Taiga é um bioma situado no Hemisfério Norte. Essa vegetação tem um elevado aproveitamento econômico, especialmente da madeira, pela indústria moveleira e de celulose.
A Taiga é um bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta, nos continentes América, Europa e Ásia. Em razão das suas características geográficas, ela é frequentemente confundida com a Tundra. A Taiga é tipicamente formada por árvores de grande porte. Sua vegetação é bastante homogênea e apresenta grande adaptação ao clima frio.
As espécies da fauna local hibernam e migram como modo de proteção durante o período de frio mais intenso. O clima da Taiga varia de frio até subpolar. Ele interfere, por exemplo, no solo, tipicamente pobre em nutrientes. Mesmo assim, a Taiga tem espécies vegetais de grande interesse econômico, como os pinheiros, amplamente utilizado pela indústria madeireira.
Leia também: Qual é a distribuição dos biomas no mundo?
Resumo sobre Taiga
-
A Taiga é uma vegetação homogênea de grande porte que ocorre em zonas temperadas do Hemisfério Norte do planeta.
-
Ocorre no norte dos continentes América, Europa e Ásia, em países como Estados Unidos, Finlândia e Rússia.
-
Sua flora é formada predominantemente por árvores de grande porte, com troncos grossos e folhas aciculifoliadas.
-
Sua fauna é composta por animais com elevada adaptabilidade ao clima frio, como ursos, renas e alces.
-
Seu solo recebe pouca radiação solar em razão da densa cobertura de vegetação formada pelas árvores desse bioma.
-
Seu clima é tipicamente temperado, com variações climáticas que vão desde o tipo frio até o subpolar.
-
É amplamente explorada pelas atividades produtivas, especialmente pela extração de madeira para a indústria.
-
Ela e a Tundra apresentam diferenças consideráveis, como a morfologia vegetal e a padronização climática.
Características da Taiga
→ Localização da Taiga
A Taiga está localizada somente no Hemisfério Norte, em faixas de latitude intermediária, entre as zonas climáticas temperada e polar. Portanto, ela ocorre em diversos países situados no norte do planeta, nos seguintes continentes:
A Taiga ocorre, no continente americano:
-
nos Estados Unidos;
-
no Canadá.
Já no território europeu, há forte presença dela em zonas:
-
do Reino Unido;
-
da Islândia;
-
da Noruega;
-
da Suécia;
-
da Finlândia;
-
da Rússia.
No continente asiático, a Taiga ocorre em grande parte:
-
na Rússia;
-
no Japão.
Importante: É necessário destacar que a Rússia é um país transcontinental, existindo ao mesmo tempo no continente europeu e no continente asiático.
→ Vegetação da Taiga
A vegetação de Taiga é muito homogênea. Ela é composta, predominantemente, por árvores de grande porte, com padrões de morfologia vegetal muito próximos, como a presença de copas em formatos de cone e a ocorrência de folhas em estrutura aciculifoliada. Há uma diminuta vegetação de médio e pequeno porte na Taiga, em razão da dificuldade de alcance da radiação solar, o que compromete da germinação das plantas.
A formação vegetal de Taiga também recebe o nome de floresta boreal ou, ainda, de floresta das coníferas. O primeiro termo remete à localização geográfica e o segundo indica o formato de cone das árvores do referido bioma. A ocorrência da vegetação de Taiga em zonas temperadas do planeta indica a adaptação das espécies vegetais locais ao clima frio. Tal fator também contribui para a baixa diversidade florística desse bioma.
→ Flora da Taiga
A flora da Taiga é composta prioritariamente por uma vegetação homogênea formada por árvores de elevada estatura, troncos grossos, raízes profundas e folhas aciculifoliadas. O formato típico das espécies dessa vegetação é de um cone. Há uma diminuta presença de plantas de porte reduzido em razão das condições biogeográficas locais.
As principais espécies de flora encontradas na Taiga são:
-
pinheiros;
-
bétulas;
-
cedros;
-
nogueiras;
-
faias;
-
abetos;
-
espruces.
→ Fauna da Taiga
A fauna da Taiga compreende um conjunto de animais com elevada adaptabilidade ao clima frio e inóspito desse bioma. O nível de biodiversidade animal não é tão elevado em razão das variabilidades climáticas locais.
Os animais da Taiga apresentam diversos mecanismos de sobrevivência às condições geográficas desse bioma, com destaque para a hibernação e a migração, realizadas principalmente nas estações mais frias do ano. As principais espécies de fauna encontradas na Taiga são:
-
ursos;
-
cervos;
-
renas;
-
visons;
-
lebres;
-
alces;
-
linces;
-
diversos animais roedores.
→ Solo da Taiga
O solo da Taiga é considerado raso e muito pobre em nutrientes. Tais características são derivadas especialmente de fatores como a baixa incidência de luz solar no solo, a diminuta presença da decomposição de matéria orgânica e a existência recorrente de camadas de neve no solo. Os aspectos pedológicos do solo da Taiga envolvem ainda a coloração mais acinzentada e a reduzida ocorrência de espécies de plantas e animais.
→ Clima da Taiga
O clima da Taiga é tipicamente temperado, em razão da sua localização geográfica na faixa intermediária do norte planetário, com variações entre os tipos climáticos frio e subpolar. Em termos gerais, a Taiga apresenta temperaturas diminutas, inclusive com recorrência de temperaturas negativas, além de forte presença de precipitações em neve.
Portanto, o clima da Taiga apresenta diversas especificidades que dificultam o desenvolvimento e a adaptação de espécies vegetais e animais a esse bioma. Esse cenário explica a diminua biodiversidade encontrada nele.
As estações do ano na Taiga são marcadas pela dualidade entre o inverno e o verão. Nesse contexto, o inverno é caracterizado pela ocorrência de dias mais curtos, pela constância das temperaturas baixas e pela queda acentuada de neve.
A estação do verão é marcada pela duração mais longa dos dias, pelo aumento considerável da temperatura e pela eventual presença de chuvas. Já as estações primavera e outono, tipicamente de transição, apresentam uma mescla de aspectos climáticos sazonais que marcam a divisão entre o inverno e o verão na Taiga.
Degradação e conservação da Taiga
A Taiga é caracterizada pela disponibilidade de um grande volume de recursos vegetais, especialmente a madeira, muito utilizada pelas indústrias moveleiras e de celulose. Portanto, trata-se de um bioma potencialmente explorado pelas atividades produtivas, em razão do seu elevado aproveitamento econômico.
A referida situação implica um cenário de degradação desse bioma, especialmente em zonas de desmatamento, marcadas pela remoção da vegetação nativa. Tal situação incorre:
-
na perda da biodiversidade local;
-
no favorecimento de processos como a erosão do solo;
-
na diminuição da qualidade do ar e da água;
-
entre outros impactos ambientais.
Nesse contexto, torna-se importante destacar que há medidas que podem contribuir para a conservação da Taiga, como:
-
criação de reservas ambientais;
-
adoção de técnicas sustentáveis de manejo florestal;
-
aplicação de políticas de reflorestamento em grande escala;
-
promoção de atividades de responsabilidade ambiental.
Saiba também: Desequilíbrio ambiental — a perturbação do equilíbrio natural existente em um ecossistema
Qual a diferença entre Taiga e Tundra?
A Taiga e a Tundra são biomas cotidianamente confundidos em razão das suas características geográficas, especialmente a sua localização, uma vez que suas vegetações são típicas do Hemisfério Norte. Contudo, elas apresentam características bastantes distintas, que envolvem aspectos vegetacionais e climáticos.
Primeiramente, a Taiga está localizada em uma faixa intermediária do norte do planeta, em uma zona climática tipicamente temperada, com tipos climáticos que variam do frio ao subpolar. Ela apresenta árvores de grande porte, com destaque para os pinheiros, com caules grossos, copas em formato de cone e folhas aciculifoliadas.
Já a Tundra é um bioma localizado no extremo norte do planeta, em uma zona climática tipicamente polar, formada por climas que vão desde o frio de montanha até o polar. Esse bioma é formado por espécies de pequeno porte e vegetação rasteira, como líquens e musgos, que permanecem congelados na maior parte do ano.
Exercícios resolvidos sobre Taiga
Questão 1
(UFU 2019) Composto por espécies muito utilizadas e exploradas pela indústria; estende-se por vasta região de terras baixas e pelas costas montanhosas da Europa, da Ásia e da América do Norte, de elevada amplitude térmica anual e por invernos longos e frios; abriga um número relativamente pequeno de espécies vegetais. O bioma descrito refere-se
A) à Taiga ou floresta boreal.
B) às florestas temperadas.
C) às estepes.
D) à Tundra.
Resolução:
Alternativa A
O texto faz referência aos principais elementos que caracterizam a Taiga, como sua localização, na porção norte do planeta; seu clima, tipicamente frio; e seu aproveitamento econômico, especialmente pela indústria madeireira.
Questão 2
(IF-SE 2018) Ocupam as regiões frias e mais setentrionais do Hemisfério Norte, encontradas no Alasca e no extremo norte da Europa, do Canadá e da Rússia, onde também são chamadas de florestas de Taiga. A vegetação a que se refere o texto anterior é:
A) florestas temperadas.
B) altas montanhas.
C) florestas boreais ou de coníferas.
D) estepes e pradarias.
Resolução:
Alternativa C
Os termos floresta boreal e floresta das coníferas são aplicados à vegetação de Taiga. Esse tipo de vegetação está em zonas frias típicas do Hemisfério Norte do planeta.