O sistema respiratório garante a respiração pulmonar, processo em que o oxigênio é levado até o interior dos pulmões para que fique disponível para as células do corpo.
A respiração pulmonar garante a captação de oxigênio pelo organismo e seu transporte até os alvéolos pulmonares para que possa ser transferido para o sangue. É nesse processo também que o gás carbônico é eliminado.
→ O sistema respiratório
Para compreender a respiração, devemos conhecer melhor o aparelho respiratório e suas estruturas. O sistema respiratório pode ser dividido em duas porções: uma é responsável por conduzir o ar até o local das trocas gasosas e a outra é o local onde o oxigênio absorvido é transferido para o sangue e o gás carbônico é retirado.
A porção condutora é constituída por:
-
Fossas nasais
-
Faringe
-
Laringe
-
Traqueia
-
Brônquios
-
Bronquíolos
A porção respiratória é formada por:
-
Bronquíolos respiratórios
-
Ductos alveolares
-
Alvéolos
→ O trajeto do ar pelo sistema respiratório
O ar inicia seu trajeto pelas fossas nasais, um local que possui muco e pequenos pelos que ajudam a reter a passagem de poeira e outros materiais. Nas cavidades nasais, também está presente o epitélio olfatório, que garante a percepção de odores.
Após a passagem pelas fossas nasais, o ar segue em direção à faringe, onde células do tecido linfoide verificam a presença de substâncias estranhas e desencadeiam resposta imunológica caso seja necessário. Depois da faringe, o ar segue em direção à laringe, uma região localizada entre a faringe e a traqueia que se destaca pela presença da epiglote em seu início e das pregas vocais.
Após passar pela laringe, o ar segue em direção à traqueia, a qual se bifurca em dois brônquios primários, que se ramificam, até os bronquíolos. Estes se ramificam e formam os bronquíolos terminais, os quais originam os bronquíolos respiratórios, dando início à porção respiratória do sistema. O ar chega aos bronquíolos respiratórios, os quais possuem expansões denominadas de alvéolos, estruturas que lembram pequenos sacos e que são as últimas porções da árvore brônquica. Os bronquíolos respiratórios abrem-se em vários alvéolos, passando a ser chamados de ductos alveolares.
Nos pulmões, existem, em média, 3000 milhões de alvéolos, característica que garante o aumento da superfície de trocas gasosas. O ar, ao chegar aos alvéolos, passa para o sangue presente em capilares que rodeiam essa estrutura. O gás carbônico difunde-se na direção contrária, ou seja, do sangue em direção ao interior dos alvéolos. Esse processo é denominado de hematose.
O sangue oxigenado é levado para o átrio esquerdo do coração e é bombeado pelo corpo. O gás carbônico passa para o interior dos alvéolos e segue o caminho contrário ao realizado pelo ar anteriormente, sendo liberado de volta ao meio.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: