Recifes de coral

Os recifes de coral são ecossistemas marinhos formados pelo acúmulo de esqueletos calcários e destacam-se por abrigar uma grande biodiversidade.

Os recifes de coral destacam-se por sua grande biodiversidade

Os recifes de coral são ecossistemas marinhos muito importantes, por causa, principalmente, de sua ampla biodiversidade. Eles são encontrados em locais com águas quentes e claras, onde a grande presença de diferentes tipos de plantas e animais forma um dos habitat mais diversos do planeta.

O que são os recifes de coral?

Os recifes de coral são ecossistemas marinhos formados pela deposição do esqueleto calcário de coral, algas e moluscos. Geralmente, os recifes ficam próximos à costa, submersos ou com uma pequena parte acima do nível do mar.

Os corais destacam-se na formação dos recifes e são constituídos por uma camada grossa de material calcário e uma camada fina de tecido vivo na superfície. Existem diferentes tipos de corais, porém, nem todos são responsáveis por formar os recifes. Essa característica é exclusiva daqueles que apresentam esqueleto calcário maciço.

Esses corais formadores de recifes geram colônias que, aos poucos, vão construindo sua carapaça calcária. Além disso, eles associam-se a algas zooxantela, que são as responsáveis pela coloração diferenciada. Vale destacar que a associação entre corais e zooxantelas é extremamente importante, não se limitando apenas a produzir a coloração. Essas algas fazem fotossíntese e, com o processo, fornecem compostos orgânicos aos corais. Os corais, por sua vez, fornecem compostos nitrogenados, fósforo e gás carbônico para as algas.

Quais os tipos de recife de coral existentes?

Podemos classificar os recifes em cinco tipos básicos:

  • Recifes em franja: Surgem próximo à costa e são separados dela por lagoas rasas;

  • Recifes em barreira: Diferentemente dos recifes em franjas, são separados da costa marinha por lagoas profundas;

  • Atóis: Surgem mais distantes da costa e apresentam o formato de anéis, com o qual formam uma lagoa;

  • Recifes em manchas: São recifes pequenos que raramente alcançam a superfície da água. Eles crescem na base da plataforma continental ou das ilhas;

  • Chapeirões: Geralmente, possuem o formato de cogumelo e podem atingir de 5 m a 25 m de altura.

Qual a importância dos recifes de coral?

Os recifes de coral são importantes por sua grande biodiversidade. Estima-se que uma a cada quatro espécies viva nos recifes de corais e mais de 50% dos peixes marinhos estejam presentes nessa área. Além disso, os recifes são o abrigo de espécies ameaçadas de extinção e servem de berçário para uma grande quantidade de espécies marinhas.

Além dessa importância ecológica, os recifes de coral são também relevantes para a economia. Muitas pessoas utilizam os recifes como fonte de renda, que pode ser obtida com a pesca ou com a exploração do turismo. Nesse último caso, as pessoas atraídas pela grande biodiversidade local podem entrar em contato com várias espécies diferentes e interessantes, especialmente por meio do mergulho.

Degradação dos recifes de corais

Os recifes de coral, assim como vários outros importantes ecossistemas, vêm sofrendo com a atividade humana. Um dos problemas mais graves enfrentados por eles é o chamado branqueamento. Esse fenômeno ocorre com o aumento da temperatura nas águas, que pode ocorrer em consequência do aquecimento global.

O branqueamento acontece quando as algas que vivem no interior dos corais são expulsas em decorrência do estresse causado pelo aumento da temperatura das águas. Essa expulsão gera o branqueamento da estrutura, uma vez que as algas são as responsáveis pela cor característica dos recifes.

Além do branqueamento, os corais tornam-se enfraquecidos com o aquecimento da água. Isso faz com que novas doenças surjam e algumas espécies sejam até mesmo extintas. Por viver apenas em águas límpidas e transparentes, os recifes também são afetados pela poluição.

O desaparecimento de recifes de coral coloca em risco diversas espécies, por isso, as ações de prevenção devem ser sempre promovidas.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Pontos notáveis de um triângulo
Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si
Força de atrito
Rosa Luxemburgo
Todas as vídeo aulas

Versão completa