O sistema reprodutor masculino é o sistema do corpo humano responsável pela reprodução e pela produção de hormônios em indivíduos de sexo biológico masculino.
O sistema reprodutor masculino (ou sistema genital masculino) é o sistema do corpo humano envolvido com o processo de reprodução e com a produção e regulação de hormônios em indivíduos de sexo biológico masculino. É formado por pênis, escroto, testículos e glândulas acessórias.
Leia também: Principais características do corpo humano
Resumo sobre o sistema reprodutor masculino
- O sistema reprodutor masculino é o sistema do corpo humano que regula a reprodução e a produção de hormônios em indivíduos de sexo biológico masculino.
- É formado pelo pênis, escroto, testículos e glândulas acessórias.
- O pênis e o escroto são suas estruturas externas.
- Os testículos e as glândulas sexuais acessórias são suas estruturas internas.
- O câncer de próstata é uma doença que afeta o sistema reprodutor masculino e é a segunda maior causa de mortes por câncer em homens no Brasil.
- Uma condição que também está relacionada com a esse sistema e que afeta muitos homens é a infertilidade masculina.
Videoaula sobre o sistema reprodutor masculino
O que é o sistema reprodutor masculino?
O sistema reprodutor masculino é o sistema do corpo humano formado por um conjunto de órgãos e estruturas envolvidas com o processo de reprodução e com a produção e regulação de hormônios em indivíduos de sexo biológico masculino. É formado pelas seguintes estruturas: pênis, escroto, testículos e glândulas acessórias. Entre os hormônios produzidos por ele, está a testosterona.
Como funciona o sistema reprodutor masculino?
O sistema reprodutor masculino está relacionado, principalmente, com o processo de reprodução, mas sua função não se limita à reprodução em si. Isso se torna claro quando consideramos que muitas pessoas passam suas vidas sem reproduzir e gerar descendentes.
Além do seu papel no processo de reprodução, o sistema reprodutor masculino está envolvido com a produção e regulação de hormônios que participam de diversas funções, que incluem a diferenciação dos órgãos reprodutores, a produção de gametas, o desenvolvimento de características sexuais secundárias e a influência no comportamento sexual.
Partes do sistema reprodutor masculino
→ Órgãos externos do sistema reprodutor masculino
Os órgãos externos do sistema reprodutor masculino incluem o pênis e o escroto.
- Pênis: é formado por massas de tecido erétil vascularizadas e chamadas de corpos cavernosos e corpos esponjosos. É na região do pênis que se estende o canal da uretra, pelo qual passam a urina e o sêmen. A extremidade do pênis é denominada glande e é recoberta por uma pele, denominada prepúcio, que protege essa região. O pênis é uma estrutura importante no momento da cópula.
A partir de estímulos sexuais, ocorre a dilatação das artérias que irrigam os corpos cavernosos e esponjosos, aumentando também a quantidade de sangue direcionado para essa região. O aumento da quantidade de sangue no pênis causa seu endurecimento e expansão, ocasionando a ereção, o que facilita a penetração dessa estrutura no canal vaginal durante o ato sexual, assim como a expulsão do sêmen contendo os espermatozoides.
- Escroto: é uma bolsa que confere suporte aos testículos. Internamente, o escroto possui um septo que o divide em duas bolsas, cada qual contendo um testículo. O escroto possui papel fundamental na manutenção da temperatura dos testículos, a qual deve ser adequada para a produção dos espermatozoides, ou seja, cerca de dois a três graus inferior à temperatura corporal. Isso é possível porque o escroto se mantém afastado da região pélvica, onde a temperatura corporal é igual ao restante do corpo.
Além disso, os músculos ligados ao escroto são capazes de relaxar e de se contrair de acordo com a temperatura do ambiente, o que torna possível o alongamento ou encurtamento da distância entre o testículo e o restante do corpo, influenciando diretamente na temperatura dessa região. Ao se contrair, o testículo se aproxima da região pélvica, ampliando a troca de calor com essa região e, ao se relaxar, o oposto ocorre.
→ Órgãos internos do sistema reprodutor masculino
Os órgãos internos do sistema reprodutor masculino incluem os testículos e as glândulas sexuais acessórias.
- Testículos: são um par de estruturas ovais localizadas dentro do escroto e que secretam hormônios responsáveis pela espermatogênese e pelo desenvolvimento de características sexuais. Os testículos são formados por túbulos contorcidos chamados de túbulos seminíferos, no quais os espermatozoides produzidos nos testículos são liberados. No lúmen dos túbulos seminíferos também ocorre a secreção de líquidos que induzem a movimentação dos espermatozoides ao longo dos ductos do testículo.
Os espermatozoides seguem por uma rede de ductos até caírem na região do epidídimo, na qual os espermatozoides são armazenados e aumentam a sua capacidade de movimentação. Do epidídimo, os espermatozoides são conduzidos para a uretra, da qual são liberados para o meio externo.
- Glândulas sexuais acessórias: a próstata e as vesículas seminais são glândulas acessórias que secretam a parte líquida do sêmen. O sêmen é formado pela junção dos espermatozoides e dos líquidos secretados pelas glândulas acessórias, e é liberado durante o ato sexual. As secreções produzidas por essas glândulas auxiliam no transporte e fornecem energia para os espermatozoides se deslocarem até o meio externo.
Doenças do sistema reprodutor masculino
Várias são as doenças que podem acometer o sistema reprodutor masculino, entre elas estão as infecções sexualmente transmissíveis e o câncer de próstata, além da infertilidade. Veja duas delas a seguir.
→ Câncer de próstata
O câncer de próstata é causado pelo aumento excessivo da próstata, afetando principalmente homens em idades mais avançadas, e que pode ser detectado por meio de biópsia ou do exame de toque retal. O câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais frequentes entre os homens, sendo a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Embora seja comum, ainda é uma condição envolta por tabus que podem dificultar sua detecção precoce. Para saber mais sobre o câncer de próstata, clique aqui.
→ Infertilidade masculina
Apesar de não ser propriamente uma doença, a infertilidade masculina é uma condição em que o indivíduo é incapaz de produzir espermatozoides saudáveis ou em quantidades suficientes, ou então é incapaz de transportar os espermatozoides para o sistema genital feminino de forma eficiente para que ocorra a fecundação.
A infertilidade masculina pode ser causada por outras condições ou doenças que, indiretamente, afetam o sistema genital masculino, tais como anormalidades genitais (como torção testicular e tumores testiculares), infecções no trato urogenital, aumento anormal da temperatura do escroto, doenças autoimunes, doenças sistêmicas (como diabetes, insuficiência renal e câncer), e fatores relacionados ao estilo de vida (como tabagismo e uso de esteroides anabolizantes).
Diferenças entre o sistema reprodutor masculino e o sistema reprodutor feminino
O sistema reprodutor masculino e o sistema reprodutor feminino diferem, por exemplo, na produção de gametas, já que o sistema reprodutor masculino produz espermatozoides e o sistema reprodutor feminino produz ovócitos.
Além disso, o sistema reprodutor masculino e o sistema reprodutor diferem-se em processos que ocorrem no corpo do indivíduo, como os ciclos menstruais, que ocorrem apenas em indivíduos que apresentam sistema reprodutor feminino.
Outra característica que diferencia o sistema reprodutor masculino do sistema reprodutor feminino é a presença, neste, de duas aberturas que comunicam a parte interior do organismo com o meio externo. O sistema reprodutor feminino apresenta a abertura da uretra e a abertura vaginal. A primeira elimina a urina; já na segunda ocorre a penetração durante o ato sexual e a passagem do bebê durante o parto. Por sua vez, o sistema reprodutor masculino apresenta apenas a abertura da uretra, pela qual passam a urina e o sêmen.
Exercícios resolvidos sobre sistema reprodutor masculino
Questão 1
A manutenção da temperatura adequada para a produção de espermatozoides é realizada pelo/a(s)
A) pênis.
B) testículos.
C) escroto.
D) vesícula seminal.
E) próstata.
Resolução:
Alternativa C
O escroto é uma bolsa que se encontra afastada da região pélvica, o que permite que a temperatura se mantenha adequada para a produção de espermatozoides, isto é, de dois a três graus inferior à temperatura do restante do corpo.
Questão 2
(FCMSC-SP/2019-2) Nos mamíferos existem vários órgãos que apresentam mais de uma função. Nos homens, os órgãos responsáveis pela formação de gametas e pela síntese de hormônios esteroides são
A) os ossos.
B) os intestinos.
C) os rins.
D) os testículos.
E) os músculos.
Resolução:
Alternativa D
Nos testículos ocorre a produção de espermatozoides e a produção de testosterona a partir das células de Leydig.
Fontes
JUNIOR, H.; VISCONTI, M. Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino. USP/Univesp, [s.d.]. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/plc/plc0024/impressos/plc0024_01.pdf.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ - Secretaria da Saúde. Câncer de próstata. Governo do Estado do Paraná - Secretaria da Saúde, [s.d.]. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Cancer-de-prostata.