Vitamina D

Vitamina D é um termo usado para denominar um grupo importante de moléculas orgânicas que estão relacionadas, principalmente, com a manutenção do tecido ósseo.

A vitamina D é produzida em grande parte pelo nosso organismo

Vitamina D é um termo usado para definir um grupo de moléculas secosteroides (um tipo de esteroide). As formas mais conhecidas de vitamina D são o colecalciferol, que é produzido na pele, e o ergocalciferol, o qual é obtido nos alimentos de origem vegetal.

  • Qual é a função da vitamina D?

A vitamina D apresenta como principal função a regulação osteomineral, isto é, o desenvolvimento e na manutenção do tecido ósseo e dos níveis normais de cálcio e fósforo. Além disso, ela está relacionada também com outros processos, tais como a síntese de antibióticos naturais, modulação do sistema imune, secreção hormonal, controle da pressão arterial, processo de multiplicação e diferenciação celular, além de proteção contra o câncer (papel antiocongênico).

  • O que os níveis baixos de vitamina D podem causar?

Os níveis de vitamina D na população normalmente estão baixos. No Brasil, por exemplo, estima-se que 60% dos adolescentes estejam com níveis abaixo do recomendado. Isso também é observado em adultos jovens, pois, 40% a 58% desses indivíduos apresentam níveis baixos de vitamina D. Os idosos possuem taxas entre 42% a 83%.

Essas baixas representam um grave problema de saúde, uma vez que a falta de vitamina D pode desencadear diversos problemas. Estudos relacionam essa deficiência com o desenvolvimento de diabetes melito, obesidade e hipertensão. Além disso, uma falta prolongada de vitamina D está relacionada também com o surgimento de raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos, dois problemas causados por defeitos na mineralização óssea.

  • Onde a vitamina D é encontrada?

A vitamina D pode ser adquirida por meio da alimentação, entretanto, 80% a 90% da nossa necessidade dessa vitamina é suprida pela síntese endógena. Essa síntese inicia-se nas camadas profundas da epiderme, onde se encontra uma substância precursora. Para que esse processo inicie-se, é necessário que o indivíduo exponha-se à luz solar, mais especificamente à radiação ultravioleta B.

Como dito, parte da vitamina D deve ser obtida pela alimentação. As fontes naturais dessa vitamina são o óleo de peixe, cogumelos shiitake, gema de ovo e peixes que apresentam alto teor de gordura.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Redação nota 1000 | Desvalorização da ciência e fuga de cérebros no Brasil
Guerra Fria no Enem
Receptores elétricos
Bertrand Russel
Todas as vídeo aulas

Versão completa