A próstata é um importante órgão do sistema genital masculino e participa da formação do sêmen.
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino que produz fluidos que protegem e nutrem os espermatozoides, garantindo, assim, a eficiência dessas células. O líquido fino, leitoso e alcalino produzido pela próstata, juntamente ao líquido produzido pela vesícula seminal e ao produzido pelas glândulas bulbouretrais, forma o sêmen.
A próstata possui formato de ameixa e pesa cerca de 20 gramas em um indivíduo adulto normal. Essa glândula está localizada na frente do reto e logo abaixo da bexiga. Pelo seu interior, passa a uretra, o canal condutor da urina.
Possui o tamanho de uma noz e, normalmente, muda de tamanho durante a vida do paciente. O desenvolvimento inicia-se antes do nascimento, mas o tamanho da glândula é aumentado na adolescência, quando os hormônios masculinos, como a testosterona, começam a agir. Caso a produção de hormônios seja pequena, a glândula não atinge seu tamanho normal.
Em homens mais velhos, é comum que a próstata aumente consideravelmente de tamanho, uma condição conhecida como hiperplasia prostática benigna. Nesses casos, comuns após os 40 anos de idade, a próstata aumenta de tamanho e acaba comprimindo a uretra. Com isso, fica dificultado o fluxo de urina, o que pode desencadear o surgimento de infecções e até mesmo de cálculos.
A próstata também pode sofrer com inflamações e infecções. Nesses casos, o problema é denominado de prostatite e causa ardência no momento de urinar, inchaço na glândula e eliminação de sangue e pus na urina.
Outro problema que ocorre com relativa frequência é o câncer de próstata, considerado a segunda maior causa de mortes em homens em decorrência de câncer. Essa doença relaciona-se com fatores como idade, histórico familiar e dieta. Diferentemente da hiperplasia benigna e das prostatites, não gera sintomas no estágio inicial, sendo necessária, portanto, a realização de exames regularmente.
Quando uma pessoa possui dificuldade para urinar, ou urina muitas vezes durante a noite, possui sensação de que não esvaziou a bexiga por completo ou apresenta sangue na urina, é fundamental que um médico seja consultado para avaliar a saúde da próstata. Vale destacar que nem sempre doenças na glândula causam sintomas e, quando eles surgem, o problema pode estar em um estágio avançado.