Paratireoides

As paratireoides são glândulas minúsculas (com tamanho próximo a uma ervilha) pertencentes ao sistema endócrino. São responsáveis pela produção do paratormônio (PTH).

As paratireoides são quatro pequenas glândulas, que ficam atrás da tireoide.

As paratireoides são glândulas que pertencem ao sistema endócrino e têm como função a produção do hormônio paratormônio (PTH).

As paratireoides são diferentes da tireoide. Enquanto aquelas têm como principal função a regulação do cálcio, esta está ligada ao metabolismo de todo o corpo, auxiliando na regulação de vários órgãos e produzindo os hormônios: T3 triiodotironina e T4 tiroxina.

Leia também: Quais são os sistemas do corpo humano?

Resumo sobre paratireoides

  • As paratireoides são glândulas minúsculas pertencentes ao sistema endócrino e são responsáveis pela produção do paratormônio (PTH).
  • O PTH atua no organismo equilibrando os níveis de cálcio entre os ossos, os rins e o intestino. Mobilizando o estoque para que tenhamos os níveis adequados no sangue, mantendo assim funcionamento de todas as estruturas.
  • As paratireoides comumente situam-se no pescoço, na parte posterior da tireoide.
  • As principais doenças relacionadas são o hiperparatireoidismo (hipersecreção persistente do paratormônio) e o hipoparatireoidismo, ocasionado pela diminuição da função das paratireoides.
  • Apesar da similaridade dos nomes e da proximidade de localização, a glândula tireoide e as glândulas paratireoides têm fisiologias diferentes. A primeira é responsável por regular vários órgãos do corpo, como o coração, fígado, cérebro e rim, e produz os hormônios tireoidianos T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). A segunda, respectivamente, tem como principal função a regulação do cálcio e do fósforo.

O que são as paratireoides?

As paratireoides são glândulas que pertencem ao sistema endócrino e têm como função a produção do hormônio paratormônio (PTH). Apresentam-se como quatro pequenos nódulos localizados na parte de trás da tireoide, embora uma pequena parte da população possa ter de cinco a seis unidades.

Função e a importância das paratireoides

A principal função do PTH é a regulação do fósforo e do cálcio, principal íon que compõe os ossos e é essencial para a contração muscular, incluindo o coração.

Após a secreção desse hormônio, o processo biológico comum é o aumento do cálcio sérico e a diminuição do fosfato, devido aos baixos níveis de sua reabsorção nos rins, aumentando a sua excreção na urina. A secreção do PTH ocorre em resposta aos casos de hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue) e é inibida quando ocorre a hipercalcemia (altos níveis de cálcio no sangue).

Quando os níveis de cálcio no sangue estão baixos, o PTH retira uma quantidade variável dos ossos para realizar a manutenção sérica e a elevação do cálcio, a fim de manter a manutenção de cálcio/fósforo. Isso acontece por meio do aumento da atividade osteoclástica, ou seja, a degradação e reabsorção da matriz óssea, liberando o cálcio no sangue.

Tem ainda função regulatória nos rins, inibindo a reabsorção dos fosfatos e aumentando a de cálcio, auxiliando a absorção do cálcio no intestino. Sendo os ossos e os rins seus principais órgãos-alvo.

Leia também: Apêndice — estrutura do corpo que está relacionada com o sistema de defesa

Anatomia e localização das paratireoides

As paratireoides apresentam-se como quatro pequenos nódulos localizados na parte de trás da tireoide, embora uma pequena parte da população possa ter de cinco a seis unidades. Devido à variação anatômica, podem ser encontradas na região do tórax, no mediastino e próximo ao timo.

Esquema ilustrativo com localização das paratireoides e tireoide no corpo humano. (Créditos: Paulo José Soares Braga | Prepara Enem)

Doenças das paratireoides

Existem duas principais doenças relacionadas às paratireoides quando não estão em níveis regulares: o hiperparatireoidismo, caracterizado pela produção persistente do PTH, e o hipoparatireoidismo, relacionado com os baixos níveis no organismo.

Ambas as manifestações podem se apresentar com diversos sintomas, porém, em sua maioria, são assintomáticas e somente diagnosticadas em exames rotineiros. O diagnóstico deve ser o mais precoce possível, a fim de evitar estados avançados da doença, com lesões ósseas graves e irreversíveis e insuficiência renal mortal.

Leia também: Corpo humano — os órgãos que constituem sua anatomia

Paratireoides x tireoide

As paratireoides são diferentes da tireoide, apesar da semelhança da nomenclatura e localização. Enquanto a primeira tem como principal função a regulação do cálcio, a segunda está ligada ao metabolismo de todo o corpo, auxiliando na regulação de vários órgãos e produzindo os hormônios: T3 triiodotironina e T4 tiroxina.

Além desses, a tireoide produz o hormônio chamado calcitonina, que, quando detecta altos níveis de cálcio no sangue, deposita-os nos ossos, diferentemente do PTH, que, quando identifica os altos níveis de cálcio nos ossos, libera-os no sangue, permitindo que ocorra a flutuação e equilíbrio de cálcio em nosso organismo.

Por: Aline Oliveira Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Notícia
População da Índia
Esquistossomose
Ceticismo
Todas as vídeo aulas

Versão completa