Répteis (Classe Reptilia)

Ameiva ameiva: espécie de lagarto pertencente à Ordem Squamata.

Reino:  Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia

Os répteis são animais que possuem pele espessa e bastante queratinizada, com escamas ou placas ósseas. Assim, executam somente respiração pulmonar, otimizada em razão do grande número de dobras existentes nesses órgãos. Além disso, apresentam ovos com casca e anexos embrionários; e excretam ácido úrico (insolúvel em água). Essas características permitiram com que fossem menos dependentes da água.

São, geralmente, rastejantes. Com exceção das serpentes, apresentam quatro patas, com cinco dedos em cada uma, dotados de unhas. Alguns são muito ágeis, facilitando a captura de suas presas. A maioria possui dentes; sendo que as serpentes que inoculam veneno possuem, ainda, presas inoculadoras, chamadas peçonhas. O sistema digestório se encerra na cloaca.

A fecundação é interna e o desenvolvimento é direto. A grande maioria apresenta modificações na temperatura corporal de acordo com o ambiente: a ectotermia. Os músculos e esqueleto são firmes e mais bem desenvolvidos que os dos anfíbios. A respiração é pulmonar e, em virtude da presença de costelas, a ventilação é mais eficiente.

O grupo dos répteis tem sofrido, nos últimos anos, diversas modificações no que se diz respeito à classificação de seus representantes, uma vez que foi descoberto que os mesmos não possuem uma relação única de ancestralidade, ou seja: é um grupo parafilético. Porém, até que tais novidades sejam incorporadas ao currículo escolar, esses animais são divididos em:

- Ordem Squamata: representada pelos lagartos, lagartixas, serpentes e anfisbenas (cobras-de-duas-cabeças). O corpo é coberto por escamas e estas, com certa frequência, são renovadas. O coração possui um ventrículo e dois átrios. Serpentes são carnívoras, e lagartos e anfisbenas podem ser tanto carnívoros quanto herbívoros. Lagartos conseguem soltar suas caudas, espontaneamente, a fim de confundir seus predadores.

- Ordem Chelonia: representada pelas tartarugas, cágados, jabutis e tracajás. Esses animais apresentam casco, ligado às suas vértebras e costelas. O coração possui um ventrículo e dois átrios. Os de ambiente aquático são, geralmente, carnívoros; e os terrestres, herbívoros.

- Ordem Crocodilia: representada pelos jacarés, crocodilos e gaviais (encontrados na Índia). Possuem placas ósseas revestindo o corpo e podem viver em ambiente marinho, salobro ou de água-doce. O coração possui dois ventrículos e dois átrios.

- Ordem Ryncocephalia: representada pelas tuataras, espécies encontradas na Nova Zelândia, semelhantes a lagartos. Possuem uma estrutura denominada olho pineal que, ligado a uma glândula de mesmo nome, fornece informações relativas à variação de luminosidade no ambiente.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Mariana Araguaia

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Domínios Morfoclimáticos
Reino Fungi
Revisão Enem: modelos atômicos
Filosofia e erotismo
Todas as vídeo aulas

Versão completa