Reino Monera

O Reino Monera é o reino formado pelas bactérias, pelas cianobactérias e pelas arqueobactérias.

As bactérias são um dos componentes do Reino Monera.

O Reino Monera é o reino que engloba as bactérias, as cianobactérias (algas azuis, antes consideradas vegetais primitivos) e as arqueobactérias. É o único que é formado por organismos unicelulares e procariontes.

Leia também: Três domínios — a teoria que desmembrou o Reino Monera, fazendo com que ele deixasse de existir

Resumo sobre o Reino Monera

  • O Reino Monera é composto por organismos unicelulares procariontes.
  • Bactérias, cianobactérias e arqueobactérias são seres que compõem o Reino Monera.
  • As bactérias são organismos microscópicos, procariontes e unicelulares.
  • As cianobactérias não podem ser consideradas nem bactérias, nem algas comuns, pois possuem características dos dois grupos.
  • As arqueobactérias são organismos procariontes adaptados a sobreviver em ambientes geralmente inóspitos para a maioria dos seres vivos.
  • Os organismos do Reino Monera possuem importância industrial e biológica. Também são importantes na cadeia alimentar.
  • Algumas bactérias causam doenças, como: tuberculose, sífilis, leptospirose, hanseníase, entre outras.

Videoaula sobre o Reino Monera

O que é Reino Monera?

O Reino Monera é uma divisão da classificação taxonômica dos seres vivos. No Reino Monera, estão agrupados organismos unicelulares e procariontes, como as bactérias, as cianobactérias e as arqueobactérias.

Características do Reino Monera

O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos. Ele é composto basicamente pelas bactérias, pelas cianobactérias e pelas arqueobactérias, seres vivos que possuem uma organização mais simples, pois são unicelulares e procariontes. Unicelulares são os seres compostos por uma célula, e procariontes são os organismos que não possuem membrana nuclear em sua célula.

Seres vivos do Reino Monera

→ Bactérias

As bactérias são organismos microscópicos, procariontes e unicelulares que são encontrados em praticamente todos os hábitats da Terra. As bactérias são formadas pela pare­de celular, membrana plasmática e citoplasma, onde se encontra disperso o material genético, ou seja, não possuem carioteca. Algumas contêm flagelos, estruturas que auxiliam esse organismo em sua locomoção.

A reprodução das bactérias é rápida e ocorre de forma assexuada, por meio de um processo chamado divisão primária, cissiparidade ou bipartição. Nesse processo de reprodução o material genético da bactéria se duplica, dando origem a duas bactérias-filhas idênticas.

As bactérias possuem formas diferenciadas e, de acordo com essas formas, elas podem ser classificadas como:

  • cocos (formato esférico);
  • bacilos (formato de bastão);
  • espirilos (formato helicoidal);
  • vibriões (formato de vírgula).
Ilustração dos tipos de bactérias.

→ Cianobactérias

As cianobactérias, ou algas azuis, antes eram consideradas vegetais primitivos procariontes. Esse grupo não pode ser considerado nem de bactérias, nem de algas comuns. Isso porque cianobactérias são procarióticas como as bactérias, mas possuem um sistema fotossintetizante como o das algas. Devido a suas características, classificam-se no Reino Monera.

→ Arqueobactérias

A arqueobactérias, ou apenas arqueas, são um pequeno grupo de organismos procariontes, consideradas por alguns cientistas bactérias primitivas. Esse grupo em geral é adaptado a sobreviver em ambientes geralmente inóspitos para a maioria dos seres vivos, por exemplo, nos polos do planeta.

Importância dos organismos do Reino Monera

Os organismos do Reino Monera são importantes em vários aspectos. Um exemplo dessa importância é que algumas bactérias podem realizar o processo de fermentação, ou seja, na ausência de oxigênio, elas utilizarão o carboidrato na produção de energia, favorecendo a produção de substâncias com valor para a indústria, como o iogurte e o queijo, além do vinagre, do álcool etílico, do vinho, etc.

Além da importância industrial, algumas bactérias são benéficas para o nosso organismo e acabam protegendo-o contra invasores patógenos, por exemplo, as bactérias da flora intestinal. 

Ainda, os seres do Reino Monera são muito importantes pois alguns atuam como produtores e outros como decompositores na cadeia alimentar.

Doenças do Reino Monera

Alguns componentes do Reino Monera são bactérias patógenas, ou seja, que trazem prejuízos para a saúde do ser humano. A seguir, veremos algumas doenças mais conhecidas, aquelas que possuem grande número de casos.

→ Tétano

O tétano é uma doença causada pela bactéria Clostridium tetani. O indivíduo infectado com essa bactéria começa a ter alguns es­pasmos (contrações) musculares. Apesar de já existir vacina para o tétano, ela é uma doença que se não tiver o tratamento correto pode levar o paciente à morte, pois pode atingir músculos ligados à respiração ou deglutição. A bactéria causadora vive no solo e penetra na pele por meio de corte ou perfuração, em geral por objetos de ferro enferrujados.

→ Tuberculose 

A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuber­culosis, chamada de bacilo de Koch. A sua transmissão é feita pelo ar, e apesar de acometer diversos órgãos, em geral ela acomete os pulmões. Os sintomas da tuberculose podem ser confundidos com os de uma gripe ou de um resfriado comum. É uma doença que possui vacinação e tratamento por meio da administração de antibióticos.

→ Leptospirose

A leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospira interrogans, causa febre alta, dores muscula­res, náuseas e vômitos. A prevenção envolve a proteção dos pés e mãos, sobretudo ao manusear lixo ou circular por regiões com alagamentos ou depósitos de água não tratada, além de higienizar bem os alimentos. O tratamento é feito com administração de antibióticos, além de repouso, hidratação e medicamentos para a febre e dor.

Acesse também: Reino Animalia — o reino de seres vivos eucariontes, multicelulares e heterotróficos

Exercícios resolvidos sobre o Reino Monera

Questão 1

(Fatec) Assinale a alternativa correta.

A) As bactérias reproduzem-se, geralmente, por divisão binária, uma forma assexuada de reprodução pela qual uma única bactéria pode originar um “clone”, ou seja, uma população de bactérias idênticas.

B) As bactérias e as algas cianofíceas distinguem-se de todos os outros seres vivos porque não possuem carioteca envolvendo o material nuclear, isto é, são eucariontes.

C) As bactérias só vivem isoladas, embora próximas; nunca formam colônias.

D) Em algumas espécies de bactérias, observa-se o fenômeno da conjugação, isto é, um tipo de reprodução assexuada.

E) As algas cianofíceas assemelham-se às bactérias, porém são heterótrofas, isto é, produzem a matéria orgânica por fotossíntese.

Resolução:

Alternativa A.

A reprodução das bactérias ocorre de forma assexuada, por um processo chamado de divisão binária. O resultado desse processo resulta em duas bactérias-filhas idênticas.

Questão 2

(UFG – adaptada) As bactérias, ao se reproduzirem assexuadamente, originam dois indivíduos do mesmo tamanho e geneticamente idênticos. O tipo de reprodução descrito é

A) conjugação.

B) cissiparidade.

C) fragmentação.

D) esporulação.

Resolução:

Alternativa B.

Cissiparidade é a forma de as bactérias se reproduzirem.

Fontes

MARQUES, Z. Projeto Contextualizando Saberes. 3 ª ed. Recife: Sucesso Sistema de Ensino, 2019, p. 114-119.

TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia, 12ª ed. Artmed, 2017.

Por: Lorena Aguiar da Silva

Assista as nossas videoaulas:

Artigos de Reino Monera

Últimas Aulas

“a distância” ou “à distância”?
Bissetriz de um ângulo
História do Islamismo
Célula Animal
Todas as vídeo aulas

Versão completa