Sinusite

A sinusite ocorre em virtude da inflamação dos seios da face.

Os seios da face são estruturas formadas por espaços existentes em alguns ossos do crânio. São revestidas por uma mucosa e auxiliam na eliminação de secreções, no aquecimento e umedecimento do ar, e na fala.

Em algumas situações, decorrentes principalmente de alterações anatômicas, processos alérgicos, gripes e resfriados; os seios da face inflamam, obstruindo a saída do muco. Tal fato impede que o ar que passa por ali se renove, propicia o acúmulo dessa secreção e permite também a proliferação de micro-organismos. Este quadro faz com que o indivíduo acometido sinta dores intensas e agudas nessa região, e também tenha dificuldade para respirar, irritação na garganta, corrimento nasal e, muitas vezes, tosse e febre. São as manifestações da rinossinusite ou, simplesmente, sinusite.

Como seus sintomas são semelhantes ao da gripe e resfriado – e considerando o mau hábito da automedicação, muitas vezes a sinusite é confundida com um quadro gripal, permitindo com que a situação não seja corretamente diagnosticada e tampouco tratada. Isso, em muitos casos, pode provocar seu agravamento.

Ao visitar o médico, é importante seguir suas orientações. É igualmente benéfico analisar o que pode ter provocado a sinusite, procurando evitar essa situação, para que o quadro não se repita. Esta medida, em muitos casos, é capaz de controlar, com eficácia, a sinusite crônica.

Ingerir bastante água e gotejar solução salina nas narinas, frequentemente, em situações que predispõem o aparecimento da sinusite, como alergias e processos gripais, são medidas muito eficazes no que diz respeito à sua prevenção.

Por: Mariana Araguaia

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Literatura Negra
Biocombustíveis
Ditadura no Brasil
Provas do 1º dia dão pistas do que pode ser cobrado de Biologia no Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa