Nanotecnologia

A Nanotecnologia é a possibilidade de criação, organização ou manipulação de materiais diversos, átomo a átomo, para o desenvolvimento de inúmeras tecnologias.

A Nanotecnologia é a manipulação de materiais átomo por átomo

Em 1959, o físico Richard Feynman apresentou a possibilidade da organização de átomos para a criação de materiais quaisquer, o que resultaria em enorme desenvolvimento tecnológico. Na ocasião, o físico disse:

Os princípios da Física, pelo que eu posso perceber, não falam contra a possibilidade de manipular as coisas átomo por átomo. Não seria uma violação da lei; é algo que, teoricamente, pode ser feito, mas que, na prática, nunca foi levado a cabo porque somos grandes demais.”

Em 1981, após a criação do microscópio de varredura por tunelamento, a fala de Feynman tornou-se realidade com o surgimento da nanotecnologia, que é o controle e manipulação de materiais a nível atômico, reorganizando e formando objetos átomo por átomo. Esse ramo possibilita importantes contribuições para a medicina, eletrônica, computação, engenharia etc.

O termo nanotecnologia vem do fato de os materiais utilizados possuírem tamanhos na ordem de 1 a 100 nanômetros (1 nanômetro = 1 nm = 1 x 10 – 9 m = 0,000000001 m). Uma folha de papel tem cerca de 100.000 nanômetros e é cerca de 1000 vezes maior que os maiores materiais utilizados para nanotecnologia.

Materiais e aplicações da nanotecnologia

  • Nanotubos de carbono: São folhas de grafeno enroladas, formando um minúsculo tubo que apresenta propriedades condutoras e semicondutoras;


Representação de um nanotubo de carbono

  • Nanofios: Fios de escala nanométrica construídos com diversos materiais e que apresentam alta condutividade elétrica e capacidade de transportar luz;

  • Pontos quânticos: São nanopartículas utilizadas em lasers, LEDs e células solares com a finalidade de confinar cargas elétricas.

Como aplicações de nanotecnologia, podemos citar:

  • Alguns protetores solares possuem nanopartículas de dióxido de titânio e óxido de zinco que são capazes de refletir os raios ultravioleta e são transparentes à luz visível;

  • Alguns tecidos são construídos com milhões de nanopartículas que se aderem a ele e repelem a água; assim, o tecido torna-se impermeável;

  • Algumas lentes de óculos possuem finas películas compostas com nanopartículas que dão às lentes capacidade de impermeabilização, autolimpeza, resistência a quedas etc;

  • Nanopartículas podem ser utilizadas como catalisadores de reações químicas;

  • Os displays OLED resultam de aplicações de nanotecnologia;


Tela futurista feita de grafeno

  • Futuramente nanopartículas poderão ser usadas no tratamento para o câncer, aumentando a eficiência dos remédios e diminuindo os sintomas.

A imagem acima mostra uma rede neural com conexão artificial em escala nanométrica, uma das infinitas possibilidades futuras da nanotecnologia.

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Graça Aranha: vida e obra
Questão dos refugiados
Governo Rodrigues Alves (1902-1906)
Entalpia ou calor de combustão
Todas as vídeo aulas

Versão completa