Oscar

Oscar é uma cerimônia que premia as grandes produções e os grandes atores de cinema. A primeira cerimônia do Oscar aconteceu em um hotel, em Los Angeles, em 1929.

A primeira cerimônia de Oscar foi celebrada em um hotel, em Los Angeles, e contou com a presença de 250 pessoas.[1]

O Oscar, conhecido em inglês como The Oscars ou The Academy Awards, é uma cerimônia que premia as principais produções de cinema do mundo. Essa premiação foi idealizada em 1927 e celebrada pela primeira vez em 1929, em Los Angeles. Atualmente é o principal evento do cinema mundial, sendo assistido por milhões de pessoas.

Ultimamente, a audiência do Oscar está em patamares considerados baixos, mas a premiação ainda é a de maior prestígio para o cinema. Os vencedores de cada categoria são escolhidos por voto dos membros da Academia, sendo estabelecidas várias regras para determinar quem pode votar. Recentemente, a Academia tem procurado diversificar o perfil de seus membros.

Leia também: Prêmio Nobel — história, categorias e vencedores dessa grande premiação

Resumo sobre o Oscar

  • O Oscar, ou The Oscars, é uma premiação de cinema realizada anualmente para premiar as melhores produções do ano anterior.

  • Os indicados e os vencedores são escolhidos pelos membros da Ampas, a Academia que criou e organiza o Oscar todos os anos.

  • A ideia de criar o Oscar surgiu em 1927, e a primeira cerimônia foi realizada, em 1929, para os melhores filmes de 1927 e 1928.

  • Desde 2002, as cerimônias do Oscar são realizadas no Dolby Theatre, em Los Angeles.

  • As últimas edições ficaram marcadas por quedas significativas na audiência, embora a edição de 2023 tenha registrado um aumento no número de espectadores.

Oscar 2024

O Dolby Theatre, em Los Angeles, recebe a cerimônia do Oscar desde 2002.[2]

A edição de 2024 do Oscar foi marcada para o dia 10 de março de 2024, e o local será o mesmo desde 2002: o Dolby Theatre, na cidade de Los Angeles. Esse local sedia o evento desde 2002, com exceção da cerimônia de 2021, que aconteceu simultaneamente nesse teatro e na Union Station, também em Los Angeles, por conta da pandemia de covid-19.

O apresentador da edição de 2024 será o comediante Jimmy Kimmel, o mesmo que apresentou as edições de 2017, 2018 e 2023. A transmissão oficial do evento será responsabilidade da ABC, rede de televisão norte-americana.

A votação para definir os ganhadores do Oscar se encerrou em 27 de fevereiro de 2024, tendo início quando os indicados ao prêmio foram divulgados, em 23 de janeiro de 2024. O destaque para as indicações da edição de 2024 é que as regras de diversidade étnica já entraram em vigor para esse ano. Isso porque a Academia estabeleceu regras para aumentar a diversidade nas indicações do Oscar.

Em 2024, muitos questionaram a não indicação de Margot Robbie, atriz que protagonizou Barbie, na categoria de Melhor Atriz. Alguns espectadores acharam uma contradição ela não ter sido indicada, mas seu colega de filme, Ryan Gosling, ter sido. A contradição se encontra na crítica que o próprio filme aborda a respeito do papel da mulher e que teria se repetido com a “exclusão” da protagonista. Outros espectadores justificaram que a não indicação dela somente reforça o fato de que seu trabalho não mereceu ser indicado.

Os indicados ao Oscar 2024 nas principais categorias foram:

Melhor Filme

American Fiction

Anatomia de uma Queda

Barbie

Os Rejeitados

Assassinos da Lua das Flores

Maestro

Oppenheimer

Vidas Passadas

Pobres Criaturas

Zona de Interesse

 

Melhor Ator

Melhor Atriz

Bradley Cooper – Maestro

Annette Bening – Nyad

Colman Domingo – Rustin

Lily Gladstone – Assassinos da Lua das Flores

Paul Giamatti – Os Rejeitados

Sandra Hüller – Anatomia de Uma Queda

Cillian Murphy – Oppenheimer

Carey Mulligan – Maestro

Jeffrey Wright – American Fiction

Emma Stone – Pobres Criaturas

 

Melhor Diretor

Justine Triet – Anatomia de Uma Queda

Martin Scorsese – Assassino da Lua das Flores

Christopher Nolan – Oppenheimer

Yorgos Lanthimos – Pobres Criaturas

Jonathan Glazer – Zona de Interesse

No total, o filme que se destacou foi Oppenheimer, que obteve 13 indicações. Na sequência, Pobres criaturas conquistou 11 indicações à estatueta.

Quando surgiu o Oscar?

O surgimento do Oscar, enquanto premiação cinematográfica, foi resultado da expansão pela qual o cinema passou ao longo da década de 1920, nos Estados Unidos, e que levou à criação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou Academy of Motion Picture Arts and Sciences, também conhecida como Ampas, no inglês.

Essa organização foi criada, em 1927, com o intuito de garantir o desenvolvimento e expansão do cinema, e, pensando nesse objetivo, foi proposta uma premiação para as melhores produções do cinema. A ideia do Oscar foi aprovada em maio de 1928. Com isso, iniciou-se os preparativos para a primeira cerimônia. A ideia da premiação partiu de Louis Mayer, presidente da Metro-Goldwyn-Mayer, a MGM, um estúdio cinematográfico.

Primeira cerimônia do Oscar

Oficialmente, a primeira cerimônia de premiação do Oscar aconteceu no dia 16 de maio de 1929, no Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles. Ela contou com a presença de 250 pessoas, que pagaram cinco dólares para estarem ali.

Essa primeira cerimônia teve os vencedores divulgados com antecedência para a imprensa, no dia 18 de fevereiro, três meses antes do evento. O primeiro prêmio anunciado foi o de Melhor Ator, categoria vencida pelo alemão Emil Jannings, que não estava presente, pois tinha ido para a Alemanha (e ficou negativamente marcado por seu envolvimento com o nazismo anos depois).

Essa cerimônia premiou as produções cinematográficas lançadas entre 1927 e 1928. Até o ano de 1940, os vencedores eram anunciados com antecedência, e foi somente a partir de então que o modelo de envelopes lacrados foi adotado. Atualmente, existe um grande esquema de segurança para garantir o sigilo da premiação.

Veja também: Cinema brasileiro — como surgiu e quais são as suas principais produções

Sistema de votação do Oscar

Tanto os filmes indicados para concorrer às diferentes categorias do Oscar como os vencedores são escolhidos pelos membros da Ampas. Em fevereiro de 2021, por exemplo, a Academia tinha o total de 9362 membros, distribuídos em diferentes categorias internas.|1|

Apesar disso, só existem duas categorias da premiação abertas ao voto de todos os membros: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Isso porque as outras categorias do Oscar levam em consideração conhecimentos muito específicos, que somente pessoas da área têm para votar.

Sendo assim, na categoria de Melhor Som, por exemplo, as indicações e o vencedor são escolhidos apenas pelos membros que fazem parte da área específica, relacionada ao som. Assim, tal categoria conta atualmente com 541 votantes apenas, enquanto a categoria de Melhor Documentário, por exemplo, conta com 564 votantes.

Na categoria de Melhor Filme Internacional, todos os membros podem votar, no entanto, esse direito é garantido somente para os que se voluntariarem a participar do comitê que avalia as produções internacionais. Essa condição obriga os membros desse comitê a assistirem a todos os filmes que estiverem inscritos.

  • Críticas à Ampas

No começo da década de 2010, muitas críticas começaram a ser tecidas à Academia por conta da falta de diversidade entre os membros que a formam. Até o ano de 2015, as mulheres correspondiam a apenas 25% do quadro, número que cresceu para 32% em 2019. Os negros, por sua vez, correspondiam a apenas 8% dos membros em 2015, proporção que aumentou para 16% em 2019.|2|

A grande maioria dos membros da Ampas é, portanto, formada por homens brancos com idade superior a 60 anos. O aumento anual que tem acontecido no número de membros é uma resposta da Academia a essas críticas, visando garantir maior diversidade por meio da inclusão de mulheres e negros.

Em 2021, por exemplo, um número significativo de mulheres e negros ingressou na Academia, demonstrando essa intenção de diversificar. Entretanto, muitos ainda consideram insuficientes as iniciativas da Academia, questionando também que há pouca diversidade nas premiações.

Últimas edições do Oscar

As últimas edições do Oscar foram marcadas por enorme preocupação em relação à pandemia de covid-19. A cerimônia de 2021 foi realizada em dois lugares diferentes por conta disso, e muitos convidados deixaram de participar do evento por causa da doença. Essa, no entanto, não foi a única preocupação da Academia nos últimos anos do Oscar.

As últimas edições do Oscar foram marcadas por um baixo número de espectadores, o que gerou uma enorme preocupação para a Academia. A cerimônia de 2022 havia registrado um total de 13,73 milhões de espectadores nos Estados Unidos.|3| Esse número representou um significativo aumento em relação aos 9,85 milhões que assistiram a cerimônia em 2021, mas ainda foi considerado um número insuficiente porque o evento já chegou a ser acompanhado por 43,7 milhões de pessoas.|4|

Para 2023, os registros indicaram um total de 18,7 milhões de espectadores, um pequeno aumento em relação a 2022.|5| O número ainda é considerado baixo, levando-se em consideração outros anos, como vimos. No entanto, muitos especulavam que essa audiência poderia ser menor porque a cerimônia disputaria com o último episódio de uma série bastante popular nos Estados Unidos.

A baixa audiência preocupa a Academia, mas uma possível explicação para esses baixos números são o fato de que o perfil dos espectadores da cerimônia mudou e, atualmente, muitos assistem à cerimônia pelas redes sociais ou então pela internet. De todo modo, a queda na audiência não muda o fato de que o Oscar continua sendo a premiação de cinema mais prestigiada e segue sendo acompanhado em diferentes partes do planeta.

  • Equipe anticrise e a repercussão do caso Will Smith e Chris Rock

O episódio polêmico envolvendo o ator Will Smith e o comediante Chris Rock na cerimônia do Oscar 2022 repercutiu na cerimônia de 2023. Chris Rock havia feito uma piada desnecessária sobre a aparência de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith. Ela sofre de alopécia, condição que leva à queda de cabelos.

Will Smith, que não gostou da piada, foi até o palco e deu um tapa no rosto do comediante. Chris Rock seguiu sua apresentação, mas foi interrompido por Will Smith, que lhe disse para não falar mais o nome de sua esposa. Minutos depois, Smith foi nomeado vencedor da categoria de Melhor Ator e pediu desculpas pela cena.

Esse evento foi considerado um grande escândalo para a Academia, e Will Smith foi punido pela sua atitude, sendo banido da premiação por 10 anos. Nesse período, ele pode até ser premiado novamente, mas não pode participar da cerimônia para receber sua estatueta. Chris Rock e Jada Smith deram poucas declarações sobre o caso.

Na edição do Oscar 2023, a Academia decidiu estabelecer uma equipe anticrise, com a função de atuar em caráter emergencial para evitar que situações como a do Oscar 2022 se repitam ou então buscar saídas ligeiras para casos como esse. Entretanto, não foi necessária nenhuma intervenção dessa equipe no Oscar 2023.

Por fim, o apresentador da edição do Oscar 2023, Jimmy Kimmel, fez algumas piadas com o referido episódio. Esse acontecimento foi um dos mais significativos das cerimônias de Oscar dos últimos anos.

Saiba mais: Cinema 3D — como funciona?

Últimos ganhadores do Oscar

As três principais categorias do Oscar são Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz. É uma grande honraria, para os que trabalham no cinema, ser indicado e vencer um Oscar. Nos últimos 10 anos, os vencedores dessas categorias foram os seguintes:

  • Melhor Filme

Ano

Filme

2013

Argo

2014

12 Years a Slave (12 Anos de Escravidão)

2015

Birdman

2016

Spotlight

2017

Moonlight

2018

The Shape of Water (A Forma da Água)

2019

Green Book

2020

Parasite (Parasita)

2021

Nomadland

2022

Coda

2023

Everything Everywhere All at Once (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

2024

 

  • Melhor Ator

Ano

Ator

Filme

2013

Daniel Day-Lewis

Lincoln

2014

Matthew McConaughey

Dallas Buyers Club (Clube de Compras Dallas)

2015

Eddie Redmayne

The Theory of Everything (A Teoria de Tudo)

2016

Leonardo DiCaprio

The Revenant (O Regresso)

2017

Casey Affleck

Manchester by the Sea (Manchester à Beira-Mar)

2018

Gary Oldman

Darkest Hour (O Destino de Uma Nação)

2019

Rami Malek

Bohemian Rhapsody

2020

Joaquin Phoenix

Joker (Coringa)

2021

Anthony Hopkins

The Father (Meu Pai)

2022

Will Smith

King Richard

2023

Brendan Fraser

The Whale

2024

 

 

  • Melhor Atriz

Ano

Atriz

Filme

2013

Jennifer Lawrence

Silver Linings Playbook (O Lado Bom da Vida)

2014

Cate Blanchett

Blue Jasmine

2015

Julianne Moore

Still Alice (Para Sempre Alice)

2016

Brie Larson

Room (O Quarto de Jack)

2017

Emma Stone

La La Land

2018

Frances McDormand

Three Billboard Outside Ebbing, Missouri (Três Anúncios para um Crime)

2019

Olivia Colman

The Favourite (A Favorita)

2020

Renée Zellweger

Judy

2021

Frances McDormand

Nomadland

2022

Jessica Chastain

The Eyes of Tammy Faye (Os Olhos de Tammy Faye)

2023

Michelle Yeoh

Everything Everywhere All at Once (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

2024

 

 

Notas

|1|2021 Oscar nominations: How many votes do you need in each of the 24 categories? Para acessar, clique aqui [em inglês].

|2|Who makes up the academy? A breakdown of the exclusive Oscars club. Para acessar, clique aqui [em inglês].

|3|TV Ratings: Oscars Rebound From Historic Lows. Para acessar, clique aqui [em inglês].

|4|Oscars 2021: Audiences turn away as a sluggish ceremony leaves critics cold. Para acessar, clique aqui [em inglês].

|5|Oscar 2023 tem a maior audiência em 3 anos. Para acessar, clique aqui.

Créditos das imagens

[1]Yavdat/ Shutterstock

[2]Paper Cat/ Shutterstock

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Aterrissar, aterrizar ou aterrisar?
Confederação do Equador
O que é dilatação do tempo?
Michel de Montaigne
Todas as vídeo aulas

Versão completa