Lobo

Lobo (Canis lupus) é um animal pertencente à família Canidae. Trata-se de uma espécie carnívora encontrada no hemisfério norte que vive em grupos.

Lobos são animais carnívoros.

O termo lobo, de forma geral, é usado para se referir à espécie Canis lupus, também chamada de lobo-cinzento. Outras espécies de animais também são chamadas popularmente de lobos, como é o caso do lobo-vermelho e do lobo-guará.

Neste texto, utilizaremos o termo lobo como sinônimo de lobo-cinzento. O lobo-cinzento é uma espécie de mamífero que ocorre no hemisfério norte. Trata-se de uma espécie carnívora que vive em grupos que podem incluir mais de 40 indivíduos. Além disso, os lobos apresentam grande capacidade de comunicação.

Veja também: Você sabe quais são as características que definem um animal?

Resumo sobre o lobo

  • Lobo é o nome popular usado para se referir, geralmente, à espécie Canis lupus.

  • Essa espécie ocorre no hemisfério norte.

  • O lobo é um animal carnívoro que pode caçar de maneira solitária ou em grupo.

  • Vive em alcateias, as quais podem apresentar dezenas de indivíduos.

  • É capaz de se comunicar por meio de odores, vocalizações e linguagem corporal.

  • A gestação do lobo dura entre 61 e 64 dias.

  • Na natureza, o lobo-cinzento pode viver até 13 anos. A expectativa média, no entanto, é de cinco a seis anos.

  • O lobo-vermelho ocorre apenas nos Estados Unidos.

  • O lobo-guará é uma espécie que pode ser encontrada no Brasil.

Aspectos gerais do lobo

Lobo, também chamado de lobo-cinzento, é um mamífero carnívoro que originalmente era encontrado na maior parte do hemisfério norte. Atualmente, no entanto, devido a fatores como mudanças climáticas, fragmentação de habitat e caça, ele já não é encontrado em algumas regiões.

Essa espécie está, atualmente, classificada na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) como pouco preocupante e com tendência populacional estável.

Lobos são animais relativamente grandes, apresentando comprimento total do corpo de 1 a 1,3 m nos machos e 0,87 a 1,17 m nas fêmeas. A cauda apresenta de 35 a 52 cm de comprimento. Os machos adultos podem pesar até 80 kg, enquanto as fêmeas podem pesar cerca de 55 kg. A altura dos lobos varia de 60 a 90 cm.

Os lobos-cinzentos, apesar de sua denominação, possuem pelagem que apresenta certa variação:

  • Alguns indivíduos são completamente brancos.

  • Outros apresentam mistura de branco com outras cores, como cinza, marrom e preto.

  • Em alguns casos, os lobos podem ser quase uniformemente pretos.

Leia também: Urso-polar — o maior animal carnívoro terrestre

Taxonomia do lobo

O lobo é uma das mais de 30 espécies incluídas na família Canidae. Veja, a seguir, sua classificação taxonômica completa:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Canidae

Gênero: Canis

Espécie: Canis lupus

Comportamento dos lobos

Os lobos são animais que vivem em grupos chamados de alcateias.

Os lobos vivem em alcateias, que se caracterizam por serem grupos numerosos, podendo conter até 42 indivíduos. Em média, no entanto, a alcateia apresenta entre três a 11 lobos. Nesse grupo, os progenitores lideram as atividades em um sistema de divisão de tarefas, sendo que:

  • a fêmea reprodutora é responsável pela defesa das crias;

  • o macho reprodutor é responsável pela obtenção de alimento.

Em geral, a alcateia é formada pelos progenitores, os filhotes nascidos no ano e alguns filhotes dos anos anteriores. Em alguns casos, lobos aparentados a um dos adultos reprodutores ou indivíduos não aparentados fazem parte do grupo.

Esses animais apresentam grande capacidade de comunicação. O uivo dos lobos é usado para comunicação entre os membros da alcateia e também para informar outros grupos sobre limites territoriais. Os lobos também se comunicam por linguagem corporal, incluindo expressões faciais. Além disso, a comunicação com outras alcateias é feita por meio de demarcação por cheiro.

Saiba mais: Elefante — outro animal com incrível capacidade de se comunicar

Alimentação dos lobos

Os lobos são animais carnívoros, ou seja, se alimentam de outros animais. Sua dieta varia de acordo com a área e disponibilidade de presas. Alces, bisões e bois almiscarados são exemplos de animais que fazem parte da dieta dos lobos. Para conseguir alimento, eles podem caçar de maneira solitária, em grupo, roubar presas abatidas por outros predadores e até mesmo ingerir carniça.

Você sabia que um único lobo pode consumir até 9 kg de carne em uma única refeição?

Reprodução dos lobos

Normalmente, na alcateia, apenas um casal de adultos se reproduz. O casal reprodutor é monogâmico, entretanto, com a morte de um dos parceiros, outro indivíduo pode substitui-lo.

A maturidade sexual é atingida a partir dos 22 meses de idade, e a gestação da espécie dura entre 61 e 64 dias. Após o acasalamento, a fêmea cava uma toca, onde os filhotes se desenvolvem. A fêmea dá à luz, em média, cinco filhotes, os quais permanecem na toca por várias semanas.

De início, os filhotes, que nascem cegos e surdos, são alimentados com comida regurgitada pela mãe. Após cerca de 45 dias, os membros da alcateia fornecem carne aos filhotes. Eles começam a caçar com o grupo por volta dos dez meses de idade. Na natureza, os lobos-cinzentos podem viver até cerca de 13 anos. No entanto, a expectativa média de vida é de cinco a seis anos.

Espécies de lobo

Não é apenas o lobo-cinzento que recebe a denominação de lobo. Esse nome popular é usado também para outras espécies, como o lobo-vermelho (Canis rufus) e o majestoso lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), encontrado no Brasil. Vamos conhecer mais a respeito delas.

  • Lobo-vermelho

O lobo-vermelho ocorre apenas nos Estados Unidos.

O lobo-vermelho (Canis rufus) é uma espécie encontrada apenas nos Estados Unidos. Esse lobo foi declarado extinto na natureza em 1980, entretanto, um programa de reintrodução levou indivíduos que se desenvolviam em cativeiro de volta a seu habitat. O lobo-vermelho se distingue do lobo-cinzento por ser menor, possuir orelhas mais longas e pelo mais curto. Seus pelos apresentam cor canela, cinza ou preta. Durante o inverno, a pelagem avermelhada é dominante.

Os machos são maiores que as fêmeas, e, em geral, os lobos-vermelhos apresentam comprimento total entre 1 e 1,3 metros e cauda de 30 a 42 cm. Apresentam altura de 66 a 79 cm e podem pesar até 40 kg.

Na natureza, os lobos-vermelhos vivem em média quatro anos. De acordo com o The Animal Diversity Web, da Universidade de Michigan, já houve registro de um indivíduo em cativeiro com 14 anos. Atualmente, a espécie está classificada pela IUCN como criticamente ameaçada.

Saiba também: Animais ameaçados de extinção — possibilidade de desaparecimento completo de uma espécie

  • Lobo-guará

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul.

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Atualmente, é encontrado em vários países da região, como:

De acordo com a IUCN, a espécie está possivelmente extinta no Uruguai. O lobo-guará se destaca por apresentar pelagem laranja-avermelhada. Quando os filhotes nascem, são pretos e apresentam a ponta da cauda branca. Os lobos-guarás adultos podem pesar cerca de 30 kg e atingir uma altura de cerca de um metro.

Diferentemente das outras espécies de lobo citadas, o lobo-guará se alimenta de pequenos animais e também de frutos, como o araticum e a lobeira. Ele é um animal solitário e inofensivo.

Sua gestação dura cerca de dois meses, e a fêmea dá à luz, em média, apenas dois filhotes por gestação. A expectativa de vida desses animais é de cerca de 15 anos. Atualmente, a espécie está classificada como quase ameaçada pela IUCN.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Armas químicas e biológicas
Éter
Leis de Newton no Enem
Batman – uma análise ética do herói
Todas as vídeo aulas

Versão completa