz para todos os povos e tornar evidentes os elos positivos que tornam todas as religiões harmônicas entre si. Os seguidores de Bahá'u'lláh formaram a fé bahá'i e conceberam o seu profeta como aquele que completa o destino de todas as religiões.
As assembleias espirituais, a nível nacional e local, são as formas de organização da comunidade bahá'i, que conseguiu disseminar-se por todo o globo. No Brasil, o primeiro núcleo da fé bahá'i formou-se na cidade de Salvador, na Bahia, no ano de 1921, na época da vinda para cá de Leonora Holsapple, membro da comunidade bahá'i dos Estados Unidos da América.