A melanina é um pigmento produzido pelos melanócitos com a função de nos proteger contra os raios UV.
Em um país repleto de deslumbrantes praias é normal encontrarmos pessoas tentando manter um corpo bronzeado. Mas afinal, quem é responsável por deixar a pele mais escura? A exposição excessiva ao Sol é benéfica?
Ao bronzeamos, o Sol estimula a produção de melanina em nosso corpo. Esta substância começa a ser produzida com a função de nos proteger contra os efeitos nocivos dos raios UV, que podem causar graves lesões e até mesmo câncer.
A melanina, uma substância que dá cor aos nossos pelos e pele, é produzida por células especializadas, denominadas melanócitos. Todos nós apresentamos melanócitos, o que difere é a quantidade de melanina produzida. Uma pessoa de pele negra, por exemplo, apresenta mais melanina que uma pessoa de pele branca.
O albinismo é uma doença genética recessiva, onde ocorre uma falha na produção da melanina. Isso explica porque pessoas com essa doença apresentam pele e cabelos brancos. A falha na produção de melanina faz com que as pessoas albinas tenham que ficar constantemente protegidas do Sol. Vale ressaltar que todos, independente de serem albinos ou não, devem usar protetores solares adequados ao seu tipo de pele em toda exposição ao Sol.