13 de julho - Dia Mundial do Rock

Dia Mundial do Rock é comemorado no 13 de julho e celebra um dos estilos musicais mais benquistos em todo mundo e que, até hoje, faz sucesso e influencia a juventude.

O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho.

O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho e recorda um evento que aconteceu no mesmo dia, em 1985, quando grandes estrelas do rock participaram de um show chamado Live Aid, que buscava arrecadar dinheiro para fornecer ajuda humanitária à Etiópia, na África.

Além de recordar esse importante evento, o dia 13 de julho serve também para homenagear o rock and roll, estilo musical que surgiu nos anos 1950 e que marcou a música mundial para sempre. Jovens do mundo todo foram e ainda são influenciados pelo rock e, principalmente, pelos representantes desse estilo musical.

Leia também: 1º de maio - Dia da Literatura Brasileira

Qual a origem do Dia Mundial do Rock?

A celebração do Dia Mundial do Rock não é internacional, mas sim uma ideia originalmente brasileira. O dia 13 de julho foi escolhido para comemorar esse estilo musical, que, desde o seu surgimento, influenciou gerações de músicos e de fãs. Desde o seu surgimento, na década de 1950, o rock foi muito contestado e associado à violência e perversão, porém o estilo também foi contestador ao propor a liberdade de produção artística.

A origem da comemoração foi em São Paulo, maior cidade do Brasil, onde duas rádios especializadas em rock, 89 FM e 97 FM, tornaram-se as idealizadoras do Dia Mundial do Rock. Na época, entre os anos 1980 e 1990, o rock brasileiro estava em evidência nas paradas de sucesso e nos programas de televisão. Bandas como Titãs, Paralamas do Sucesso, Ultrage a Rigor, entre outras, estavam em alta. O Rock in Rio, um dos primeiros eventos de grandes proporções ligados ao rock, amplificou o ritmo agitado do momento.

Por que o Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho?

Apesar de ter sido uma ideia brasileira, o Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho não por causa de algum evento musical ocorrido no Brasil, mas sim para recordar o Live Aid, um show, ocorrido em 13 de julho de 1985, organizado pelo músico Midge Ure e com a participação das maiores estrelas do rock mundial, como Tina Tuner, Rolling Stones, Paul McCartney, George Michael, entre outros. O objetivo desse evento era arrecadar fundos para ajuda humanitária à Etiópia, país africano que sofria com a fome e a guerra civil.

O evento aconteceu em Londres, no Estádio de Wembley, e na Filadélfia, no JFK Stadium, e reuniram, juntos, mais de cem mil pessoas. Várias televisões do mundo inteiro transmitiram via satélite as apresentações musicais, e estima-se que aproximadamente dois bilhões de pessoas, em cem países, tenham acompanhado o festival.

A organização do evento conseguiu arrecadar 150 mil libras esterlinas, porém boa parte dessa quantia foi desviada pelos grupos rebeldes e pelo governo etíope para financiar a guerra civil.

Matéria do jornal britânico “The Sun” anunciando o Live Aid, que aconteceu em 13 de julho de 1985, e foi um grande marco na história do rock. [1]

Qual a origem do rock?

O rock surgiu nos Estados Unidos, no começo dos anos 1950. Esse estilo musical apareceu das influências da cultura afro-americana, como o jazz e o blues, e outros gêneros musicais, como o country. O rádio e o cinema se abriram para o rock ocupar espaço no cenário artístico norte-americano.

Os estudiosos em música se dividem quanto ao marco inicial do rock. Para alguns, a música “Rocket 88”, de Ike Turner e Jackie Brenston, de 1951, foi a primeira canção genuinamente rock and roll a ser lançada. Outros estudiosos preferem não declarar uma única canção como marco fundador desse estilo por conta da ausência de uma linearidade no seu processo evolutivo. A partir de meados dos anos 1950, o rock alcançou as paradas de sucesso, e inúmeros artistas surgiram para popularizá-lo, como Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lee Lews.

O cinema também ajudou na popularização do rock. Os principais artistas que surgiram foram protagonistas de filmes, e suas canções se transformaram em trilhas que entraram nas paradas de sucesso. Além da música, os filmes mostravam as danças e os novos passos criados. Os artistas ficaram famosos também por cantar em algumas cenas.

Elvis Presley foi responsável por popularizar o rock em todo mundo. [2]

A música que surgia naquele momento nos Estados Unidos conquistou os jovens que aguardavam por um estilo musical que se identificasse com eles. O rock não foi apenas música, mas também dança. À medida que o estilo se popularizava, aumentava as festas cujas trilhas sonoras eram os novos cantores que apareciam a cada momento.

Veja também: 31 de janeiro - Dia Mundial do Mágico

Representantes do rock

Ao longo da história, o rock teve vários representantes:

  • Chuck Berry

  • Elvis Preley

  • Beatles

  • Rolling Stones

  • Jimi Hendrix

  • Janis Joplin

  • The Runaways

No Brasil, o rock chegou no final dos anos 1950 e teve os seguintes representantes:

Selo lançado em 1991, ano do Rock in Rio II, e que homenageava Raul Seixas.[3]
  • Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderleia (fizeram parte da Jovem Guarda, programa da TV Record, nos anos 1960, que ajudou a popularizar o rock no Brasil);

  • Cely Campelo;

  • Os Mutantes;

  • Raul Seixas.

Créditos das imagens

[1] Lenscap Photography / Shutterstock

[2] Dan Kosmayer / Shutterstock

[3] Mirt Alexander / Shutterstock

Por: Carlos César Higa

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Como saber se tem ou não crase?
Transporte ativo
Hibridização sp do carbono
Como tirar mais de 800 na prova de Matemática do Enem?
Todas as vídeo aulas

Versão completa