1º de maio – Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data celebrada em 1º de maio, tendo como origem uma greve geral de trabalhadores do século XIX.

O Dia do Trabalho é uma data que celebra a luta histórica dos trabalhadores por seus direitos.

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data que se celebra no 1º de maio. Essa data comemora a importância da luta dos trabalhadores por seus direitos e por condições dignas de trabalho. A data acontece no Brasil e em outros países.

A origem do Dia do Trabalho tem relação com uma greve geral de trabalhadores norte-americanos que lutaram para a redução da jornada de trabalho de 12 horas para 8 horas diárias. O primeiro país a celebrar o 1º de maio como feriado nacional de maneira oficial foi a França.

Leia também: Como é visto o trabalho no mundo contemporâneo?

Resumo sobre o Dia do Trabalho

  • O Dia do Trabalho é uma data celebrada em 1º de maio.
  • Nesse dia é celebrado o trabalhador e sua luta histórica por seus direitos.
  • A origem do dia se relaciona com a greve geral dos trabalhadores norte-americanos no final do século XIX.
  • A data foi celebrada oficialmente, pela primeira vez, na França.
  • No Brasil, o Dia do Trabalho tornou-se feriado nacional em 1924.

Origem do Dia do Trabalho

Também conhecido como Dia do Trabalhador, o Dia do Trabalho é uma data celebrada em 1º de maio no Brasil bem como em outros países. A data se originou em um contexto de luta e engajamento dos trabalhadores por condições de trabalho mais dignas e humanas.

A origem da data tem relação com uma greve geral que foi puxada por trabalhadores estadunidenses no final do século XIX. Os trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, organizaram uma greve para o dia 1º de maio de 1886. Esses trabalhadores exigiam a redução da jornada de trabalho de 12 horas para 8 horas por dia.

A greve mobilizou cerca de 340 mil trabalhadores nos Estados Unidos e ficou marcada por incidentes entre os trabalhadores e as forças policiais. Houve um pequeno confronto entre a polícia e os trabalhadores em greve no dia 3 de maio, o que motivou um grande protesto pacífico na Praça Haymarket, em Chicago.

Esse protesto foi interrompido por uma bomba que explodiu e matou civis e policiais. Em seguida, os policiais reprimiram violentamente os trabalhadores, resultando na morte de alguns deles. Não se sabe quem lançou a bomba, mas alguns trabalhadores foram presos, julgados e condenados como autores do lançamento, no entanto, sem provas.

Os acontecimentos da greve geral de Chicago, iniciada em 1º de maio de 1886, se tornaram populares entre os movimentos de trabalhadores de todo o mundo. A data passou a ser celebrada por socialistas e movimentos de trabalhadores como um marco na luta dessa classe por seus direitos.

A popularidade dessa data e dessa greve fez com que o Dia do Trabalhador fosse consolidado como feriado em 1º de maio, na França, depois que a jornada diária de trabalho foi reduzida, por lei, para 8 horas em 1919. Depois da data ter se transformado em feriado na França, ela também passou a ser celebrada na Rússia.

Por qual razão o Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio?

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador passou a ser mundialmente celebrado em 1º de maio como referência à greve de trabalhadores estadunidenses que se iniciou em Chicago em 1º de maio de 1886. A greve exigia a redução da jornada de trabalho de 12 horas para 8 horas por dia e ficou marcada pela violenta repressão que os trabalhadores receberam. A data se tornou um marco no movimento de trabalhadores, estabelecendo-se oficialmente como uma celebração na França, espalhando-se em seguida pelo mundo.

Veja também: 1º de maio — Dia da Literatura Brasileira

O dia 1º de maio, Dia do Trabalho, é feriado?

No Brasil, o 1º de maio é feriado nacional enquanto Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. A lei brasileira determinou o 1º de maio como feriado nacional por meio da lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. Essa lei estabelece sete feriados nacionais no Brasil, e o dia 1º de maio é um deles.

A data, no entanto, não foi transformada em feriado nacional em 2002, apenas foi reafirmada como tal por meio da lei citada. O 1º de maio se tornou feriado nacional no governo de Artur Bernardes, que, a partir do decreto nº 4.859, de 26 de setembro de 1924, criou o feriado nacional em celebração aos “mártires do trabalho”.

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador foi estabelecido por Artur Bernardes em 1924. A data, no entanto, já era celebrada informalmente pelos trabalhadores que faziam parte de movimentos de trabalhadores. A data passou a ser celebrada oficialmente a partir da década de 1920, sendo intensamente explorada por Getúlio Vargas.

Vargas foi um político que estabeleceu o que conhecemos como política trabalhista, uma atuação marcada pela aproximação do governo com os trabalhadores a fim de manter seu apoio e fidelidade. O governo concedia alguns benefícios aos trabalhadores e fortalecia a ideia de que eram benesses do líder e não fruto do engajamento da classe.

Os trabalhadores e os sindicatos ficavam sob o controle de Vargas, que, por meio dessa estratégia, ainda conseguia manter os trabalhadores afastados da influência socialista característica dos movimentos de trabalhadores. A ação de Vargas tinha como objetivo despolitizar o Dia do Trabalhador, alterando a data de um dia de luta e engajamento popular para um dia de lazer, descanso e exaltação do governo.

Como é o Dia do Trabalho no mundo?

Fora do Brasil, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado em diversos países, mas em muitos a celebração não é acompanhada de feriado. Alguns países celebram os trabalhadores em outra data, fora do mês de maio.

Esse é o caso dos Estados Unidos, que alteraram a celebração para a primeira segunda-feira de setembro a fim de desvincular o Dia do Trabalhador dos movimentos de trabalhadores mundo afora. Em alguns países, a data é feriado nacional, como são os casos de:

  • Argentina;
  • Bélgica;
  • França;
  • Angola;
  • Rússia.

Já no Japão, o 1º de maio não é feriado nacional, mas é comum que os trabalhadores recebam folga nesse dia. Isso porque o 1º de maio está no que é conhecido como Golden Week, em que se reúnem quatro diferentes feriados (o 1º de maio não é um deles), entre 29 de abril e 5 de maio. É comum que os trabalhadores tirem a semana toda de folga.

Por que o Dia do Trabalho é importante?

A importância do Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador está na necessidade de celebração dos trabalhadores e da história dos movimentos de trabalhadores e da luta dessa classe para conquistar condições dignas de trabalho. Essa luta se manifesta por conquistas importantes, como o salário mínimo, as férias remuneradas, a jornada diária de 8 horas (cujo encurtamento é debatido na atualidade), entre outras conquistas.

Algumas mensagens para o Dia do Trabalho

  • “O trabalhador comprometido responde executando bem sua função. É a cumplicidade de resultados.” (Fabiano Purkot)
  • “A força do trabalhador garante o sustento com dignidade e impulsiona o desenvolvimento do país.” (Rafael Nôleto)

Fontes

BILHÃO, Isabel. “Trabalhadores do Brasil!”: as comemorações do Primeiro de Maio em tempos de Estado Novo varguista. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/53Jxf4ctGT3Gg33BrPMXyGc/?format=pdf&lang=pt.

VEIGA, Edison. Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho? Como o Primeiro de Maio foi 'apropriado' por Getúlio Vargas. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52494236.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto nº 4.859, de 26 de setembro de 1924. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-4859-26-setembro-1924-567741-publicacaooriginal-91057-pl.html.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 10. 607, de 19 de dezembro de 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10607.htm.

REDAÇÃO. Por que o Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio? Saiba a origem do feriado. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/05/por-que-o-dia-do-trabalhador-e-comemorado-em-1o-de-maio-saiba-a-origem-do-feriado.

Por: Daniel Neves Silva

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Conto O Espelho
Ditadura no Brasil
Alzheimer
Calor específico (termologia/calorimetria)
Todas as vídeo aulas

Versão completa