O metabolismo pode ser entendido como uma série de reações químicas que ocorrem no interior do organismo e proporcionam o seu funcionamento adequado.
Metabolismo é o termo utilizado para definir o conjunto de todas as reações químicas que ocorrem no organismo. Essas reações são capazes de satisfazer as necessidades estruturais e energéticas do organismo. Existe ainda o chamado metabolismo celular, o qual está relacionado com as reações químicas que ocorrem exclusivamente no interior da célula.
→ Funções do metabolismo
O metabolismo apresenta algumas funções principais. São elas:
-
Obtenção de energia química
-
Conversão dos nutrientes em precursores das macromoléculas
-
Síntese de macromoléculas
-
Formação e degradação de biomoléculas
→ Catabolismo e Anabolismo
O metabolismo pode ser dividido em duas classes de reações químicas, a saber:
-
Anabolismo: é uma via biossintética. Nessas reações, observa-se a produção de novos componentes celulares. Nesse caso, por ocorrer a formação de macromoléculas, faz-se necessária a utilização de energia.
-
Catabolismo: é uma via degradativa. Nessas reações, observa-se a quebra de moléculas orgânicas em produtos finais menores e mais simples e, consequentemente, ocorre a extração de energia.
Podemos dizer, portanto, que as vias catabólicas liberam energia na forma de compostos que constituem reserva energética na célula (ATP e NADH), os quais posteriormente são utilizados nas vias anabólicas.
→ Metabolismo Basal
O metabolismo basal é definido de maneira simplificada como o metabolismo energético durante o repouso. Já a taxa de metabolismo basal é a quantidade de energia necessária para o corpo conseguir realizar suas atividades básicas, tais como bombear sangue para os tecidos, respirar e garantir o funcionamento do sistema nervoso. Essa taxa de metabolismo basal é, portanto, a taxa mínima necessária para o corpo funcionar.
Vale destacar que a quantidade de energia para manter o corpo funcionando sofre alterações de acordo com algumas variáveis. Nas mulheres, por exemplo, a taxa de metabolismo basal é menor, um que vez que elas apresentam, por exemplo, menos massa muscular. A idade também é um importante fator, pois jovens em crescimento necessitam de uma maior quantidade de energia. Isso também é válido para aqueles que realizam atividades físicas.
→ Metabolismo e obesidade
Muitas pessoas acreditam que a obesidade está relacionada com o chamado “metabolismo lento”. Apesar de ser uma condição rara, existem pessoas que realmente possuem um metabolismo diminuído, o que faz com que elas sejam obesas desde a infância. Vale frisar, no entanto, que a obesidade também está ligada a hábitos alimentares incorretos e, até mesmo, disfunções endócrinas.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: