Reprodução e desenvolvimento

Ultrassom de bebê humano: resultado da reprodução sexuada.

A reprodução é uma característica própria dos seres vivos e, além disso, um dos principais fatores responsáveis pela viabilidade da vida na Terra, uma vez que, graças a ela, novos indivíduos podem ser formados, a todo o momento.

Consideramos, de uma maneira geral, que existem dois tipos de reprodução: a assexuada, que envolve o surgimento de um novo indivíduo a partir de outro, sendo ambos morfologicamente (e geneticamente) idênticos; e a sexuada, que envolve a união de material genético entre a geração parental, geralmente por meio de gametas (feminino e masculino), dando origem a indivíduos semelhantes aos pais, mas não idênticos. Muitas espécies desenvolvem ambos os tipos.

A reprodução sexuada possui outras peculiaridades, como o fato de ser feita por um único indivíduo (hermafrodita) ou por mais de um; sua fecundação, que pode ser externa ou interna; e a maneira como se dá o desenvolvimento do embrião.

Nesta seção, você encontra textos sobre esse assunto, envolvendo também questões relacionadas aos tipos de reprodução, ciclos de vida, desenvolvimento dos seres vivos, e processos relacionados à gestação humana. Para complementar as informações relativas a essa temática, a seção “Sexualidade” disponibiliza produções sobre as doenças sexualmente transmissíveis e também sobre métodos contraceptivos.

Boa leitura!

Por: Mariana Araguaia

Assista as nossas videoaulas:

Seções de Reprodução e desenvolvimento

Artigos de Reprodução e desenvolvimento

Últimas Aulas

Função logarítmica
Grécia Antiga: Período Clássico
Segunda lei de Mendel
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Todas as vídeo aulas

Versão completa