Pielonefrite

A pielonefrite ou infecção urinária alta é uma infecção que acomete os rins e pode provocar complicações graves, como sepse e falência de múltiplos órgãos.

Bactérias podem atingir os rins, provocando pielonefrite.

Pielonefrite é um quadro infeccioso que acomete os rins e pode ser causado por diferentes agentes, entretanto, na maioria das vezes, é provocado por bactérias. Dentre as bactérias causadoras do problema, destaca-se a Escherichia coli, que habita naturalmente o intestino humano. Os sintomas da pielonefrite incluem dor na região lombar, febre e calafrios.

O diagnóstico, geralmente, é feito analisando-se os sintomas do paciente e complementando essa análise com exames laboratoriais. Também são recomendados exames de imagem para observar a ocorrência de complicações e anormalidades do trato urinário. O tratamento da pielonefrite é individualizado e pode ser necessária a hospitalização.

Leia também: O que é imunidade e quais os tipos?

Resumo sobre pielonefrite

  • Trata-se de uma infecção renal, sendo conhecida também como infecção urinária alta.

  • Seus principais agentes causadores são bactérias.

  • Os micro-organismos causadores de pielonefrite podem alcançar os rins por duas rotas: a hematogênica e a ascendente.

  • A pielonefrite pode provocar insuficiência renal e falência de múltiplos órgãos.

  • Para a realização do diagnóstico, o médico analisará os sintomas do paciente e realizará exames laboratoriais e de imagem.

  • O tratamento da pielonefrite pode envolver hospitalização.

O que é pielonefrite?

Pielonefrite é uma infecção urinária que atinge o trato urinário superior, ou seja, os rins. Ela pode ser aguda ou crônica e complicada ou não complicada. É denominada complicada quando o paciente com a infecção possui alterações funcionais e anatômicas das vias urinárias.

É chamada de não complicada quando o paciente não possui essas alterações e também não possui doenças de base. A pielonefrite afeta, com maior frequência, pessoas do sexo feminino e imunodeprimidos, como diabéticos e idosos.

Agentes causadores da pielonefrite

Os principais agentes causadores da pielonefrite são as bactérias. Dentre esses micro-organismos, destaca-se a bactéria Escherichia coli, a qual vive em nosso trato gastrointestinal normalmente. Os agentes patogênicos causadores da pielonefrite podem atingir os rins por meio da via ascendente ou da hematogênica.

A via mais comum é a ascendente, e, nesse caso, os micro-organismos sobem até os rins, passando pela uretra, bexiga e ureteres. A via hematogênica é considerada a forma mais rara da infecção. Ocorre quando o agente patogênico está afetando outra região do corpo e chega até o rim por meio da corrente sanguínea.

Veja também: O que é incontinência urinária?

Sintomas da pielonefrite

A pielonefrite é caracterizada por uma tríade clássica de sintomas: febre, calafrios e dor lombar, a qual pode acometer apenas um ou os dois lados do corpo. Além desses sintomas, a pielonefrite pode ser acompanhada de sintomas urinários, tais como dor para urinar, urgência para urinar e aumento da frequência para urinar.

A dor lombar na pielonefrite pode acometer um ou os dois lados do corpo.

Pielonefrite é grave?

A pielonefrite trata-se de um problema de saúde grave que pode até mesmo causar a morte se não for tratada ou for tratada de maneira inadequada. Dentre as complicações que podem ocorrer em caso de pielonefrite, destacam-se a insuficiência renal crônica e a falência de múltiplos órgãos.

A falência dos órgãos está relacionada com o fato de que micro-organismos patogênicos podem facilmente entrar na corrente sanguínea quando estão nos rins e se espalhar por todo o corpo, causando uma infecção generalizada.

Diagnóstico da pielonefrite

A pielonefrite é diagnosticada pela análise dos sintomas apresentados pelo paciente em associação com exames como a urina de rotina, a urocultura, o antibiograma e a hemocultura. Exames de imagem, tais como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, também podem ser solicitados. A realização de exames de imagem é importante para observar a presença de anormalidades do trato urinário e acompanhar o desenvolvimento de complicações.

Tratamento da pielonefrite

O tratamento de pielonefrite variará de um paciente para outro, sendo, em alguns casos, necessária a hospitalização. O tratamento da pielonefrite envolve o uso de antibióticos e cuidados de suporte. Em caso de pacientes que possuem anomalia estrutural no trato urinário, é fundamental a correção desses problemas a fim de evitar novos episódios de infecção.

Saiba mais: Doenças causadas por bactérias

Prevenção da pielonefrite

Para prevenir a ocorrência de pielonefrite, bem como outras infecções urinárias, é importante ingerir muita água, nunca segurar a urina e ter bastante cuidado com a higiene pessoal. Outra recomendação importante é que seja feita a higiene da região genital sempre após a relação sexual.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas
Entalpia (ou calor) de neutralização
Capacitores em paralelo
René Descartes
Todas as vídeo aulas

Versão completa