Microbiologia

Microbiologia é a área da Biologia que estuda os seres microscópicos. É uma ciência fundamental para a compreensão de algumas doenças e para contribuições ambientais.

Com o avanço da microbiologia, foi possível compreender melhor como os micro-organismos se comportam.

Microbiologia é a área da Biologia que estuda os micro-organismos, tais como vírus, bactérias, fungos, protozoários e algas. Trata-se de uma área ampla e complexa que só pôde se desenvolver a partir da invenção dos microscópios, os quais permitiram a visualização dos seres vivos que não podiam ser vistos a olho nu. O desenvolvimento da microbiologia nos permitiu conhecer melhor esse mundo microscópico, descobrindo como alguns processos ambientais ocorriam e ampliando nosso conhecimento a respeito de algumas doenças e como poderíamos tratá-las.

Leia também: Afinal, os vírus são seres vivos?

Resumo sobre microbiologia

  • A microbiologia é uma área da Biologia voltada para o estudo de micro-organismos.

  • O desenvolvimento da microbiologia só foi possível a partir da invenção do microscópio.

  • Leeuwenhoek é conhecido como o pai da microbiologia.

  • O ramo da microbiologia que estuda os vírus é chamado de virologia.

  • O ramo da microbiologia que estuda as bactérias é chamado de bacteriologia.

  • O ramo da microbiologia que estuda os protozoários é chamado de protozoologia.

  • O ramo da microbiologia que estuda as algas é chamado de ficologia.

  • O ramo da microbiologia que estuda os fungos é chamado de micologia.

O que a microbiologia estuda?

A microbiologia é uma área da Biologia voltada para o estudo de micro-organismos, ou seja, seres vivos de tamanho diminuto que só podem ser visualizados com a ajuda de microscópios. A palavra microbiologia é derivada do grego mikros, que significa “pequeno”, bios, que significa “vida”, e logos, que significa “ciência”.

Na microbiologia, diferentes organismos são estudados, incluindo-se seres procariontes (sem núcleo verdadeiro), eucariontes (com núcleo verdadeiro) e até mesmo seres acelulares, sendo este último o caso dos vírus. Na microbiologia, diferentes aspectos desses seres vivos serão analisados, como sua estrutura, fisiologia, reprodução, relação entre si e com o meio ambiente e mecanismos evolutivos.

Por que a microbiologia é importante?

Estudar os micro-organismos foi extremamente importante para desenvolver estudos que favorecem tanto o meio ambiente como a saúde humana. No meio ambiente, a microbiologia ajuda a:

  • compreender melhor diferentes processos que ocorrem no meio ambiente, como o processo de decomposição;

  • desenvolver técnicas que ajudam a melhorar a qualidade do meio ambiente, tais como o surgimento de biocombustíveis, controle de pragas e biorremediação.

Não podemos deixar de citar a importância da microbiologia quando o assunto é saúde humana. Muitos micro-organismos são responsáveis por desencadear doenças graves. A partir do momento em que a biologia e a forma como esses organismos atuam no desenvolvimento de doenças foram desvendadas, tornou-se mais fácil o controle dessas patologias. A erradicação de doenças, bem como o controle de pandemias e epidemias, só foi possível com o auxílio dessa ciência.

Veja também: Como as vacinas são produzidas e qual a sua importância?

Quando a microbiologia surgiu?

Como vimos anteriormente, a microbiologia é uma parte da Biologia que para ser estudada necessita de um equipamento denominado microscópio. É por meio dele que conseguimos ver aqueles seres que somos incapazes de enxergar sem auxílio de lentes. Apesar de a microbiologia estar diretamente relacionada com o surgimento dos microscópios, desde a Antiguidade os seres humanos já acreditavam na existência de micro-organismos.

Atribui-se o título de inventor do microscópio a Antony van Leeuwenhoek. Esse comerciante de tecidos holandês ficou conhecido por observar e descrever diferentes estruturas e seres vivos, os quais ele foi capaz de ver apenas com o auxílio de seu microscópio rudimentar. Leeuwenhoek descreveu, por exemplo, os glóbulos vermelhos do sangue, os espermatozoides e diferentes micro-organismos. Devido às suas contribuições, Leeuwenhoek é conhecido como o pai da microbiologia.

Micro-organismos e ramos da microbiologia

  • Vírus

Os vírus são organismos acelulares, ou seja, que não possuem células. Tratam-se de organismos simples e bastante pequenos que para muitos pesquisadores não são seres vivos, uma vez que não são capazes de se reproduzirem sozinhos e não apresentam células. A reprodução dos vírus ocorre apenas no interior de uma célula, motivo pelo qual são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios.

Esses organismos são conhecidos por causarem diferentes doenças, dentre as quais podemos citar a aids, hepatite, covid-19, gripe, resfriado, dengue, ebola, febre amarela, catapora e caxumba. O ramo da microbiologia que estuda os vírus é chamada de virologia. Para saber mais sobre os vírus, clique aqui.

  • Bactérias

Bactérias são organismos que não possuem núcleo verdadeiro (procariontes), estando seu material genético disperso no citoplasma. Esses organismos também não possuem estruturas membranosas intracelulares e destacam-se por serem unicelulares.

As bactérias apresentam papel ecológico e também econômico, atuando na decomposição da matéria orgânica e sendo usadas na fabricação de alimentos e até mesmo de medicamentos. Bactérias também provocam doenças nos seres humanos, como botulismo, clamídia, cólera, coqueluche e difteria. O ramo da microbiologia que estuda as bactérias é denominada bacteriologia.

  • Protozoários

Os protozoários são organismos unicelulares, eucariontes (possuem núcleo verdadeiro) e que não apresentam clorofila, sendo organismos heterotróficos incapazes de realizar a fotossíntese. Podem ser classificados de acordo com suas formas de locomoção, as quais incluem o uso de pseudópodes, flagelos e cílios.

Protozoários participam da cadeia alimentar, e há também espécies que mantêm relações de simbiose com outros seres vivos. Os cupins, por exemplo, abrigam protozoários que ajudam na digestão da celulose que ingerem. Nos seres humanos são conhecidos, principalmente, por causarem doenças, tais como a malária, amebíase, doença de Chagas, leishmaniose e giardíase. O ramo da microbiologia que estuda os protozoários é chamada de protozoologia. Para saber mais sobre os protozoários, clique aqui.

  • Algas

Vista microscópica das células de uma alga. A ficologia é muito importante para a indústria farmacêutica, por exemplo.

As algas tratam-se de organismos clorofilados, eucariontes e que podem ser unicelulares ou pluricelulares. As algas destacam-se por serem responsáveis por grande parte da produção global de oxigênio. Além disso, algas microscópicas fazem parte do fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática de diferentes ecossistemas. Algas podem ser utilizadas na alimentação, na produção de meios de cultura, na indústria de cosméticos e na indústria farmacêutica. O ramo da microbiologia que estuda as algas é chamado de ficologia. Para saber mais sobre as algas, clique aqui.

  • Fungos

Fungos são organismos eucariontes, heterotróficos e que podem ser unicelulares ou pluricelulares. Fungos, assim como bactérias, são importantes no processo de decomposição e ciclagem de nutrientes. Algumas espécies são simbiontes, formando associações conhecidas como líquens e micorrizas.

Além disso, os fungos são usados como alimentos e também na produção de alguns deles e na produção de bebidas. Algumas espécies são parasitas e causam doenças nos seres humanos e também em outras espécies. O ramo da microbiologia que estuda os fungos é chamada de micologia. Para saber mais sobre os fungos, clique aqui.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Verbos abundantes
Isomeria geométrica
Espelhos esféricos: convexos
Filosofia Brasileira
Todas as vídeo aulas

Versão completa