Síndrome do intestino irritável

Síndrome do intestino irritável é um problema crônico que se caracteriza pela presença dor, desconforto abdominal e mudança do hábito intestinal.

A síndrome do intestino irritável provoca sintomas que persistem a longo prazo.

Síndrome do intestino irritável (SII) é um problema crônico que se caracteriza por um conjunto de sintomas que incluem dor e desconforto abdominal e alteração do hábito intestinal. Na SII não há causas orgânicas detectáveis, sendo uma doença sem causa específica conhecida. Diversos fatores, no entanto, estão relacionados com o aumento dos sintomas, como estresse e alguns tipos de alimento.

A SII é diagnosticada por meio da realização de exames para a exclusão da possibilidade de outras causas e para análise dos sintomas do paciente. Não possui tratamento específico, sendo recomendada mudança na dieta, prática regular de atividades físicas e, em alguns casos, uso de medicamentos, probióticos e terapia.

Saiba mais: Como acabar com a prisão de ventre?

Resumo sobre síndrome do intestino irritável

  • A síndrome do intestino irritável caracteriza-se pela presença de sintomas como dor e desconforto abdominal associados a alterações do hábito intestinal.

  • Sem causa específica conhecida, a SII tem seus sintomas aumentados quando alguns alimentos são consumidos e também em situações de estresse.

  • O diagnóstico da SII é feito por meio de exclusão.

  • Atividades físicas regulares, mudanças na alimentação, terapia, uso de probióticos e alguns medicamentos são usados no tratamento de SII.

O que é a síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável (SII) é um problema crônico que se caracteriza por provocar dor e desconforto abdominal associados a alterações do hábito intestinal. É considerada uma doença funcional, ou seja, que não é causada por dano ou lesão. Ela pode evoluir ou se sobrepor a outros transtornos gastrointestinais, como o refluxo gastroesofágico.

Essa síndrome atinge tanto homens quanto mulheres, entretanto, há um maior número de casos em mulheres do que em homens. Em relação à idade, a SII pode acometer qualquer faixa etária.

Quais as causas da síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável (SII) não apresenta uma causa específica conhecida, porém, alguns fatores estão ligados ao desenvolvimento dos sintomas. Segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, acredita-se que haja uma hipersensibilidade visceral, a qual é responsável pelos sintomas, que pode ser agravada devido ao consumo de determinados alimentos. Estima-se também que os sintomas podem ser precedidos de alterações psicossomáticas. Além disso, a entidade afirma que a SII provavelmente é um distúrbio multifatorial relacionado a alterações no intestino.

Quais os sintomas da síndrome do intestino irritável?

Uma pessoa com síndrome do intestino irritável (SII) apresenta sintomas que lembram outros problemas gastrointestinais, o que geralmente faz com que a SII seja diagnosticada tardiamente. Os sintomas podem aparecer em episódios e permanecer por longos períodos.

Entre os sintomas apresentados pelos pacientes, destacam-se:

  • dor e desconforto abdominal;

  • alterações do hábito intestinal;

  • distensão e sensação de inflamação abdominal;

  • sensação de evacuação incompleta;

  • urgência para evacuar;

  • flatulência;

  • melhora da dor após evacuar.

Além disso, o paciente pode sentir muita vontade de evacuar mesmo quando não há fezes para serem eliminadas. A diarreia e a constipação também estão presentes e podem aparecer de maneira alternada. É possível também haver sintomas psicológicos.

Veja também: Intestino grosso — porção final do sistema digestório

Como é feito o diagnóstico da síndrome do intestino irritável?

O diagnóstico da síndrome do intestino irritável é feito com base na análise dos sintomas e exclusão da possibilidade de outros problemas gastrointestinais. Para um caso ser considerado suspeito, é importante que os sintomas tenham começado há pelo menos seis meses e que estejam presentes nos últimos três meses. Não existem exames específicos para diagnosticar a SII, porém, eles são importantes para a realização do diagnóstico diferencial.

A síndrome do intestino irritável possui tratamento?

 Atividades físicas favorecem o bom funcionamento do intestino.

A síndrome do intestino irritável (SII) não possui tratamento específico, entretanto, mudanças de hábitos ajudam no controle do problema. Uma dessas mudanças é a adoção da prática de exercícios físicos, pois estes promovem melhora no trânsito intestinal.

É importante também controlar a alimentação, uma vez que vários alimentos podem provocar o aumento dos sintomas. A dieta, portanto, deve ser individualizada. Outra medida recomendada é a dieta com baixa ingestão de FODMAPs (sigla em inglês utilizada para indicar oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis). Esses alimentos são pouco absorvidos pelo intestino delgado e acabam provocando sintomas desagradáveis, como gases, dor e diarreia.

Vale destacar ainda que em alguns casos são recomendados medicamentos, probióticos e terapia para o acompanhamento de problemas como ansiedade e estresse.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Conflitos políticos envolvendo a China
Ku Klux Klan
Reprodução assexuada
Física Moderna: no que focar para o Enem?
Todas as vídeo aulas

Versão completa