O sistema reprodutor feminino é o sistema do corpo humano responsável por regular o processo de reprodução e a produção de hormônios em indivíduos de sexo biológico feminino.
O sistema reprodutor feminino (ou sistema genital feminino) é o sistema do corpo humano que está envolvido com o processo de reprodução e com a produção e regulação de hormônios envolvidos em vários processos que ocorrem no organismo de indivíduos de sexo biológico feminino. Esse sistema é formado por órgãos externos, por órgãos internos e pelas glândulas mamárias.
Leia também: Principais características do sistema reprodutor masculino
Resumo sobre sistema reprodutor feminino
-
O sistema reprodutor feminino é o sistema do corpo humano responsável por regular o processo de reprodução e a produção de hormônios em indivíduos de sexo biológico feminino.
-
O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos externos, por órgãos internos e pelas glândulas mamárias.
-
Os órgãos externos do sistema reprodutor feminino formam a vulva.
-
Os órgãos internos do sistema reprodutor feminino compreendem a vagina, o útero, as tubas uterinas e os ovários.
-
A endometriose e o câncer de colo de útero são algumas das doenças que afetam o sistema reprodutor feminino.
-
O sistema reprodutor feminino também está relacionado com o controle do ciclo menstrual.
Videoaula sobre o sistema reprodutor feminino
O que é o sistema reprodutor feminino?
Presente em indivíduos de sexo biológico feminino, o sistema reprodutor feminino é o sistema do corpo humano formado por um conjunto de órgãos e estruturas envolvidas com o processo de reprodução e com a produção e regulação de hormônios em indivíduos de sexo biológico feminino. Ele é formado pelas seguintes estruturas: vulva, vagina, útero, tubas uterinas, ovários e glândulas mamárias. Os principais hormônios produzidos pelo sistema reprodutor feminino são o estrógeno e a progesterona.
Como funciona o sistema reprodutor feminino?
O sistema reprodutor feminino está relacionado, principalmente, com o processo de reprodução, mas sua função não se limita apenas à reprodução em si. Isso se torna claro quando consideramos que muitas pessoas passam suas vidas sem reproduzir e gerar descendentes.
Além do seu papel no processo de reprodução, o sistema reprodutor feminino está envolvido com a produção e regulação de hormônios que participam de diversas funções, que incluem a diferenciação dos órgãos reprodutores, a produção de gametas, a regulação do ciclo reprodutivo, o desenvolvimento de características sexuais secundárias e também a influência no comportamento sexual. Ainda, o sistema reprodutor feminino regula o ciclo menstrual.
Partes do sistema reprodutor feminino
→ Órgãos externos do sistema reprodutor feminino
Os órgãos externos do sistema reprodutor feminino são estruturas que, em conjunto, formam a vulva.
-
Vulva: é formada por um conjunto de estruturas, entre elas o monte púbico (ou púbis), os lábios maiores e menores, a região do vestíbulo da vagina, a região de abertura da vagina, a região da abertura uretra e o clitóris.
-
Monte púbico: é uma região elevada, formada principalmente por tecido adiposo e onde ocorre o nascimento de pelos, o qual se inicia na puberdade devido à ação hormonal.
-
Grandes lábios: são pregas formadas por pele que protegem a região interna da vulva e que possuem glândulas sebáceas e sudoríparas.
-
Pequenos lábios: são pregas menores de pele que se situam em uma região envolta pelos grandes lábios e que envolvem as aberturas da uretra e da vagina.
-
Região do vestíbulo da vagina: é onde se situam a abertura da uretra, em uma posição anterior, e a abertura da vagina, em uma posição posterior.
-
Clitóris: é uma projeção ricamente inervada e altamente sensível envolvida com a excitação sexual, localizada na região onde os lábios maiores se encontram.
-
→ Órgãos internos do sistema reprodutor feminino
Os órgãos internos do sistema reprodutor feminino se localizam na parte inferior da cavidade pélvica. São eles: a vagina, o útero, as tubas uterinas e os ovários.
-
Vagina: é um órgão tubular que se abre para o meio externo a partir de uma abertura localizada na vulva. A vagina apresenta células que secretam substâncias responsáveis por regular a acidez do canal vaginal, que se modifica ao longo do ciclo menstrual. A vagina está localizada entre a bexiga e o reto e tem por função conduzir o fluxo menstrual, o sêmen (para que ocorra a fertilização) e o feto, no momento do parto.
-
Útero: é um órgão localizado entre a bexiga e o reto e é dividido anatomicamente em três regiões: o fundo, o corpo e o colo do útero. O colo do útero é a região de comunicação entre a cavidade uterina e a vagina. Nele é produzido um muco, que funciona como uma espécie de tampão uterino, o qual protege o útero contra o pH ácido da vagina e também contra infecções. O útero é revestido internamente pelo endométrio, local onde ocorre a fixação do embrião após a fecundação. O endométrio é uma região altamente vascularizada que sofre um processo de descamação durante a menstruação e renovação do seu epitélio a cada ciclo menstrual.
-
Tubas uterinas: também chamadas de trompas de Falópio, as duas tubas uterinas estabelecem a ligação entre os ovários e o útero. As tubas uterinas possuem a função de transportar os oócitos produzidos pelos ovários em direção ao útero, estejam eles fecundados ou não. Também é na tuba uterina que o oócito é fecundado pelo espermatozoide. Caso não ocorra a fecundação do oócito, ele sofre processo de degeneração dentro da própria tuba uterina.
-
Ovários: os dois ovários estão dispostos um de cada lado do útero, e neles ocorre a produção dos gametas femininos, chamados de oócitos, e também a produção de hormônios. É na região do córtex do ovário que se encontram os folículos em diferentes estágios de desenvolvimento. Os folículos são os oócitos envolvidos por diferentes tipos de células que fornecem nutrição e proteção ao oócito durante seu desenvolvimento, além de estarem envolvidos com seu amadurecimento e liberação do oócito secundário no momento da ovulação.
→ Glândulas mamárias
As glândulas mamárias também fazem parte do sistema reprodutor feminino. Elas estão situadas na região do tórax e são formadas por tecido glandular, tecido conjuntivo e tecido adiposo. Também possuem grande quantidade de nervos envolvidos com o processo de lactação durante a gestação. As glândulas mamárias produzem e liberam leite, que é utilizado na alimentação do recém-nascido.
Doenças do sistema reprodutor feminino
Várias são as doenças que podem acometer o sistema reprodutor feminino, entre elas o câncer de útero, câncer de colo do útero, formação de cistos ovarianos recorrentes e a endometriose. Veja duas delas a seguir.
→ Endometriose
A endometriose é uma doença que acomete muitas pessoas, sendo recorrentes os casos de pessoas que possuem a doença, mas que nunca foram diagnosticadas ou tratadas. Na endometriose, as células do endométrio, região que reveste o útero, crescem em locais fora do útero, aderindo-se a outros tecidos abdominais e multiplicando-se nessas regiões. Essa condição gera sintomas como cólicas intensas durante o período menstrual, dores durante as relações sexuais, sangramento ao urinar, infertilidade, entre outras consequências.
→ Câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero (ou câncer cervical) é outra doença que acomete o sistema reprodutor feminino. Ela é causada por um tumor maligno que cresce na região mais inferior do útero, próximo à vagina, denominada cérvix.
Grande parte dos casos de câncer do colo do útero é causada pelo papilomavírus humano (HPV), cuja infecção provoca alterações celulares que podem evoluir para o câncer do colo do útero. Nem todas as pessoas que entram em contato com o vírus do HPV desenvolvem câncer do colo do útero, ainda assim o uso de camisinha durante as relações sexuais é imprescindível para evitar o contato não apenas com o vírus do HPV, mas também para se proteger de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além do contato com o vírus do HPV, o câncer do colo do útero pode se desenvolver por outras questões, como o tabagismo e o uso prolongado de pílulas contraceptivas.
Veja também: Candidíase — outra doença que acomete o sistema reprodutor feminino
Menstruação e ciclo menstrual
O ciclo menstrual se estende por aproximadamente 28 dias, com a ovulação ocorrendo geralmente no 14º dia, e tem início com a menstruação, a qual dura cerca de quatro a cinco dias, podendo variar. Durante esse período, ocorre a eliminação do revestimento do útero, conhecido como endométrio.
No começo do ciclo menstrual, há um aumento na produção do hormônio FSH (hormônio folículo-estimulante), que estimula o desenvolvimento do folículo ovariano. O folículo, por sua vez, libera o hormônio estrógeno, cujos níveis aumentam gradualmente durante o ciclo. Esse aumento culmina em um pico, desencadeando um mecanismo de feedback negativo que reduz a síntese de FSH.
Consequentemente, ocorre um rápido aumento nos níveis do hormônio luteinizante (LH), por volta do 14º dia do ciclo, levando à ruptura do folículo e à liberação do ovócito II, marcando o processo de ovulação.
Após a ruptura, o folículo se transforma no corpo lúteo, que continua a produzir estrógeno, mas em quantidades menores, e passa a produzir principalmente progesterona. Ao longo do ciclo, o corpo lúteo tende a diminuir em tamanho, o que resulta na redução da produção de estrógeno e progesterona.
O estrógeno é essencial para a preparação do revestimento uterino, enquanto a progesterona mantém o endométrio propício para a possível implantação do embrião. Quando os níveis de estrógeno e progesterona caem, o endométrio começa a se desintegrar, iniciando assim o processo de menstruação.
Exercícios resolvidos sobre sistema reprodutor feminino
Questão 1
A região do sistema genital feminino que sofre descamação durante o processo de menstruação é denominada
A) endométrio, e se localiza no útero.
B) endométrio, e se localiza na vagina.
C) colo, e se localiza no útero.
D) miométrio, e se localiza na vagina.
E) miométrio, e se localiza na vulva.
Resolução:
Alternativa A.
O útero é revestido internamente pelo endométrio, uma região altamente vascularizada que sofre um processo de descamação durante a menstruação e renovação do seu epitélio a cada ciclo menstrual.
Questão 2
(Cefet) Analise a representação da sequência de eventos que ocorrem no aparelho reprodutor feminino humano.
Caso não ocorra o fenômeno indicado pela seta, o destino do ovócito II é ser
A) eliminado juntamente com a menstruação.
B) mantido na tuba, aguardando outra ejaculação.
C) degenerado na tuba uterina.
D) retornado ao ovário para ser eliminado na outra ovulação.
E) aderido ao endométrio para ser posteriormente fecundado.
Resolução:
Alternativa C.
Caso não ocorra a fecundação do oócito II, ele sofre processo de degeneração dentro da própria tuba uterina.
Fontes
HOSPITAL ISRAELISTA ALBERT EINSTEIN. Câncer cervical: 6 fatos importantes sobre o câncer do colo do útero. Vida Saudável, 2023. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/cancer-cervical-6-fatos-importantes-sobre-o-cancer-de-colo-do-utero/.
JUNIOR, H.; VISCONTI, M. Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino. USP/Univesp, [s.d.]. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/plc/plc0024/impressos/plc0024_02.pdf.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Endometriose. Biblioteca Virtual em Saúde, [s.d.]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/endometriose/.