Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade, localizada em Nova York, nos Estados Unidos, é uma grande escultura que foi construída em homenagem ao centenário da independência norte-americana.

A Estátua da Liberdade é um dos grandes símbolos da cidade de Nova York e foi inaugurada em 1886.

Estátua da Liberdade é o nome de uma estátua localizada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Originalmente nomeada como Liberdade Iluminando o Mundo, está na Ilha da Liberdade, e foi construída pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi como parte da comemoração do centenário da independência dos Estados Unidos.

O idealizador da construção foi Edouard Laboulaye, e a edificação se deu mediante financiamento coletivo por parte dos franceses. A estátua foi oficialmente inaugurada em 28 de outubro de 1886, e atualmente é visitada por cerca de 4,5 milhões de turistas todos os anos.

Leia tambémCristo Redentor — a história de um dos maiores cartões-postais do Brasil

Resumo sobre a Estátua da Liberdade

  • A Estátua da Liberdade é um monumento localizado em Nova York.

  • É um dos símbolos dos Estados Unidos, e foi construída em comemoração ao centenário da independência norte-americana.

  • A estátua foi idealizada pelo francês Edouard Laboulaye e construída pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi.

  • A edificação aconteceu por meio de financiamento coletivo de cidadãos franceses.

  • Foi doada aos Estados Unidos, como um presente do povo francês, e inaugurada em 28 de outubro de 1886.

Qual o significado da Estátua da Liberdade?

A Estátua da Liberdade é uma escultura localizada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Foi construída na França por um escultor francês chamado Frédéric Auguste Bartholdi, sendo considerada um símbolo de liberdade e de boas-vindas aos imigrantes que chegam à cidade. A estátua foi dada aos Estados Unidos como um presente do povo francês.

Ela foi instalada na Liberty Island (Ilha da Liberdade, em português) e é um dos locais mais visitados da cidade de Nova York. A estátua foi construída originalmente como uma homenagem ao centenário da independência dos Estados Unidos, sendo idealizada por um intelectual francês chamado Edouard de Laboulaye.

O nome original da estátua é Liberty Enlightening the World (Liberdade Iluminando o Mundo). É também popularmente chamada de Lady Liberty (Senhora Liberdade), e sua inauguração oficial aconteceu no dia 28 de outubro de 1886. As dimensões totais da Estátua da Liberdade, incluindo o monumento e o pedestal que o sustenta, são de 93 metros de altura, sendo que 46 metros são somente da estátua.

O escultor da Estátua da Liberdade a construiu com inspiração no Colosso de Rodes, um monumento gigante que existia na Grécia Antiga e que foi considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Por conta de sua associação com a ideia de liberdade, foi construída retratando Libertas, deusa romana da liberdade.

Quem construiu a Estátua da Liberdade?

Edouard de Laboulaye, professor, jurista e escritor francês, foi o idealizador da Estátua da Liberdade. A estátua seria uma importante homenagem ao centenário da independência norte-americana, mas, sobretudo, Laboulaye era um admirador do modelo de sociedade norte-americano.

Na época da Guerra Civil Americana, ele associou a luta das tropas da União com a ideia de liberdade, e percebeu que a estátua seria uma forma de homenagear a luta dos soldados da União. Assim, ele transmitiu o projeto a um de seus amigos, o escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, que gostou da ideia e decidiu colocá-la em prática. O trabalho de construção da estátua não foi fácil, foi longo e necessitou da mobilização financeira de milhares de pessoas na França e nos Estados Unidos.

Saiba mais: Estados Unidos no século XIX

História da construção da Estátua da Liberdade

O projeto de construção da estátua ficou pronto em 1870, mas Bartholdi sabia que somas elevadas de dinheiro seriam necessárias para tanto. Assim, foi iniciada uma mobilização para levantar fundos por meio da French-American Union, organização que atuou nesse sentido a partir de 1875.

Por meio dessa organização, pessoas de diversas camadas da sociedade francesa contribuíram para que a estátua pudesse ser construída. Houve contribuições de estudantes, de descendentes de franceses que lutaram na Guerra de Independência dos Estados Unidos, e mais de 100 prefeituras francesas doaram dinheiro. Uma empresa francesa também doou quase todo o cobre usado como matéria-prima.

Cabeça da Estátua da Liberdade exposta em Paris. Houve uma grande mobilização na França para financiar sua construção.

Em 1880, a organização anunciou que já possuía todo o dinheiro necessário para a construção da estátua e foram gastos cerca de 400 mil dólares em valores da época. Depois de financiada a construção da estátua, foi necessário financiar o pedestal que a sustentaria. Para isso foi fundada a American Committee of the Statue of Liberty, em 1877.

O financiamento do pedestal da estátua encontrou bastante dificuldade nos Estados Unidos, e muitos se colocaram contra a ideia de gastar dinheiro com esse empreendimento. Um braço com a tocha esteve em exposição na Filadélfia e em Nova York, entre 1876 e 1882, como forma de incentivar as doações.

O desempenho das doações chegou a ser tão preocupante que foi cogitado abandonar a ideia de doar a estátua aos Estados Unidos. Entretanto, por intermédio de Joseph Pullitzer, jornalista dono de um jornal de grande circulação na época, The World, uma forte campanha em apoio ao financiamento foi realizada. Isso mobilizou milhares de pessoas que doaram e conseguiram levantar os 250 mil dólares necessários para a construção.

As peças da estátua foram enviadas aos Estados Unidos em 1886, o pedestal foi construído, e a estátua foi inaugurada no dia 28 de outubro de 1886.

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

  • A Estátua da Liberdade não era verde originalmente. Sua cor na época da sua criação era marrom, porque era feita de cobre. A cor verde atual foi resultado de reações químicas envolvendo o cobre e o oxigênio.

  • A Estátua da Liberdade concorreu a uma eleição popular para ser uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. No entanto, não foi escolhida.

  • A estátua passou a ser considerada um símbolo de boas-vindas aos imigrantes graças a um poema chamado “The New Colossus”, de Emma Lazarus.

  • A estátua permaneceu fechada à visitação por cerca de oito anos como consequência dos Atentados de 11 de Setembro.

  • Em 2019, foi inaugurado o Museu da Estátua da Liberdade, também localizado na Ilha da Liberdade.

  • Estima-se que cerca de 4,5 milhões de pessoas visitem a estátua anualmente.

  • Existem diversas réplicas da Estátua da Liberdade espalhadas pelo mundo.

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Números Racionais
Nova Ordem Mundial
Hebreus
Ácidos
Todas as vídeo aulas

Versão completa