O nosso paladar

Paladar

Quando sentimos um cheiro de algo que nos agrada imaginamos o sabor que aquilo tem. Isso porque olfato e paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos. Um completa o outro. Não podemos nos esquecer de que o tato também influencia no paladar, pois através dele conseguimos sentir a consistência dos alimentos.

Em nossa língua há botões gustativos concentrados em regiões formando as papilas gustativas, que podem se apresentar de quatro formas: circunvaladas, fungiformes, foliáceas e filiformes.

As papilas filiformes não são capazes de detectar sabores, sua função é apenas sentir a consistência dos alimentos. As outras três papilas possuem os botões gustativos com quimiorreceptores. Esses quimiorreceptores reagem a vários tipos de substâncias químicas. E no meio das células gustativas há vários neurônios sensoriais capazes de detectar os mais diversos sabores.

Há até certo tempo, acreditava-se que a capacidade de sentir sabores era restrita a determinadas regiões da língua. Hoje já se sabe que somos capazes de sentir os sabores em toda a região lingual.


Papilas gustativas e regiões onde são sentidos os sabores

 


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Dica de repertório para a redação: "1984", de George Orwell
Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
Química Ambiental
Banalidade do mal | Hannah Arendt
Todas as vídeo aulas

Versão completa