11 de agosto – Dia do Estudante

O Dia do Estudante é celebrado, no Brasil, em 11 de agosto, e essa data foi escolhida porque nesse dia, em 1827, foram criados cursos de Direito em São Paulo e em Olinda por ordem do imperador D. Pedro I. Fora do Brasil existe o Dia Internacional do Estudante, que é comemorado em 17 de novembro, em homenagem a estudantes que resistiram ao nazismo na Checoslováquia.

Acesse também: 15 de outubro – Dia do Professor

O que é o Dia do Estudante?

O Dia do Estudante é uma data comemorativa celebrada em 11 de agosto e serve para homenagear um dos ofícios mais importantes da vida de uma pessoa: o de estudante. É uma fase que todas as pessoas vivem durante sua infância e juventude, mas o hábito de estudar é algo que deve ser levado para toda a vida.

O Dia do Estudante é celebrado no mesmo dia em que foi fundado o curso de Direito em São Paulo e em Olinda. Na imagem, a Faculdade de Direito em São Paulo.[1]

Essa data comemorativa é celebrada nesse dia em virtude de um decreto imperial emitido por D. Pedro I em 11 de agosto de 1827. Esse decreto determinava que seriam abertos dois cursos superiores em Ciências Sociais e Jurídicas (atualmente conhecido como curso de Direito).

Os novos cursos seriam estabelecidos em Olinda, no estado de Pernambuco, e na cidade de São Paulo e configuraram um marco importante para o Brasil, porque até aquela data o país só possuía dois cursos superiores: o de Medicina, que ficava no Rio de Janeiro, e o de Cirurgia, que ficava em Salvador. Os cursos estabelecidos em São Paulo e Olinda foram importantes na formação de intelectuais no país.

As duas graduações foram criadas em 11 de agosto de 1827, mas só começaram de fato as suas atividades em 1º de março, em São Paulo, e em 15 de maio, em Olinda. Elas existem até hoje, mas o curso de Olinda foi transferido para Recife, atual capital de Pernambuco.

A ideia da criação do Dia do Estudante aconteceu 100 anos depois, durante as comemorações do centenário do curso de Direito em São Paulo, no ano de 1927. Durante as celebrações, foi proposto por Celso Gand Ley, um advogado, que o dia 11 de agosto, o dia da criação do curso, fosse transformado no Dia do Estudante.

Outro acontecimento significativo do dia 11 de agosto foi a fundação, em 1937, da União Nacional dos Estudantes (UNE), instituição que atua na defesa dos direitos dos estudantes de ensino superior no Brasil. Esses acontecimentos marcaram o dia 11 de agosto e transformaram-no em um momento significante de homenagem aos estudantes brasileiros.

Acesse também: Universidades na Idade Média

Dia Internacional do Estudante

Aqui no Brasil o Dia do Estudante é 11 de agosto, mas, internacionalmente falando, a data é celebrada em outro dia. O Dia Internacional dos Estudantes é comemorado anualmente em 17 de novembro. A escolha dessa data remete à Checoslováquia durante a Segunda Guerra Mundial.

No Brasil o Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto e, no exterior, o Dia Internacional do Estudante acontece em 17 de novembro.

Em 1939, a Checoslováquia foi invadida pelos alemães nazistas, e o país foi convertido em território alemão. Em Praga, a capital do país, estudantes iniciaram protestos contra essa ocupação, que se iniciaram na Universidade Carolina de Praga. Durante esses protestos, os estudantes também celebraram os 21 anos de independência de seu país.

Essa celebração foi violentamente reprimida pelos nazistas, e um estudante acabou falecendo, vítima das agressões. O velório, que foi realizado em 15 de novembro de 1939, tornou-se uma grande passeata pelas ruas de Praga, e novamente as forças nazistas usaram da violência para silenciar a população.

Em seguida, os nazistas determinaram o fechamento das universidades na Checoslováquia, prenderam 1200 estudantes e enviaram-nos para o campo de concentração de Sachsenhausen. No dia 17 de novembro, oito estudantes e um professor que participaram dos protestos foram executados. As universidades do país permaneceram fechadas até o fim da ocupação nazista.

O 17 de novembro tornou-se o Dia Internacional dos Estudantes como uma homenagem aos estudantes que foram executados nesse dia em 1939.

Créditos da imagem:

[1] Alf Ribeiro e Shutterstock

 

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Retomadas de repertório na redação do Enem
Escalonamento de Sistemas
Vírus, fungos e bactrias qual a diferença?
Fórmulas de Física para arrasar nas provas
Todas as vídeo aulas

Versão completa