Os pés são partes muito importantes do nosso corpo, fornecendo liberdade de locomoção, distribuição do peso e sustentação. Além disso, é composto por músculos e ossos que permitem a prática de certos esportes, como corrida e natação.
Mas muitas vezes, não cuidamos dos pés como deveríamos. Por isso, é uma parte que sofre com sapatos e sandálias de salto alto, de bico fino, apertados, de solado duro, que são desconfortáveis e geradores de transtornos.
Esses transtornos podem ser:
Calosidades – gerados pelo organismo como uma forma de proteção à demasiada pressão sentida pelos pés, pode ser retirada cirurgicamente quando presente entre os dedos, causando dor e desconforto.
Bolhas – são formadas após certa quantidade de atrito que a região não consegue suportar, causadas por calçado novo, pressão de algum calçado muito apertado, e até mesmo o modo errado de andar. Para as bolhas, como causam muita dor, deve-se usar calçados bastante confortáveis, que evitam o contato com a região afetada e permitam a recuperação do local.
Unhas encravadas – as causas da unha encravada incluem o encurvamento natural da unha, o peso da pessoa, a maneira de cortá-las, o tipo de calçado utilizado - os de bico fino e alto propiciam ainda mais a formação da lesão em razão da pressão nos dedos, que precisam sustentar todo o corpo. A unha encravada também gera dor, além de vermelhidão e inchaço. Dependendo da situação, é importante procurar um podólogo, profissional especialista em pés.
Micose – a micose pode ser adquirida por meio de algum trauma que a pele ou a unha receberam, ficando fragilizados, o que permite entrada de fungos e bactérias na região afetada.
Para essas e outras lesões existem tratamentos e é muito importante sempre utilizar calçados confortáveis e arejados, secar bem os pés e principalmente entre os dedos após o banho; se utilizar calçado fechado, deixá-lo secar ao sol para retirar umidade.