No ano de 2012, a cidade do Rio de Janeiro será sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho. Esse encontro contará com a presença de chefes de Estado, Governos e representantes de mais de 150 países, além de centenas de participantes de vários setores da sociedade civil.
Também chamado de Rio + 20, o encontro marcará o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro no ano de 1992, conhecida como Cúpula da Terra, ECO ouRio 92; e dez anos da Cúpula Mundial pelo Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em Joanesburgo (África do Sul) em 2002.
Rio + 20 é um evento intergovernamental dirigido pelas Nações Unidas e que tem como principal objetivo renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável. A conferência terá como temas principais: a “economia verde” no contexto do desenvolvimento sustentável e o combate à pobreza mundial.
A discussão sobre a “economia verde” é uma oportunidade de alcançar a cooperação de iniciativas internacionais, incluindo atividades e programas que atendem as diferentes realidades dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, lembrando que, para que ocorra a realização do desenvolvimento sustentável global, é preciso haver redução das desigualdades nacionais e internacionais.
A realização da Rio + 20 no Rio de Janeiro tem um significado especial, pois foi lá que, no ano de 1992, se consolidou o conceito de desenvolvimento sustentável. Vinte anos depois, os líderes do mundo se reunirão novamente para fazer um balanço de tudo o que foi feito nas últimas duas décadas e para debater sobre maneiras de restaurar os estragos feitos no planeta.
É importante ressaltar que a diminuição do impacto da humanidade no mundo não é responsabilidade apenas de nossos governantes, mas nossa também. O tempo que gastamos no banho ou escovando os dentes, o meio de transporte que escolhemos, a utilização de objetos recicláveis ou não, tudo isso interfere de alguma maneira no planeta e, consequentemente, na nossa vida.
A sociedade civil tem sido muito importante na promoção do desenvolvimento sustentável. Por esse motivo, todos podem contribuir, enviando sugestões, divulgando informações e participando de eventos da conferência. Antes do evento, as pessoas podem participar enviando sugestões em qualquer uma das línguas oficiais das Nações Unidas (inglês, espanhol, francês, árabe, russo ou chinês).