Por que não podemos beber água do mar?

Não podemos beber água do mar por que a sua ingestão pode causar graves problemas de desidratação e diarreias.

Beber água do mar pode não ser uma boa opção para hidratar-se

Você já imaginou como conseguiria água caso sofresse um naufrágio? A resposta para essa pergunta muitas vezes é a água do mar, entretanto, a ingestão dessa substância pode causar sérios danos à saúde.

A água salgada representa cerca de 97,5% do total de água existente no planeta e diferencia-se da água doce por apresentar uma grande quantidade de sais dissolvidos. Na água do mar, encontramos uma salinidade igual ou superior a 30%, enquanto na água doce os valores são inferiores a 0,5%.

O sangue, assim como a água, possui sais, entretanto, a quantidade é extremamente baixa. Ao ingerirmos água do mar, uma grande quantidade de sal chega ao sistema digestório, o que faz com que o corpo tente eliminar esse excesso. Na tentativa de diluir o sal, o corpo começa a perder água por osmose, ou seja, a água tende a sair do local menos concentrado (sangue) para o mais concentrado. A perda de água exagerada desencadeia um problema conhecido como desidratação, que, se não tratado corretamente, pode levar uma pessoa à morte.

À medida que a desidratação instala-se, a pessoa começa a sentir mais sede, um sinal do organismo que indica que o corpo precisa de água. Nesse momento, o ideal é ingerir água doce potável. Caso a ingestão de água salgada seja feita, o processo pode agravar-se e levar a pessoa à morte.

Outro problema decorrente da ingestão da água do mar é a existência de alguns sais que podem irritar o intestino e causar diarreia. Este processo também é perigoso porque a perda de água pelas fezes pode também levar à desidratação.

Sendo assim, se estiver preso no mar, o ideal é não ingerir a água salgada e procurar outros meios de hidratar-se. Uma pessoa pode conseguir suprir suas necessidades ao beber água da chuva, retirar água dos alimentos, tais como peixes, e usar uma técnica simples de evaporação. Para conseguir água doce por meio da evaporação, basta colocar água salgada em um recipiente e cobri-lo com um saco plástico ou outro material. Após evaporar, o vapor de água atinge o material que está tampando o recipiente e condensa-se, formando pequenas gotinhas de água livres de sal. Apesar de ser uma pequena quantidade, isso pode ajudar a manter o funcionamento do organismo.

Vale destacar, no entanto, que hoje existem técnicas que permitem que a água do mar seja tratada e torne-se potável. Esse processo é chamado de dessalinização e já é realidade em várias partes do mundo. O problema dessa tecnologia é que o gasto com a construção das usinas e com a energia para a sua realização é alto, o que torna a técnica inviável em vários lugares. A água do mar é uma potencial fonte de água potável, mas o ideal é investir na preservação das fontes de água doce e no uso consciente desse recurso, que são medidas mais econômicas.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Pré-Enem | Estratégias para a hora de fazer a prova
Progressão aritmética
Região Norte
Respiração celular: cadeia respiratória
Todas as vídeo aulas

Versão completa