A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada no dia 7 de abril de 1948 e, desde então, tem atuado para garantir o bem-estar da população de todo o planeta.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência das Nações Unidas (ONU) responsável por temas relacionadas à saúde da população mundial. Seus estatutos foram criados em 22 de julho de 1946 durante a Conferência Internacional da Saúde realizada pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Apesar disso, a organização passou a existir, de fato, apenas em 7 de abril de 1948, após a ratificação de seus estatutos pelos 26 membros das Nações Unidas.
→ Qual o objetivo da OMS?
A OMS, como seu próprio nome indica, ocupa-se da saúde dos seres humanos nos diferentes pontos do planeta. É importante salientar que, para essa agência, a saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental, psicológico e social, e não apenas a ausência de doenças. Assim, sua área de atuação é grande e complexa.
Diante da necessidade de garantir a saúde da população e da dificuldade em conquistar esse objetivo, a OMS preocupa-se em criar atividades que levem informação e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Isso pode ser observado facilmente ao conhecer um pouco mais a respeito dessa organização e seus projetos. Um exemplo disso é o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, no qual a OMS colabora.
→ Quem compõe a OMS?
A OMS é composta por representantes de 194 Estados-membros e presidida por um diretor-geral. Com sede localizada em Genebra, na Suíça, a organização ainda possui seis escritórios regionais (Américas, África, Sudeste da Ásia, Europa, Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental), onde se agrupam os Estados-membros.
Os três principais órgãos da OMS são:
-
Assembleia Mundial da Saúde: órgão decisório em que se encontram delegações de todos os Estados-membros. Essa assembleia define políticas da organização, supervisiona políticas financeiras, analisa orçamentos e nomeia o diretor-geral. A reunião desse órgão ocorre anualmente, em geral, em maio de cada ano;
-
Conselho Executivo: é responsável por concretizar as decisões tomadas pela Assembleia Mundial da Saúde. Esse órgão encontra-se duas vezes ao ano e é composto por 34 membros;
-
Secretariado: é formado por mais de 7000 funcionários, que trabalham na sede, nos escritórios regionais e nos países.
Curiosidade: Atualmente, a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde é a Dra. Margaret Chan, uma importante médica chinesa.