Ovários

Os ovários são órgãos do sistema genital feminino responsáveis pela produção dos gametas femininos e pelos hormônios estrogênio e progesterona.

Os gametas femininos são produzidos nos ovários

Os ovários são as estruturas do corpo feminino responsáveis pela produção dos gametas. Assim como os testículos, os ovários atuam também como glândulas endócrinas, produzindo os hormônios estrogênios e progesterona.

Estrutura dos ovários

Os ovários têm forma de amêndoas e tamanho aproximado de 3 cm de comprimento por 1,5 cm de largura. Eles apresentam-se em número de dois no corpo da mulher e são sustentados em sua posição na cavidade abdominal por ligamentos.

Na superfície do ovário, está o epitélio germinativo e, abaixo dele, uma camada de tecido conjuntivo chamado de túnica albugínea, que dá a cor ao ovário. Logo em seguida, encontramos a região cortical, onde se localizam os folículos ovarianos em diferentes estágios de desenvolvimento. Os folículos ovarianos são formados pelos ovócitos juntamente com as células que o envolvem, as quais apresentam a função de proteger ovócito durante seu desenvolvimento.

Mais internamente, encontra-se a região medular, que apresenta tecido conjuntivo frouxo e vasos sanguíneos. Observando o ovário, torna-se difícil distinguir o limite preciso entre a região cortical e a medular.

No primeiro mês de vida embrionária, há a migração de células germinativas primordiais para o local onde os ovários estão começando a desenvolver-se. Essas células, então, originam as ovogônias. No terceiro mês, as ovogônias iniciam a meiose, parando na fase de diplóteno da prófase I e formando os ovócitos primários. Antes do sétimo mês, a grande maioria das ovogônias já começaram a meiose. A primeira divisão meiótica somente termina pouco antes da ovulação, já na fase reprodutiva da mulher. A segunda divisão da meiose estaciona-se na metáfase até que ocorra fecundação.

Ovulação

A ovulação ocorre quando o folículo ovariano torna-se maduro e rompe-se. Esse rompimento acontece algumas horas após uma descarga hormonal de LH (hormônio luteinizante) e resulta na liberação do ovócito, o qual é captado para o interior das tubas uterinas. O ovócito liberado está apto para ser fecundado.

Câncer de ovário

O câncer de ovário é um tumor pouco frequente e difícil de ser diagnosticado. Ele não causa sintomas específicos inicialmente, entretanto, com seu crescimento, alguns sintomas podem aparecer, tais como inchaço abdominal, náuseas, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço. Por causa dessa característica, normalmente são diagnosticados tardiamente, diminuindo a chance de cura.

Leia também: Síndrome dos Ovários Policísticos

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Matemática do Zero | Multiplicação de Números Decimais
Aids e HIV
Hibridização
Biopolítica
Todas as vídeo aulas

Versão completa