Ossos da mão

Os ossos da mão são denominados carpais, metacarpais e falanges. As mãos são compostas por ossos curtos, que se assemelham em largura, comprimento e espessura.

Ossos da mão.

Os ossos da mão são divididos em: ossos carpais (ossos do punho), ossos metacarpais (ossos da palma da mão) e falanges (ossos dos dedos). Em cada uma das nossas mãos, existem 27 ossos. Graças às mãos e seus ossos e articulações, conseguimos executar tarefas como manipular as coisas.

Leia também: Quais são os ossos do pé?

Resumo sobre os ossos da mão

  • As mãos são compostas pelos ossos denominados curtos.

  • Os ossos das mãos são classificados como carpais, metacarpais e falanges.

  • Os ossos das mãos são semelhantes quanto à sua largura, comprimento e espessura.

  • O dedo polegar apresenta apenas a falange proximal e distal.

  • Cada mão possui 27 ossos.

Nomes dos ossos da mão

Divisão anatômica e nomenclatura dos ossos das mãos.

Os ossos da mão são os descritos como ossos curtos e possuem largura, comprimento e espessura semelhantes. Cada uma de nossas mãos tem 27 ossos. Os ossos da mão são divididos em:

  • ossos carpais (ossos do punho);

  • ossos metacarpais (ossos da palma da mão);

  • falanges (ossos dos dedos).

As falanges são os ossos que compõem os dedos e estão divididas em proximais, distais e médias. Esses termos são utilizados na anatomia quando comparados a um sítio de referência, sendo a região proximal a mais próxima a esse ponto e a distal a mais distante desse ponto. Já o termo médio significa o que está situado no meio. Ao todo, temos 28 falanges, 14 em cada mão.

O dedo polegar, diferentemente dos demais, apresenta apenas duas falanges: a proximal e a distal. Assim, são os ossos da mão:

  • Carpais: oito ossos localizados no punho.

    • Fileira proximal - escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme.

    • Fileira distal - trapézio, trapezoide, capitato e hamato.

  • Metacarpais: cinco ossos localizados na palma da mão. São divididos em cabeça, corpo e base. Não possuem diferenças de nomenclatura.

  • Falanges: 14 ossos que compõem os dedos. São descritos como falanges proximais, médias e distais.

Leia também: Quais são os ossos que formam o esqueleto humano?

Anatomia da mão

As mãos são uma parte importante do corpo humano. São consideradas a extensão dos braços, localizadas na sua porção final. São as mãos que nos permitem realizar as atividades comuns que fazem parte do nosso dia a dia, como, por exemplo, lavar o rosto e escovar os dentes quando acordamos, nos alimentar (levando o alimento até a boca), escrever etc.

Anatomia da mão

O movimento fino descrito como pinça, habilidade sofisticada, permite a realização de diversos trabalhos manuais, assim como a possibilidade de capturar objetos. Esse movimento é realizado por meio da junção dos dedos indicador e polegar.

Os dedos são as estruturas localizadas nas extremidades das mãos, denominados dedo mínimo (5º), dedo anelar (4º), dedo médio (3º), dedo indicador (2º) e polegar (1º).

As mãos podem ser visualizas em duas porções: anterior (face dorsal) e posterior (face palmar). As mãos possuem ainda estruturas como músculos, tendões, ligamentos, nervos e vasos.

Por: Aline Oliveira Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Encontros consonantais
Equações Trigonométricas
Esclerose múltipla
Funções orgânicas: Fenóis
Todas as vídeo aulas

Versão completa