Jaguatirica

A jaguatirica é um felino de médio porte que apresenta hábitos solitários e noturnos. A sua pelagem lembra muito a onça-pintada.

Devido à sua linda pelagem, a jaguatirica sofreu muito com a caça para obtenção de pele.

Jaguatirica é um felino de médio porte que possui pelagem com coloração amarelada e rosetas escuras, as quais formam listras na região dorsal. Devido à beleza de sua pelagem, a espécie foi muito caçada no passado com a finalidade de obtenção de pele para satisfazer o comércio internacional.

É um animal com grande distribuição geográfica, de hábitos solitários, territorial e com atividade tipicamente noturno/crepuscular. É também carnívora e se alimenta de presas como roedores, macacos, capivaras, aves e répteis. Em geral, gera apenas um filhote a cada dois anos.

Leia também: Amazônia — características que fazem da floresta o habitat de mais de 30 milhões de espécies

Resumo sobre jaguatirica

  • As jaguatiricas são felinos de médio porte que possuem pelagem característica.

  • Apresentam grande distribuição geográfica, estando associadas a hábitats com cobertura vegetal estruturada.

  • São animais solitários e territoriais.

  • Apesar de possuir atividade tipicamente noturno/crepuscular, a espécie pode ser ativa durante o dia.

  • A dieta inclui pequenos mamíferos, aves e répteis. Animais de porte maior podem também compor parte da alimentação desses animais.

  • As jaguatiricas podem vivem na natureza até 10 anos e, em cativeiro, até 20 anos.

Características da jaguatirica

A jaguatirica é uma espécie neotropical que apresenta uma grande área de distribuição geográfica. Destaca-se por apresentar um padrão de pelagem que lembra muito o da famosa onça-pintada. Em ambas, observa-se a presença de uma pelagem amarelada com manchas pretas em rosetas. Entretanto, na jaguatirica, temos rosetas nas laterais do corpo, e, no dorso, essas rosetas fundem-se formando listras que partem do topo dos olhos e vão até a base da cauda.

Devido à sua linda pelagem, as jaguatiricas sofreram muito no passado com a caça para obtenção de pele. Atualmente, no entanto, a caça para obtenção de pele é proibida, o que diminuiu consideravelmente a morte desses animais por essa prática. Nos dias atuais, a principal ameaça ao felino é a destruição de seu habitat.

A espécie é considerada um felino de médio porte. Enquanto a onça-pintada apresenta peso compreendido entre 35 kg e 158 kg, a jaguatirica pesa até 18,6 kg. Em geral, os machos da jaguatirica são mais pesados que as fêmeas. Em relação ao comprimento do corpo, as jaguatiricas apresentam entre 67 cm e 101,5 cm.

A cauda desse animal é considerada relativamente curta, representando aproximadamente 46% do comprimento do seu corpo. Jaguatiricas que vivem em hábitats florestais tendem a ser maiores.

Vale dizer também que ela é um animal de hábitos solitários, não apresentando, portanto, associação social. Raramente a espécie é avistada com outro indivíduo, exceto durante o período reprodutivo ou quando os filhotes estão acompanhando as mães.

São animais territoriais e que apresentam atividade tipicamente noturno/crepuscular. A espécie pode ser também ativa durante o dia, porém, geralmente, é observada durante o dia dormindo em ocos de árvores e arbustos.

As jaguatiricas são animais muito habilidosos, e se destacam por subir em árvores facilmente. Além disso, apresentam habilidade para nadar e saltar.

Veja também: Relações ecológicas — como os seres vivos interagem no ecossistema

Nome científico da jaguatirica

O nome científico da jaguatirica é Leopardus pardalis. Essa espécie pertence ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Carnivora, família Felidae, gênero Leopardus. O gênero Leopardus, além da jaguatirica, inclui espécies como o gato-maracajá (Leopardus wiedii) e o gato-chileno (Leopardus guigna).

Jaguatiricas estão classificadas pela IUCN como pouco preocupantes em relação à extinção, e a tendência populacional é de decréscimo.

Habitat da jaguatirica

A jaguatirica é um animal que ocorre em várias partes da América, sendo observada desde o sudeste do Texas, oeste do México até a região norte da Argentina e noroeste do Uruguai. A espécie é encontrada em praticamente todo o Brasil, não sendo observada apenas na região dos Pampas.

Dentro de sua distribuição geográfica, a jaguatirica ocorre em uma grande variedade de hábitats, ocorrendo desde cerrados até ambientes florestais. Em todos esses diferentes hábitats, observa-se em comum o fato de as jaguatiricas estarem associadas a uma cobertura vegetal bem estruturada.

Saiba mais: Espécies de animais que podem desaparecer completamente do planeta

Alimentação da jaguatirica

A jaguatirica é um animal carnívoro que se alimenta de diferentes presas, principalmente de pequenos e médios mamíferos. Algumas de suas presas são ratos, cutias, pacas, macacos, tatus, capivaras e outros. A espécie, no entanto, não se restringe a esses alimentos, podendo se alimentar também, segundo o ICMBio, de aves, répteis, peixes, moluscos e crustáceos aquáticos.

Reprodução da jaguatirica

Jaguatiricas são animais que apresentam uma gestação que dura entre 70 e 85 dias. Em geral, em cada ninhada é observado de um a quatro filhotes, sendo que geralmente as jaguatiricas produzem apenas um filhote a cada dois anos.

Após o nascimento, o filhote dependerá do leite materno e começará a ingerir alimentos sólidos apenas aos oito meses. A partir dos quatro meses, no entanto, a jaguatirica já começa a acompanhar a mãe na caçada.

As jaguatiricas atingem independência com cerca de um ano de idade e permanecem com a mãe até cerca de dois anos. Na natureza, as jaguatiricas vivem cerca de 10 anos, enquanto em cativeiro podem viver até os 20 anos.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
OEA – Organização dos Estados Americanos
Grécia Antiga
Tolerância
Todas as vídeo aulas

Versão completa