Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. A data foi oficializada pela ONU em 1977 e sua origem tem relação histórica com o socialismo e o feminismo.

O Dia Internacional da Mulher ressalta a luta pela equiparação dos direitos entre homens e mulheres.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa celebrada em 8 de março. Apesar de muitos considerarem uma comemoração relacionada com as qualidades das mulheres e sua beleza, a data tem outro sentido e se refere à luta histórica das mulheres pela equiparação dos direitos entre homens e mulheres.

Essa data comemorativa foi proposta por uma ativista socialista, Clara Zetkin, e oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1977. O Dia Internacional da Mulher tem uma forte relação com os movimentos operário, socialista e feminista, além de o dia 8 de março ter relação direta com uma greve organizada por mulheres durante a Revolução Russa.

Leia também: Quem criou o Dia das Mães?

Resumo sobre o Dia Internacional da Mulher

  • O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa celebrada internacionalmente em 8 de março.

  • Essa data simboliza o histórico de luta das mulheres pela equiparação dos seus direitos com os dos homens e a luta contra o machismo e o sexismo.

  • Tem uma relação direta com os movimentos socialista, operário e feminista, sendo que a criação da data foi proposta por uma ativista socialista chamada Clara Zetkin.

  • Essa data tem relação com uma greve puxada por mulheres na Rússia durante a Revolução Russa.

  • A celebração foi oficializada pela ONU em 1977.

Quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher?

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. É uma data de grande simbolismo, uma vez que ressalta a luta das mulheres por seus direitos e relembra a sociedade do quanto elas ainda precisam avançar para garantir a equiparação dos gêneros.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

Essa data se consolidou a partir da luta histórica das mulheres por esses direitos. A criação do Dia Internacional da Mulher foi por muito tempo relacionado com incêndios que supostamente teriam acontecido na cidade de Nova York. São duas histórias com alguma semelhança, mas uma delas foi comprovada como falsa enquanto a outra de fato aconteceu.

Suposto incêndio do dia 8 de março

A história falsa fala de um incêndio que teria acontecido em 8 de março de 1857. Nesse incêndio, as trabalhadoras foram presas na fábrica em chamas de maneira proposital. O dono da fábrica teria trancado as trabalhadoras e ateado fogo na própria fábrica para puni-las por se engajarem em diversas greves.

Verdadeira história do incêndio em Nova York

Já a história verdadeira fala que um incêndio aconteceu em uma fábrica têxtil em Nova York no dia 25 de março de 1911. O incêndio resultou na morte de 125 mulheres e 21 homens, todos trabalhadores da fábrica. O acidente teria acontecido como consequência das más condições de trabalho que principalmente as mulheres enfrentavam no período.

Movimento operário e Revolução Russa

O incêndio foi vinculado à luta das mulheres por melhorias nas condições de trabalho na época. Essa luta das mulheres fazia parte do movimento operário, no qual as mulheres reivindicavam melhores salários, redução na jornada de trabalho e o direito ao voto. Foi o movimento operário e a ligação desse movimento com os ideais do socialismo que fez com que a data surgisse.

A criação do Dia Internacional da Mulher foi proposta durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, realizado em Copenhague, na Dinamarca, em 1910. Na ocasião, a sindicalista e ativista alemã Clara Zetkin propôs a criação de um dia internacional das mulheres como momento de dar força à luta coletiva das mulheres por seus direitos.

A sugestão de Clara Zetkin foi aprovada, mas não havia um dia específico para ser celebrado, uma vez que ela não sugeriu um dia, apenas a celebração da data. De toda forma, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 19 de março de 1911 em quatro países europeus. O dia 8 de março se consolidou alguns anos depois disso.

A relação do Dia Internacional da Mulher com o 8 de março tem ligação com a Revolução Russa, ciclo revolucionário que transformou a Rússia na primeira nação socialista da história. No dia 8 de março de 1917, trabalhadoras russas que eram parte do movimento socialista e de operários realizaram uma greve que deu início ao ciclo revolucionário no país, contribuindo para a queda do czarismo.

Veja também: Dia do Trabalho — outra data comemorativa que surgiu no contexto de luta por direitos, greves e reivindicações

Por que o Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março?

Como citado, a relação do Dia Internacional da Mulher com o 8 de março passa pela Revolução Russa porque nesse dia, em 1917, mulheres puxaram uma greve contra a situação do país e o regime czarista. Após a Segunda Guerra Mundial, o Dia Internacional da Mulher passou a ser celebrado em 8 de março em referência a esse acontecimento e foi oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1977, quando foi reconhecido o 8 de março como o dia para a celebração do acontecimento.

Qual a importância do Dia Internacional da Mulher?

Muitas pessoas entendem o Dia Internacional da Mulher como uma data para celebrar as mulheres, sua beleza, suas qualidades, etc. Isso pode ser feito, mas o intuito real da data não é esse. Comemorar apenas qualidades que são relacionadas às mulheres é esvaziar o real significado dessa data.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que simboliza a luta histórica das mulheres por seus direitos e que traz à tona para debate todos os problemas que as mulheres ainda enfrentam em nossa sociedade. Isso vale para questões relacionadas ao mercado de trabalho, à família, aos afetos, à cultura, à sociedade, etc.

Desafios das mulheres no mercado de trabalho

  • Proporcionalmente recebem menos que os homens ao realizar o mesmo trabalho na mesma carga de trabalho.

  • São demitidas caso engravidem.

  • Têm dificuldades de conseguir emprego caso estejam grávidas ou tenham filhos pequenos.

  • Têm suas opiniões e posicionamentos menosprezados ou invisibilizados.

  • Sofrem com assédio sexual.

  • Têm menos oportunidades que os homens, etc.

Desafios das mulheres nos âmbitos familiares e afetivos

  • Sobrecarga dos afazeres domésticos, com parceiros que se recusam a tomar responsabilidade sobre essas obrigações.

  • Agressões físicas e ameaças.

  • Sofrem com a violência sexual.

  • São abandonadas por seus parceiros durante a gravidez ou logo depois, sendo obrigadas a cuidar de seus filhos sozinhas, etc.

Além disso, o sexismo e o machismo ainda deram força para que movimentos com discurso de ódio contra as mulheres, como o movimento incel e o movimento redpill, ganhassem força entre os homens, sobretudo os mais jovens. Como podemos perceber neste texto, mas também pela análise da nossa realidade, ainda há muito o que avançar na questão da equiparação dos direitos entre homens e mulheres e no combate à violência contra a mulher.

Bate-papo sobre a importância do Dia Internacional da Mulher

Curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

  • As grevistas russas que atuaram no dia 8 de março de 1917 exigiam paz e pão durante o movimento que realizaram.

  • É muito comum que as mulheres sejam presenteadas com flores no Dia Internacional da Mulher.

  • Nos Estados Unidos, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela primeira vez em 28 de fevereiro.

Saiba mais: Quando as mulheres conquistaram o direito ao voto no Brasil?

Algumas frases para o Dia Internacional da Mulher

  • Antes que as mulheres pudessem mudar o patriarcado, era necessário mudar a nós mesmas, criando consciência. (bell hooks)

  • Esta é uma das mais importantes dimensões do feminismo. Nós reconhecemos que ao falarmos sobre uma questão aparentemente pequena, afetamos o todo. E isso faz parte do entendimento de lutar por liberdade e justiça para todos. Para o feminismo ser relevante ele precisa ser antirracista e incluir todas as mulheres das mais diversas esferas. (Angela Davis)

Fontes

CARVALHO, Jonas. NADAL, Paula. Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher? Nova Escola, 2023. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher.

SAHUQUILLO, María. Dia da Mulher: por que a data é celebrada em 8 de março em todo o mundo? El País, 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/07/internacional/1551990388_320690.html.

THEDIM, Liane. Por que o Dia Internacional da Mulher é para reflexão, e não para flores ou bombons. O Globo, 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/celina/por-que-dia-internacional-da-mulher-para-reflexao-nao-para-flores-ou-bombons-23506997.

REDAÇÃO. Dia Internacional da Mulher: a origem operária do 8 de Março. BBC News Brasil, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887.

REDAÇÃO. Entenda o Dia da Mulher: confira fatos marcantes da história da mulher. Folha de S.Paulo, 2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1864604-entenda-o-dia-da-mulher-confira-fatos-marcantes-da-historia-da-mulher.shtml.

GIANNOTTI, Vito. 8 de março: a origem do mito da greve de Nova Iorque, em 1857. CNM CUT, 2009. Disponível em: http://www.cnmcut.org.br/conteudo/8-de-marco-a-origem-do-mito-da-greve-de-nova-iorque-em-1857.

REDAÇÃO. Hoje na História, 1975, a ONU oficializa o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher. Portal Geledés, 2012. Disponível em: https://www.geledes.org.br/hoje-na-historia-1975-onu-oficializa-o-dia-8-de-marco-como-dia-internacional-da-mulher/.

REDAÇÃO. O que é o Dia Internacional das Mulheres e como começou a ser comemorado. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605

Por: Daniel Neves Silva

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Cerrado
Grécia Antiga: Guerras Médicas
Anexos embrionários
Aldeídos
Todas as vídeo aulas

Versão completa