Dia Mundial do Rock é comemorado no 13 de julho e celebra um dos estilos musicais mais benquistos em todo mundo e que, até hoje, faz sucesso e influencia a juventude.
O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho e recorda um evento que aconteceu no mesmo dia, em 1985, quando grandes estrelas do rock participaram de um show chamado Live Aid, que buscava arrecadar dinheiro para fornecer ajuda humanitária à Etiópia, na África.
Além de recordar esse importante evento, o dia 13 de julho serve também para homenagear o rock and roll, estilo musical que surgiu nos anos 1950 e que marcou a música mundial para sempre. Jovens do mundo todo foram e ainda são influenciados pelo rock e, principalmente, pelos representantes desse estilo musical.
Leia também: 1º de maio - Dia da Literatura Brasileira
Qual a origem do Dia Mundial do Rock?
A celebração do Dia Mundial do Rock não é internacional, mas sim uma ideia originalmente brasileira. O dia 13 de julho foi escolhido para comemorar esse estilo musical, que, desde o seu surgimento, influenciou gerações de músicos e de fãs. Desde o seu surgimento, na década de 1950, o rock foi muito contestado e associado à violência e perversão, porém o estilo também foi contestador ao propor a liberdade de produção artística.
A origem da comemoração foi em São Paulo, maior cidade do Brasil, onde duas rádios especializadas em rock, 89 FM e 97 FM, tornaram-se as idealizadoras do Dia Mundial do Rock. Na época, entre os anos 1980 e 1990, o rock brasileiro estava em evidência nas paradas de sucesso e nos programas de televisão. Bandas como Titãs, Paralamas do Sucesso, Ultrage a Rigor, entre outras, estavam em alta. O Rock in Rio, um dos primeiros eventos de grandes proporções ligados ao rock, amplificou o ritmo agitado do momento.
Por que o Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho?
Apesar de ter sido uma ideia brasileira, o Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho não por causa de algum evento musical ocorrido no Brasil, mas sim para recordar o Live Aid, um show, ocorrido em 13 de julho de 1985, organizado pelo músico Midge Ure e com a participação das maiores estrelas do rock mundial, como Tina Tuner, Rolling Stones, Paul McCartney, George Michael, entre outros. O objetivo desse evento era arrecadar fundos para ajuda humanitária à Etiópia, país africano que sofria com a fome e a guerra civil.
O evento aconteceu em Londres, no Estádio de Wembley, e na Filadélfia, no JFK Stadium, e reuniram, juntos, mais de cem mil pessoas. Várias televisões do mundo inteiro transmitiram via satélite as apresentações musicais, e estima-se que aproximadamente dois bilhões de pessoas, em cem países, tenham acompanhado o festival.
A organização do evento conseguiu arrecadar 150 mil libras esterlinas, porém boa parte dessa quantia foi desviada pelos grupos rebeldes e pelo governo etíope para financiar a guerra civil.
Qual a origem do rock?
O rock surgiu nos Estados Unidos, no começo dos anos 1950. Esse estilo musical apareceu das influências da cultura afro-americana, como o jazz e o blues, e outros gêneros musicais, como o country. O rádio e o cinema se abriram para o rock ocupar espaço no cenário artístico norte-americano.
Os estudiosos em música se dividem quanto ao marco inicial do rock. Para alguns, a música “Rocket 88”, de Ike Turner e Jackie Brenston, de 1951, foi a primeira canção genuinamente rock and roll a ser lançada. Outros estudiosos preferem não declarar uma única canção como marco fundador desse estilo por conta da ausência de uma linearidade no seu processo evolutivo. A partir de meados dos anos 1950, o rock alcançou as paradas de sucesso, e inúmeros artistas surgiram para popularizá-lo, como Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lee Lews.
O cinema também ajudou na popularização do rock. Os principais artistas que surgiram foram protagonistas de filmes, e suas canções se transformaram em trilhas que entraram nas paradas de sucesso. Além da música, os filmes mostravam as danças e os novos passos criados. Os artistas ficaram famosos também por cantar em algumas cenas.
A música que surgia naquele momento nos Estados Unidos conquistou os jovens que aguardavam por um estilo musical que se identificasse com eles. O rock não foi apenas música, mas também dança. À medida que o estilo se popularizava, aumentava as festas cujas trilhas sonoras eram os novos cantores que apareciam a cada momento.
Veja também: 31 de janeiro - Dia Mundial do Mágico
Representantes do rock
Ao longo da história, o rock teve vários representantes:
-
Chuck Berry
-
Elvis Preley
-
Beatles
-
Rolling Stones
-
Jimi Hendrix
-
Janis Joplin
-
The Runaways
No Brasil, o rock chegou no final dos anos 1950 e teve os seguintes representantes:
-
Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderleia (fizeram parte da Jovem Guarda, programa da TV Record, nos anos 1960, que ajudou a popularizar o rock no Brasil);
-
Cely Campelo;
-
Os Mutantes;
-
Raul Seixas.
Créditos das imagens
[1] Lenscap Photography / Shutterstock
[2] Dan Kosmayer / Shutterstock
[3] Mirt Alexander / Shutterstock